“Eu tenho estratégia de marketing na minha empresa: faço uns posts no Instagram e impulsiono de vez em quando, mas não tenho os resultados que queria”. Já se viu nessa situação?

Se sim, não precisa se chatear. Essa é a realidade de muitos empreendedores e donos de empresas.

Isso acontece porque a maioria das pessoas confunde ações pontuais com Estratégia de Marketing. Fazer posts avulsos na sua rede social, por melhor que seja a intenção, não gerará os resultados esperados.

Isso não quer dizer que essas ferramentas, até mesmo o “impulsionar” do Meta, não tenham o seu valor! Elas são fundamentais, mas quando usadas com intencionalidade e estratégia.

Vamos entender melhor?

O que é Estratégia de Marketing?

Estratégias de marketing são as técnicas e meios utilizados para se comunicar com o seu público de forma intencional. Um plano estratégico de marketing pode conter anúncios e campanhas, mas não se resume a isso. É uma articulação detalhada de ações e posicionamento, que visa atingir objetivos específicos.

Nos negócios, a estratégia de marketing funciona como uma bússola que guia as empresas na direção certa. Ela considera o cenário em que a empresa está inserida, as necessidades, oportunidades e recursos disponíveis.

Em geral, as estratégias possuem visão de médio a longo prazo. Como visam conquistar um objetivo, também possuem métricas de avaliação das metas que compõem o plano até o sucesso.

Por que é importante ter uma boa estratégia de marketing?

A verdade é que se suas ações não estiverem conectadas, dificilmente trarão resultado. Isso significa mão de obra, tempo e orçamento mal utilizados.

Imagine que você deseja aumentar as vendas em determinado período do mês e, para isso, disponibiliza um cupom de desconto para os clientes. Fácil, certo?

Para que essa ação gere resultados, você precisa definir, por exemplo:

  • Qual o melhor canal para se comunicar com o cliente;
  • Que tipo de abordagem usará;
  • Para onde ele será direcionado;
  • Quais estratégias irão somar para intensificar essa ação;
  • Quais as métricas de avaliação de desempenho.

Como fazer uma estratégia de marketing eficiente

Agora que você entendeu a importância de uma boa estratégia de marketing, vamos falar das principais etapas para construir uma estratégia eficiente!

✅Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é o primeiro passo para construir uma boa estratégia. Ela é a principal forma de reunir informações e opiniões sobre o seu negócio ou sobre o seu nicho.

Se a sua intenção é abrir um novo negócio, lançar um produto ou entender quem é o seu público, não pule essa etapa.

✅Objetivos

Se você não souber onde quer chegar, como saberá o que fazer? Definir objetivos claros é o que permite que você trace metas, etapa por etapa, para alcançar o sucesso que deseja.

✅Público e persona

Um dos grandes desafios para quem empreende é encontrar o perfil de cliente ideal do negócio. Só após definir o seu público, você será capaz de entender como o seu produto ou serviço pode ajudar, e quais as melhores estratégias para adotar.

No marketing, a persona é uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características de um cliente ideal.

✅Posicionamento

Defina como a sua empresa irá se posicionar no mercado. Qual a visão social e empreendedora que ela tem?

Como a empresa escolhe se posicionar, altera drasticamente a forma como ela usa as estratégias de marketing.

✅Mix de Marketing

O Mix de Marketing, ou 4Ps do Marketing, é uma das principais metodologias operacionais do marketing. Ela analisa o Produto, o Preço, a Praça, ou lugar e canais de venda, e a Promoção, que é a forma como a empresa escolhe comunicar o produto.

✅Análise SWOT

Analise, com calma, todas as forças e fraquezas que o seu produto ou negócio possa ter internamente. E todas as oportunidades e ameaças que possam existir no mercado em que ele está inserido.
Estratégia de marketing: análise SWOT

✅Parâmetros de avaliação

Para saber se uma estratégia está funcionando, é preciso analisar suas métricas e KPIs. Existem inúmeros indicadores para os mais diferentes objetivos: venda, engajamento, branding, fidelização e outros. Defina o que melhor funciona para o seu negócio.

11 tipos de estratégias de marketing

As estratégias de marketing são muitas e é possível encontrar diversas nomenclaturas. Vamos entender 11 principais estratégias para você implementar!

Estratégia de marketing digital

Se a internet e os canais digitais se tornaram parte inseparável da nossa vida, lá está ele. O marketing digital, nada mais é, do que aplicar as estratégias de marketing no meio digital.

84% das casas brasileiras têm acesso à internet e estão conectadas! Se o seu público está lá, você precisa estar. Seja com:

  • Site bem estruturado;
  • E-commerce;
  • Produção de Conteúdo;
  • E-mail;
  • Redes Sociais;
  • SEO.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em atrair os clientes até a sua marca. Ela tem o objetivo de atrair o público, solucionar dores, trazer informações e educar.

A ideia é que seu cliente, através da produção de conteúdo, não apenas respeite sua marca, como a tenha como referência. É preciso pensar em produzir:

  • Artigos de blog;
  • eBooks de valor;
  • Vídeos;
  • Conteúdo para as redes sociais;
  • Fluxo de nutrição em e-mails.

Marketing Pessoal

Essa é a estratégia de marketing que aplica os conceitos do marketing à sua marca pessoal. É através dessas estratégias que muitas pessoas, inclusive influenciadores, tornam-se referência em suas áreas.

  • Posicionamento e tom de voz;
  • Produção de conteúdo;
  • Redes sociais atualizadas;
  • Investimento em aparência e conhecimento profissional;
  • Networking;
  • Presença em eventos da sua área;
  • Comunicação assertiva e constante com a sua audiência.

Endomarketing

Esse é o marketing aplicado para dentro da empresa, com seus colaboradores. Essa estratégia garante uma equipe mais engajada e disposta.

Com profissionais mais motivados e comprometidos, a qualidade do trabalho – e dos resultados – também cresce!

Marketing Viral

A estratégia de marketing viral é uma das mais arriscadas. Isso porque é necessário agir com velocidade, muita criatividade e pouca previsibilidade.

Estratégias de marketing viral não são somente produzir vídeos com música em alta, as famosas trends do TikTok, mas eles podem estar presentes. Trata-se de usar de fatos e situações atuais para que as pessoas distribuam organicamente o seu conteúdo.

O grande risco dessa estratégia não é ela não viralizar, mas pessoas não julgarem seu posicionamento correto ou de bom gosto. Foi o caso da campanha viral do Burguer King, que escolheu um ex-ator da indústria pornográfica para estrelar um de seus vídeos.

A ação foi mal recebida entre os internautas e a empresa optou por retirar o vídeo de sua página. Entretanto, uma vez que um conteúdo entra na internet, é quase impossível retirá-lo completamente.

Marketing de Influência

estratégia de marketing de influência

Essa estratégia de marketing se baseia na colaboração estratégica de pessoas consideradas influentes nos seus nichos. Mas é preciso ter cuidado!

Não é porque um influenciador tem uma grande audiência, que ele será bom para o seu negócio. Analise o público, o posicionamento, o tipo de conteúdo gerado e veja se a escolha pode ou não trazer resultados.

Além disso, é importante esclarecer de que forma será o trabalho, o volume de entrega e o retorno gerado.

SEO

SEO, ou Search Engine Optimization, significa otimização para motores de busca. É um conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar o seu site, blog ou e-commerce para que ele apareça em uma boa posição nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Quantas vezes você já pesquisou um produto ou tirou uma dúvida no Google?

Essa estratégia é capaz de aumentar a possibilidade do seu site ser encontrado por pessoas que estão buscando algum serviço ou produto semelhante ao do seu negócio. Além disso, aumenta o grau de confiança que o cliente pode ter com a sua marca.

CRM

A estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou Customer Relationship Management, tem foco no relacionamento em todos os pontos de contato com o cliente.

Ele envolve a coleta, armazenamento, análise e utilização de dados sobre os clientes. Busca entender suas necessidades e como melhor atendê-los, visando construir relações mais sólidas e duradouras.

Uma técnica muito usada nessa estratégia é o e-mail. Seja para fluxo de nutrição, para um lançamento, para venda ou para estreitar o relacionamento.

Remarketing

Essa é uma estratégia muito utilizada no meio digital. Sabe quando você abre um carrinho no e-commerce e não fecha a compra? É ali que você entra no radar de remarketing das empresas e começa a receber comunicações e chamadas para finalizar a sua compra, seja nas redes sociais, no e-mail e até mesmo no celular!

O remarketing também pode ser usado para resgatar clientes antigos que deixaram de comprar com você.

Marketing Social

Aqui, o marketing atua na apresentação da imagem da empresa para a sociedade. É possível usar das estratégias para melhorar a vida de uma comunidade ou determinado grupo, atuar no mercado de trabalho, na capacitação, na saúde, no esporte e no lazer, por exemplo.

Essas ações aumentam a visibilidade da marca e despertam o gatilho da reciprocidade nas pessoas.

Marketing de Produto

Marketing de produto são as estratégias voltadas para a apresentação de um produto para o mercado. Qual seu posicionamento? Qual seu diferencial? Quais serão as etapas de lançamento? Quais os melhores conteúdos e canais para a apresentação?

Essa série de perguntas ajudam a guiar o trabalho de quem aplica estratégias de marketing de produto.

E aí, faz sentido para você?

Aprender e aplicar as estratégias de marketing no seu empreendimento pode ser desafiador, mas com as ferramentas certas é possível. A BOICO® é uma brandtech especializada em marketing fitness com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais.

Conte conosco nessa jornada!

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