Um tema que causa arrepios em muitos empreendedores e donos de empresas é a pesquisa de mercado. Como fazer? Como analisar? Qual a importância disto na prática? São apenas algumas das perguntas que surgem nessa jornada.

A verdade é que o mercado fitness brasileiro carece de uma estrutura sólida. É preciso buscar conhecimento fora da sua área de atuação e aprender a fundo sobre seu próprio negócio, mercado e clientes; e essa medida pode ser mais fácil do que você imagina!

Quer descobrir qual a importância e como fazer uma pesquisa de mercado de forma clara? Continue a leitura.

O que é pesquisa de mercado para empresas e produtos?

A pesquisa de mercado nada mais é do que uma forma de coletar, organizar e interpretar dados sobre um setor, produto ou serviço. Ela é a principal forma de reunir informações e opiniões sobre o seu negócio ou sobre o seu nicho.

Se a sua intenção é abrir um novo negócio, lançar um produto ou entender quem é o seu público, a pesquisa de mercado é capaz de computar as preferências dos consumidores, as tendências do mercado, quais são os comportamentos de compra e entender as ações dos seus concorrentes.

Um erro comum entre empreendedores é pensar que “quanto mais aberto for o meu público, mais vendas eu farei”. Não é assim que funciona.

Você precisa saber, com clareza, quem é a sua persona. Quanto melhor direcionada estiver a sua estratégia, maior vai ser o seu poder de convencimento.  E a pesquisa de mercado para produtos ou empresas é sobre isso: ser capaz de traçar a melhor estratégia para o seu objetivo.

Quem precisa fazer e qual a importância da pesquisa de mercado?

Esteja você abrindo um novo negócio agora ou expandindo devido ao sucesso, a pesquisa de mercado será o seu guia no planejamento das estratégias que levarão a um crescimento sólido.

Você pode querer testar o lançamento de produtos e serviços, aperfeiçoar seus processos administrativos, mitigar erros na distribuição ou atendimento, melhorar o engajamento com o seu público, descobrir o comportamento de consumo na sua cidade ou estudar quem são os seus concorrentes.

As vantagens da pesquisa de mercado são inúmeras: 

  • Conhecer o seu público e definir a sua persona;
  • Entender estratégias que mais geram resultados para seus concorrentes;
  • Mensurar o tamanho do mercado para o seu nicho;
  • Testar o lançamento de um novo produto ou serviço;
  • Traçar estratégias de marketing baseadas em dados;
  • Descobrir novos mercados e possibilidades com antecedência.

A pesquisa de mercado confere a oportunidade de entender os seus concorrentes, qual o seu diferencial diante da dor do cliente, o que os clientes mais estão gostando ou reclamando e como você pode resolver isso.

Fazendo as perguntas certas, você pode encontrar soluções e tendências. O conhecimento te dará o poder de direcionar o seu negócio para o caminho certo.

Ela é essencial também para a realização da sua Análise SWOT, que é uma técnica de planejamento estratégico para entender as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o seu negócio diante do mercado.

Através da análise dos dados coletados, você poderá descobrir aspectos positivos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa, como um crescimento inesperado, um grande evento, investidores, aumento da procura, possibilidade de novos produtos e soluções. E também aspectos negativos que podem prejudicar a empresa, como uma nova concorrência, um aumento da oferta e novas leis.

Como fazer uma pesquisa de mercado na prática?

Pessoas fazendo pesquisa de mercado
Group of diverse people having a business meeting

Você já entendeu a importância, mas como executar o passo a passo da pesquisa de mercado? A boa notícia é que você pode fazer quase tudo online, sem precisar sair de casa!

Com as ferramentas certas, é possível conhecer tendências, quais os conteúdos mais estão gerando engajamento, quais as melhores palavras-chaves para o seu objetivo e até as campanhas e investimentos dos seus clientes nas mídias digitais.

Existem dois tipos de pesquisas: as primárias, que você mesmo executa, e as secundárias, nas quais você resgata dados de pesquisas já realizadas, disponibilizadas em sites como IBGE ou Google Trends.

Defina o seu objetivo!

As pesquisas variam de acordo com o que deseja conhecer. Você pode realizar pesquisas de hábitos de consumo, de satisfação do cliente, satisfação dos colaboradores e até de branding. Por isso, sua primeira ação deve ser definir seu objetivo e a sua persona.

  • “Quem usa o meu produto?”
  • “As pessoas vêem valor na minha marca?”
  • “Quanto posso cobrar por esse serviço?”

 Defina a coleta de dados.

Lembra que há duas opções, primárias e secundárias? Você pode definir uma ou mesmo usar as duas para a sua pesquisa.

Qual será o seu método?

Você pode querer recolher maior quantidade ou preferir dados mais completos, fazê-la pessoalmente ou no meio virtual. Já pensou em fazer pesquisa de mercado no Google?

Além do Google Trends, oGoogle Analytics e o Google Forms são grandes aliados para realizar pesquisas de tendências, de questionários e entender todo o comportamento das pessoas no site da sua empresa.

As possibilidades são muitas, escolha a melhor para o seu negócio!

Delimite o tamanho.

Determine qual será o tamanho da sua amostra, quantas pessoas irá interrogar ou o número de dados que deseja obter.

Elabore as perguntas para a pesquisa de mercado  

Não existe uma fórmula de pesquisa de mercado pronta ou perguntas pré-definidas. As perguntas serão propostas de acordo com o seu objetivo e com o método que escolheu.

Entretanto, lembre-se de não constranger o entrevistado com perguntas pessoais demais. Comece com perguntas mais gerais e depois especifique.

“Você conhece as marcas abaixo?”

“Qual produto você já consumiu?”

“Com que frequência você compra esses produtos?”

“O que mais gostou? O que menos gostou?”

Analise os dados e elabore relatórios.

Agora o tênis já está calçado, basta correr! Faça uma análise dos dados que reuniu e trace suas estratégias com esse direcionamento em mente.

E aí, faz sentido para você?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância de somar conhecimento de outras áreas para profissionalizar e gerir ainda melhor o seu negócio. Aqui na Boico, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a traçar as melhores estratégias de marketing e crescimento.

Conte conosco e venha fazer parte do maior ecossistema fitness do país!

Autor Daniel Boico