O Marketing Esportivo segue movimentando bilhões nas economias do mundo todo e já passou da hora de você entender como fazer para a sua empresa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris anunciou que bateram a marca de € 1.24 bilhão em patrocínios. São 80 empresas envolvidas no programa de patrocínio e outras tantas aproveitando a onda. Mas por quê?

O esporte como um todo é conectado inseparavelmente com o emocional das pessoas. As grandes marcas já entenderam que a emoção pode ser uma porta aberta para a fidelização dos clientes. E você?

Se você quer entender porque o marketing esportivo é tão importante, aprender como fazer e virar a chave do seu faturamento, continue a leitura!

Como começou o Marketing Esportivo?

Os primeiros passos do marketing esportivo aconteceram nos Estados Unidos. Alguns empresários começaram a entender que o esporte era capaz de gerar oportunidades de negócios extremamente lucrativos.

Isso acontece porque o esporte mexe com a emoção das pessoas. Basta pensar em sua própria experiência pessoal: imagine as dificuldades de manter a disciplina e a motivação nos treinos, os hábitos saudáveis, ou a alegria e a frustração que envolvem ver o seu time jogar.

Pensar nisso envolveu alguns sentimentos, não é?

No Brasil, o futebol é paixão nacional e a Olimpíada é capaz de parar o país por dias. Sem falar na Copa do Mundo.

Quando os donos de empresas perceberam esse potencial envolvido, começaram a buscar união a essas emoções. Com o tempo, ele se tornou crucial para a divulgação e incentivo ao esporte e para fomentar negócios relacionados.

Hoje, grandes empresas de diferentes nichos já apostam no marketing esportivo para ganhar o sentimento do seu público.

O que é Marketing Esportivo?

Se você conhece a Red Bull, já foi impactado pelo Marketing Esportivo. Ele é a área do marketing que se baseia no esporte para promover negócios, eventos, marcas e produtos de forma estratégica. Inclusive para divulgar a prática do próprio esporte em si.

O universo do marketing esportivo é capaz de envolver atletas, eventos, tecnologias, acessórios, nutrição, equipamentos, produtos, serviços, marcas e instituições.

Sua ideia central é usar da emoção que já envolve o esporte para fortalecer o relacionamento da marca com o cliente e aumentar a receita da empresa.

As técnicas do marketing tradicional são usadas dentro do marketing esportivo para emocionar, engajar e cativar o público. Por isso, é importante encontrar o seu público-alvo, a persona, fazer pesquisa de mercado e estudar todos os conhecimentos básicos do marketing.

Qual a sua importância?

Se você já estudou marketing de experiência, sabe como as emoções são determinantes no relacionamento cliente-marca.

Se bem executado, o marketing esportivo é capaz de gerar lucro, garantir entretenimento e fomentar emoções no público-alvo.

  • Visibilidade e reconhecimento de marca

Pense no porquê de tantas empresas quererem patrocinar as Olimpíadas. Será que é pelo espírito esportivo?

O marketing esportivo é capaz de aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca ao expô-la na camisa de um atleta ou patrocinar um evento, por exemplo.

  • Engajamento

Quanto se trata de esportes, as comunidades são parte muito expressivas em todo movimento. As pessoas já estão mais abertas a todo tipo de interação e acabam por engajar mais e melhor com as empresas inseridas no esporte.

A consequência disso é o crescimento das vendas para as empresas que sabem aproveitar.

  • Comunicação

É possível personalizar a sua comunicação para conversar com a emoção direta do público. É um momento de comemoração, de superação ou de esperança?

Ao conectar-se de maneira efetiva, sua empresa cria um relacionamento real com o cliente.

  • Diferentes mercados

Um único esporte é capaz de atrair diferentes públicos. No futebol, por exemplo, podemos conversar com atletas ou sedentários, profissionais de todas as áreas, pessoas de todos os estados e regiões.

Isso significa possibilidades de atuação nos mais diversos segmentos de mercado!

  • Valores

Dentro do marketing esportivo também se torna muito mais fácil fixar os valores da empresa. As marcas podem se associar a valores como superação, determinação, excelência e espírito de corpo, sempre conectando sua credibilidade aos consumidores.

Como empresas de sucesso usam o Marketing Esportivo?

Para exemplificar melhor como as grandes empresas usam o marketing esportivo para conectar com seu público, que tal alguns exemplos reais?
Marketing Esportivo na Nike

Nike

Podemos começar com seu símbolo que nos remete a uma tarefa concluída com sucesso, um “check” na nossa lista de sonhos. Mas a Nike tem outros fortes exemplos de como aprendeu a usar o marketing esportivo a seu favor.

Dentro do esporte é difícil começar, vencer os desafios e manter a constância, superando as falhas. Então a Nike vem com a mensagem “apenas faça”, Just do it.

Por que uma frase tão pequena reverberou tanto no mercado? Por que ela se conecta com a emoção do público. Apenas comece, dê o primeiro passo, não desista, just do it.

Essa inteligência de mercado não parou no slogan, a Nike constantemente usa de oportunidades importantes para conversar com a emoção.

Sua estratégia de marketing esportivo com apoio e parceria de atletas também é muito conhecida. Quem assistiu “AIR: A História Por Trás do Logo” pode imaginar o tamanho do impacto que um atleta é capaz de gerar.

Red Bull

Ela passou de uma “simples” empresa de bebidas energéticas para a maior referência em esportes extremos. A Red Bull apostou com força no marketing esportivo.

É importante lembrar que esse passo não demandou pouco investimento. Ela já chegou a patrocinar mais de 500 esportes radicais, mas esse movimento conectou com o público jovem e aumentou consideravelmente o engajamento da marca.

O crescimento foi ao ponto em que ela não mais patrocinava o evento, mas se tornava dona dele. A Red Bull criou novos eventos, com desafios que pareciam impossíveis, provendo total assistência e incentivo aos atletas.

Além disso, ela deixou a posição de comercial e investiu em se tornar a própria reportagem, com a Red Bull TV. Esse movimento a posicionou como autoridade no assunto, ganhando a mídia.
Marketing Esportivo Red Bull
Hoje, a Red Bull é uma das marcas mais reconhecidas no mundo do marketing esportivo e de estilo de vida.

Como fazer Marketing Esportivo

Afinal, como fazer o Marketing Esportivo de forma eficiente e aplicar no seu negócio?

Na prática, esse processo envolve uma combinação de estratégias cuidadosamente planejadas que aproveitam o poder e a influência do esporte. Aqui estão algumas maneiras de aplicar o marketing esportivo:
Marketing Esportivo como fazerAo se associar ao poder e à paixão do esporte, as empresas aumentam sua visibilidade e criam vínculos emocionais duradouros com os consumidores.

E aí, fez sentido para você?

O mundo esportivo continua a evoluir e as estratégias de marketing esportivo se adaptam às novas tendências e tecnologias.

A BOICO® é uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Redator Boico
Autor BOICO