Já ouviu falar nas “trends”? Aumentar o engajamento, receber muitas curtidas, compartilhamentos e acompanhar as últimas tendências. Pode parecer tentador, mas é preciso ter atenção às armadilhas no caminho.
Ser atraente para o seu público-alvo não é sinônimo de seguir todas as novas tendências. As trends não são para todas as marcas e é sobre isso que vamos falar hoje!
O que são as trends?
Trends significa tendências em inglês. São literalmente tendências de comportamento, compra e comunicação que ganham popularidade e influência.
Existem aqui duas vertentes importantes: as tendências de comportamento e mercado que precisam ser acompanhadas de perto; e as “trends” nas redes sociais, que caíram no gosto popular.
Dentro das redes sociais elas podem se manifestar de várias formas. Novos formatos de conteúdo, memes virais, desafios, hashtags populares, correntes no YouTube e estilos visuais são alguns exemplos.
Esses conteúdos tomam força e são reproduzidos por várias pessoas na internet. Porém, vale lembrar que as tendências aparecem e se tornam antiquadas de um dia para o outro.
Quando usar as trends na minha marca?
Toda tendência, seja ela de mercado ou nas redes sociais, deve ser avaliada do ponto de vista da marca. Faz sentido com o seu tom de voz, com o seu público e com o seu propósito?
Não é atoa que, em sites especializados em mostrar as principais pesquisas feitas com determinada palavra, a busca pelas trends é crescente. “Como achar trends no instagram”, “como procurar trends”, “como fazer trends”, “onde achar trends” são apenas alguns exemplos de pesquisas comuns!
Seguir trends pode ser benéfico para sua marca ou bastante prejudicial. Tudo dependerá da estratégia por trás e do nível de adequação com o seu negócio.
Tenha o seu posicionamento definido
Se uma trend ressoa com os valores, missão e visão da sua marca, adotá-la pode reforçar a sua mensagem e fortalecer seu posicionamento no mercado. Então você já pode imaginar que o contrário também acontece, certo?
Adotar uma trend que não se alinha com os valores da sua marca pode confundir seu público, diluir sua identidade de marca e tirar sua credibilidade, passando amadorismo.
Conheça seu público
A primeira pergunta que você precisa fazer é se o seu público consome aquele tipo de conteúdo e se o formato é relevante para ele.
Entrar em uma trend apenas por entrar pode até atrair engajamento, mas não será uma audiência qualificada e pode te gerar problemas futuros com o algoritmo.
Seu produto tem ligação com as trends?
Seguir todas as trends pode fazer com que sua marca perca o foco em sua estratégia central. É preciso manter a consistência na mensagem e nas operações para construir uma marca sólida e confiável.
Se, com o seu produto ou serviço, é possível traçar um paralelo e entregar conteúdo de valor para a sua audiência, ótimo. Se você está precisando pensar demais, pergunte-se se faz realmente sentido ou se você só está querendo fazer parte da trend.
Uma tendência pode abrir portas
A Peloton é um exemplo de marca que soube aproveitar as trends de maneira eficaz. A marca de fitness capturou a tendência crescente de exercícios em casa e conectividade digital para criar uma experiência de treino interativa e envolvente.
Seus aparelhos ergômetros possuem uma tela grande conectadas direto ao seu aplicativo próprio de treinos. O aplicativo passou a oferecer aulas ao vivo e sob demanda, conectando usuários a uma comunidade global de fitness.
Banco Central e o Divertida Mente
O Banco Central foi alvo de críticas após compartilhar um meme da trend gerada pelo lançamento do filme Divertida Mente.
A brincadeira levou à uma discussão político-econômica da audiência que criticou o cenário brasileiro atual. Os pontos levantados foram o valor do dólar, a taxa de juros real.
No fim, o objetivo de falar sobre o controle de gastos impulsivos foi completamente aplacado pelo sentimento gerado nos usuários.
Seguir as trends não fez muito sentido aqui, não é?
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