Muitas pessoas imaginam o que é o marketing através do que vemos nos comerciais. Afinal, quem nunca ouviu alguém falar que “o brasileiro já nasce formado em marketing”?

É claro que podemos explicar isso pela enorme criatividade, com toque de humor, que o povo brasileiro tem para gerenciar sua vida. Porém, a ideia de que esse universo se resume à propaganda, é uma visão muito resumida do que ele realmente é!

Quer entender de uma vez por todas o que é marketing, seu conceito, história e quais os tipos que existem? Vamos lá!

O que é marketing?

Marketing é uma disciplina dinâmica e abrangente e, por isso, tão difícil de definir. Entretanto, pense nele como uma rede que tece a narrativa entre produtos e seus consumidores.

É claro que, quando falamos de produtos, não queremos limitar, já que é possível encontrar em serviços, instituições e pessoas, por exemplo. Já ouviu falar em marketing pessoal?

Em sua essência, o marketing é a arte de criar, comunicar e entregar valor a um público-alvo. Ele ultrapassa as transações comerciais e se centra na construção de relacionamentos duradouros e na satisfação das necessidades do cliente.

Por isso, propagandas e ações de vendas fazem parte do marketing, assim como branding, pós-venda, CRM, SEO e muitas outras.

✅O profissional considerado pai desse assunto, Philip Kotler conceituou que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” (2000, p. 27).

O marketing não cria necessidades, ela já existe nas pessoas. Cabe aos profissionais encontrá-las e usá-las de forma a beneficiar ambos os lados.

Qual a importância do marketing para nossa economia?

Ele é um motor vital para a economia global. Impulsiona demandas, cria empregos, estimula o crescimento econômico e promove a inovação, posicionando-se como um investimento estratégico para empresas visionárias.

É difícil encontrar seu momento de criação na história, afinal, as negociações de produtos e serviços estão presentes nas mais antigas civilizações.

Muitos defendem que o marketing surgiu junto com a criação da prensa tipográfica, quando se pode produzir conteúdos em maior escala. Outros, que ele ganhou força na Revolução Industrial quando foi preciso criar estratégias de venda para fomentar a demanda.

Marketing não é sobre vendas, ele vende!

As ações e estratégias englobam muitos aspectos antes de efetuar uma venda. Já ouviu falar do Guia Michelin?

marketing do guia michellin

Hoje, o guia é uma publicação famosa que reúne e classifica, de uma a três estrelas, os melhores restaurantes e hotéis do mundo. Contudo, ele nasceu de uma estratégia de marketing!

Em 1900, os irmãos André Michelin e Edouard Michelin, da empresa de pneus Compagnie Générale des Établissements Michelin, criaram a primeira edição do guia para ajudar motoristas em viagens com dicas de onde comer.

Isso porque eles entenderam que, ao estimular as viagens, mais famílias iam para a estrada e mais pneus eram gastos! Entendeu?

Os objetivos do Marketing

Já demonstramos que o marketing não é apenas sobre vender, mas sobre criar estratégicas que supram as necessidades, melhorando as chances de sucesso.

Então, podemos exemplificar alguns dos principais objetivos do marketing? A resposta é sim!

  • Pós-venda
  • Relacionamento com o cliente
  • Engajamento com a marca
  • Construção de marca e identidade visual
  • Reconhecimento de marca
  • Fidelização de consumidores
  • Recuperação de clientes
  • Desenvolvimento de produtos
  • Educar o mercado e os consumidores

Para atingir esses objetivos, o marketing utiliza inúmeras estratégias e ferramentas. Anúncios pagos, SEO, artigos de blog, redes sociais e e-mail são alguns exemplos.

Os gestores dessa área de conhecimento estudam para serem capazes de gerenciar todas as ferramentas de forma a otimizar o orçamento e melhorar os resultados.

Marketing e Propaganda

Vamos entender melhor a diferença? O marketing, como já falamos, abrange todo o processo. Desde o desenvolvimento do produto e análise do mercado até as estratégias de recompra e fidelização, ele está presente.

Já a propaganda, é um braço forte do marketing. Ela é encarregada de divulgar o produto e a empresa para o cliente. É essa área que você enxerga ao assistir comerciais de TV, ao ver anúncios pagos e outdoors.

Marketing e Vendas

Por muito tempo, o marketing foi diretamente associado – até mesmo confundido – com vendas. Foi depois das ideias de Philip Kotler que as equipes se dividiram melhor.

Entretanto, a divisão dessas equipes não deve significar a ruptura! Isso porque a equipe de marketing tem o dever de atrair, criar relacionamento e captar possíveis clientes que serão levados à equipe de vendas.

A equipe de vendas, por sua vez, precisa encantar e estimular a decisão do cliente para efetuar a venda. Quanto maior for o entrosamento entre essas duas equipes, melhores serão os resultados!

Os 4Ps ou Mix de Marketing

Uma das metodologias operacionais mais conhecidas é o conceito dos 4Ps do marketing. Também chamado de Mix de Marketing, os quatro pilares são: Produto, Preço, Praça e Promoção!
Mix de Marketing: os 4Ps do marketing

✅Produto

O P de Produto, no inglês product, é o que você vende. É um produto físico ou produto digital? É um serviço? Ele é oferecido ao consumidor final? Qual será a embalagem, cor, forma e tamanho? Qual o diferencial do seu produto?

Esses são alguns exemplos das perguntas que você precisa responder nessa etapa para definir os atributos tangíveis e intangíveis do produto. Pense em atributos valorizados pelo seu cliente e ignorados pela concorrência, isso trará destaque!

✅Preço

O P de Preço, no inglês price, é de fato o valor financeiro atribuído a ele. Esse valor pode ser fixo ou variável e diz muito sobre qual será o público-alvo. Afinal, é aqui que mais encontramos a diferenciação entre as marcas acessíveis para as de luxo.
Você precisa definir esse número baseado no seu lucro, investimento, custo e também na receptividade do cliente. É aqui também que englobamos as políticas de pagamento, promoção e descontos.

✅Praça

Praça, ou place, fala sobre a distribuição do produto. Qual é a sua localização, em caso de lojas físicas, e quais os seus canais de venda e distribuição? Será necessário criar um estoque?

É nesse P que você define onde ofertará o seu produto e como o cliente encontrará você. Aqui, é importante entender onde o seu público está.

✅Promoção

Por mais que o nome traga alguma confusão, o P de promotion não é sobre descontos, mas sobre a divulgação do produto!

Promoção envolve as ações de comunicação da marca com o consumidor, para despertar o desejo pelo produto. O branding e o tom de voz da marca ganham muita força nessa etapa.

É importante entender quais os canais de comunicação podem ser mais efetivos para o seu público e traçar estratégias. Elas são feitas através de Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Assessoria de Imprensa e outras.

Tipos de marketing

Esse universo é diversificado, abrigando uma variedade de estratégias que se adaptam a diferentes objetivos e plataformas. Cada objetivo possui seus canais e conversa com determinados públicos.

✅Marketing Digital

O queridinho da atualidade, afinal! Como a internet e os canais digitais se tornaram parte inseparável da maior parte da população, qual melhor lugar para se comunicar com ela?

Você procura na internet o endereço da pizzaria, os melhores preços para sua compra, o site de uma loja, o WhatsApp do atendimento e até mesmo esse artigo! É aqui onde todas as informações estão reunidas, e é aqui que o seu produto precisa se destacar.

É aí que entra o marketing digital! Ele nada mais é que as estratégias aplicadas aos meios eletrônicos.

É um conjunto de estratégias e ações para promover uma empresa ou um produto no meio digital. Aqui, o relacionamento é necessário e o marketing de conteúdo toma força.

marketing digital

✅Marketing de Conteúdo

É aqui que podemos contar histórias envolventes para atrair e reter clientes. O Marketing de Conteúdo anda lado a lado com o Inbound Marketing e tem o objetivo de produzir conteúdo útil para criar relacionamento com o seu cliente e atraí-lo naturalmente.

  • E-mail;
  • Redes Sociais;
  • Blog;
  • Vídeos;
  • SEO.

É importante lembrar que não basta criar um post no Instagram. Os resultados reais só chegam através de estratégia, intencionalidade e constância.

✅Marketing de Influência

Essa pode parecer uma área nova, mas a verdade é que pessoas influentes sempre existiram. O Marketing de Influência se baseia na colaboração estratégica de pessoas consideradas influentes nos seus nichos.

Esses influenciadores podem ser celebridades ou especialistas, mas possuem uma audiência dedicada e engajada. Eles têm a capacidade de promover ou não uma marca e devem ser acompanhados com propósito.

✅Marketing Pessoal

Os conceitos que vimos também podem ser aplicados à sua marca pessoal. Como você quer ser visto pela sua audiência? Como transmitir seus princípios e valores?

É através dessas estratégias que muitas pessoas, inclusive influenciadores, tornam-se referência em suas áreas.

Mantenha suas redes sociais atualizadas, assim como o seu conhecimento profissional. Fortaleça seu networking, esteja presente em eventos da sua área e comunique-se com a sua audiência.

✅Endomarketing

Esse trata das estratégias aplicadas para dentro da empresa. Usando-as para se comunicar com seus colaboradores, você garante uma equipe mais engajada e disposta.

Geralmente, o endomarketing está ligado ao time de recursos humanos, uma vez que liga com funcionários. Com profissionais mais motivados e comprometidos, a qualidade do trabalho – e dos resultados – também cresce!

No marketing, é preciso abraçar a diversidade de estratégias e acompanhar as mutações do mercado. Afinal, essa é uma disciplina dinâmica e em constante evolução.

E aí, faz sentido para você?

Aprender e aplicar as melhores estratégias no seu empreendimento pode ser desafiador, mas com as ferramentas certas é possível. Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco melhor sobre o conceito de marketing e seus tipos principais.

A BOICO® é uma brandtech especializada no mercado fitness e esportivo com 14 anos de experiência para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Perfil - Redator | Boico
Redator Boico