Um tema que causa arrepios em muitos empreendedores e donos de empresas é a pesquisa de mercado. Como fazer? Como analisar? Qual a importância disto na prática? São apenas algumas das perguntas que surgem nessa jornada.
A verdade é que o mercado fitness brasileiro carece de uma estrutura sólida. É preciso buscar conhecimento fora da sua área de atuação e aprender a fundo sobre seu próprio negócio, mercado e clientes; e essa medida pode ser mais fácil do que você imagina!
Quer descobrir qual a importância e como fazer uma pesquisa de mercado de forma clara? Continue a leitura.
O que é pesquisa de mercado para empresas e produtos?
A pesquisa de mercado nada mais é do que uma forma de coletar, organizar e interpretar dados sobre um setor, produto ou serviço. Ela é a principal forma de reunir informações e opiniões sobre o seu negócio ou sobre o seu nicho.
Se a sua intenção é abrir um novo negócio, lançar um produto ou entender quem é o seu público, a pesquisa de mercado é capaz de computar as preferências dos consumidores, as tendências do mercado, quais são os comportamentos de compra e entender as ações dos seus concorrentes.
Um erro comum entre empreendedores é pensar que “quanto mais aberto for o meu público, mais vendas eu farei”. Não é assim que funciona.
Você precisa saber, com clareza, quem é a sua persona. Quanto melhor direcionada estiver a sua estratégia, maior vai ser o seu poder de convencimento. E a pesquisa de mercado para produtos ou empresas é sobre isso: ser capaz de traçar a melhor estratégia para o seu objetivo.
Quem precisa fazer e qual a importância da pesquisa de mercado?
Esteja você abrindo um novo negócio agora ou expandindo devido ao sucesso, a pesquisa de mercado será o seu guia no planejamento das estratégias que levarão a um crescimento sólido.
Você pode querer testar o lançamento de produtos e serviços, aperfeiçoar seus processos administrativos, mitigar erros na distribuição ou atendimento, melhorar o engajamento com o seu público, descobrir o comportamento de consumo na sua cidade ou estudar quem são os seus concorrentes.
As vantagens da pesquisa de mercado são inúmeras:
- Conhecer o seu público e definir a sua persona;
- Entender estratégias que mais geram resultados para seus concorrentes;
- Mensurar o tamanho do mercado para o seu nicho;
- Testar o lançamento de um novo produto ou serviço;
- Traçar estratégias de marketing baseadas em dados;
- Descobrir novos mercados e possibilidades com antecedência.
A pesquisa de mercado confere a oportunidade de entender os seus concorrentes, qual o seu diferencial diante da dor do cliente, o que os clientes mais estão gostando ou reclamando e como você pode resolver isso.
Fazendo as perguntas certas, você pode encontrar soluções e tendências. O conhecimento te dará o poder de direcionar o seu negócio para o caminho certo.
Ela é essencial também para a realização da sua Análise SWOT, que é uma técnica de planejamento estratégico para entender as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o seu negócio diante do mercado.
Através da análise dos dados coletados, você poderá descobrir aspectos positivos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa, como um crescimento inesperado, um grande evento, investidores, aumento da procura, possibilidade de novos produtos e soluções. E também aspectos negativos que podem prejudicar a empresa, como uma nova concorrência, um aumento da oferta e novas leis.
Como fazer uma pesquisa de mercado na prática?
Você já entendeu a importância, mas como executar o passo a passo da pesquisa de mercado? A boa notícia é que você pode fazer quase tudo online, sem precisar sair de casa!
Com as ferramentas certas, é possível conhecer tendências, quais os conteúdos mais estão gerando engajamento, quais as melhores palavras-chaves para o seu objetivo e até as campanhas e investimentos dos seus clientes nas mídias digitais.
Existem dois tipos de pesquisas: as primárias, que você mesmo executa, e as secundárias, nas quais você resgata dados de pesquisas já realizadas, disponibilizadas em sites como IBGE ou Google Trends.
Defina o seu objetivo!
As pesquisas variam de acordo com o que deseja conhecer. Você pode realizar pesquisas de hábitos de consumo, de satisfação do cliente, satisfação dos colaboradores e até de branding. Por isso, sua primeira ação deve ser definir seu objetivo e a sua persona.
- “Quem usa o meu produto?”
- “As pessoas vêem valor na minha marca?”
- “Quanto posso cobrar por esse serviço?”
Defina a coleta de dados.
Lembra que há duas opções, primárias e secundárias? Você pode definir uma ou mesmo usar as duas para a sua pesquisa.
Qual será o seu método?
Você pode querer recolher maior quantidade ou preferir dados mais completos, fazê-la pessoalmente ou no meio virtual. Já pensou em fazer pesquisa de mercado no Google?
Além do Google Trends, oGoogle Analytics e o Google Forms são grandes aliados para realizar pesquisas de tendências, de questionários e entender todo o comportamento das pessoas no site da sua empresa.
As possibilidades são muitas, escolha a melhor para o seu negócio!
Delimite o tamanho.
Determine qual será o tamanho da sua amostra, quantas pessoas irá interrogar ou o número de dados que deseja obter.
Elabore as perguntas para a pesquisa de mercado
Não existe uma fórmula de pesquisa de mercado pronta ou perguntas pré-definidas. As perguntas serão propostas de acordo com o seu objetivo e com o método que escolheu.
Entretanto, lembre-se de não constranger o entrevistado com perguntas pessoais demais. Comece com perguntas mais gerais e depois especifique.
“Você conhece as marcas abaixo?”
“Qual produto você já consumiu?”
“Com que frequência você compra esses produtos?”
“O que mais gostou? O que menos gostou?”
Analise os dados e elabore relatórios.
Agora o tênis já está calçado, basta correr! Faça uma análise dos dados que reuniu e trace suas estratégias com esse direcionamento em mente.
E aí, faz sentido para você?
Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância de somar conhecimento de outras áreas para profissionalizar e gerir ainda melhor o seu negócio. Aqui na Boico, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a traçar as melhores estratégias de marketing e crescimento.
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