Com o acesso às informações, é normal encontrar pessoas se arriscando em colocar um anúncio de mídia paga no ar. Mas executar campanhas de sucesso é uma tarefa um pouco mais complexa.
Para captar a atenção do público e gerar os resultados esperados, não basta anunciar em todas as plataformas. É preciso ter estratégia e intencionalidade.
Quer que seus objetivos sejam atingidos e que seu orçamento seja usado da melhor forma? Confira 6 passos indispensáveis para montar um bom plano de mídia paga.
O que é planejamento de mídia paga?
Mídia paga são os anúncios feitos em campanhas de marketing. Eles podem ter o objetivo de reconhecimento de marca, lançamento de produto ou venda de um serviço, por exemplo.
O plano de mídia é um documento que detalha como será investido o orçamento em mídias pagas, definindo seus objetivos, público, canais e métricas. Entender a necessidade do planejamento é o primeiro passo para executar uma campanha de sucesso.
Benefícios do planejamento de mídia paga
- Maior consciência do desenvolvimento da campanha;
- Acompanhamento dos resultados;
- Possibilidade de aprimoramento da campanha;
- Melhor uso do orçamento devido a segmentação estratégica;
Uma armadilha comum é pensar na mídia paga como uma solução rápida para aumentar a visibilidade ou as vendas. Para ser verdadeiramente eficiente, é essencial adotar uma visão abrangente.
Isso significa entender que os resultados expressivos podem não ser imediatos, mas ao longo do tempo, com estratégias bem elaboradas, o retorno sobre o investimento pode ser significativo.
Mídia paga x não paga
Mídias pagas podem incluir ações de marketing digital ou tradicional, como rádio e eventos. Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads são exemplos de mídia paga muito usados hoje em dia.
Já as mídias não pagas são todas as ações orgânicas que você toma para atingir o seu público. São exemplos: postagens orgânicas nas redes sociais e artigos de blog postados em seu site.
Passo a passo para um plano de mídia paga eficiente
Então o que define um plano de mídia paga eficiente e como montar um?
✅Defina os objetivos e qual a etapa da jornada do cliente
Imagine o objetivo final. Você quer crescer a sua marca? Deseja aumentar as vendas de um produto específico? Quer anunciar inscrições em evento?
O objetivo de cada campanha muda de acordo com o tamanho e o momento que a empresa está vivendo, por isso não é possível replicá-los como uma fórmula absoluta.
Definir o objetivo te permite encontrar o ponto de partida e analisar os resultados ao final. Além disso, é essencial entender em que etapa seu cliente está. Por exemplo: ele ainda não conhece a sua marca ou já conhece e ainda não comprou?
✅Defina um orçamento
Com seu objetivo em mãos, é possível validar o orçamento disponível e o que será necessário para começar a campanha. É o orçamento que permite executar o plano de mídia.
Esse é o momento para entender o número de testes que se deseja fazer, em quantos canais a campanha estará e o tempo de execução para atingir o objetivo.
✅Analise os canais de aquisição e o mercado
Em que contexto do mercado sua empresa está inserida? É esse entendimento que trará as respostas para o tamanho do impacto que a campanha poderá trazer e qual estratégia seguir.
Você pode tentar responder a pergunta: o cenário do mercado atual impulsionará a campanha ou estarei nadando contra a corrente?
Além disso, é preciso escolher quais canais de aquisição serão usados. Cada plataforma tem um custo-benefício diferente e raramente é inteligente concentrar todas as suas energias em apenas um canal.
✅Segmente o público
Conhecer o seu público é essencial para o sucesso do plano de mídia paga. Lembrando que o público de uma campanha não é a mesma coisa que o seu público de forma geral.
O público de uma campanha deve ser segmentado e focado em determinado objetivo. Se você quer fazer uma campanha para recuperar carrinhos abandonados, não faz sentido atingir a parte do seu público que segue comprando mensalmente, certo?
Entender o público também ajuda a escolher as plataformas e a linguagem usada. De acordo com o comportamento do consumidor você saberá se é melhor dedicar-se a redes sociais ou a mídias off-line, usar uma linguagem jovem ou mais profissional, por exemplo.
✅Integração com outras estratégias de marketing
Uma campanha de mídia paga não existe em um vácuo. Para alcançar resultados melhores, ela deve estar integrada de maneira inteligente e estratégica com outras ações de marketing.
SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e presença nas redes sociais são exemplos de ações que não só podem como devem interagir com sua campanha de mídia paga. Una os objetivos da área comercial com o plano de mídia. Essa abordagem integrada cria uma narrativa coesa para a marca, amplificando sua mensagem e aumentando a eficácia.
✅Defina suas métricas
Quando falamos de mídia paga, não podemos simplesmente pensar no curto prazo. É preciso ter uma visão abrangente e direcionada a resultados sólidos.
Defina KPIs que estimem e meçam seus resultados de forma tangível. Essas métricas guiarão a análise do desempenho da campanha durante sua execução.
Alcance, frequência, ROAS, taxa de conversão e CTR são alguns exemplos de métricas importantes para avaliar. É claro que elas mudarão de acordo com o seu objetivo: campanhas de branding e de venda possuem métricas de avaliação bem diferentes.
E aí, faz sentido para você?
Criar campanha de mídia paga pode ser uma tarefa desafiadora, mas com as ferramentas certas é possível. Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco melhor sobre o plano de mídia e como ele pode potencializar o seu negócio se feito da forma certa.
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