Para entender o Marketing de Experiência, é preciso entender que o ser humano forma suas opiniões através de suas experiências. É comum nos relacionarmos melhor com pessoas de vivências parecidas, pois isso aproxima nossas opiniões em diversos aspectos.

Se nossas experiências moldam nossas opiniões, como acha que elas interferem no nosso comportamento de compra?

É baseado nessa pergunta que o Marketing de Experiência surge. Seu objetivo é trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes e ajudar na formação de opiniões positivas.

Vamos entender como usá-lo a nosso favor?

 

O que é Marketing de Experiência

Conhecido também como Marketing Sensorial, o Marketing de Experiência é uma estratégia de posicionamento baseada na emoção. Seu foco é no consumidor e em como criar um vínculo afetivo com ele em todos os pontos de contato.

Busca responder a pergunta: como criar experiências significativas para os clientes? Por isso, sua missão é superar a transação comercial da venda e envolver emocionalmente o consumidor, deixando uma impressão positiva e duradoura.

A tomada de decisão na hora de uma compra envolve diversos estímulos que possuem respostas emocionais atreladas àquela experiência. Esse é o momento de conquistar, engajar e fidelizar!

Através do Marketing de Experiência é possível transformar clientes em fãs e promotores da marca. Quem não adoraria que todos os seus consumidores convidassem os amigos para conhecer a sua empresa?

Quais os benefícios de aplicar o Marketing de Experiência

Primeiro, é preciso entender que um bom produto não é mais o suficiente para fidelizar clientes. Estamos na era de estímulos cada vez mais variados e diariamente seus consumidores são impactados por outras marcas.

Então, como convencê-lo a escolher você?

O Marketing de Experiência é o segredo por trás das lojas que você entra e não quer sair, por trás das empresas que você é cliente há meses – ou anos!

  • Fidelização de clientes;
  • Clientes que recomendam e defendem a marca para outras pessoas “de graça”;
  • Diferenciação e visibilidade no mercado;
  • Maior engajamento e envolvimento.
  • Melhor nível de satisfação e reputação;
  • Menor custo de aquisição de novos clientes;
  • Maiores venda e receita;
  • Relacionamento próximo com o público.

Os 5 tipos de experiência existentes no Marketing de Experiência

Para trabalhar de forma estratégica a experiência que o seu cliente terá, antes é preciso conhecer os diferentes tipos. São eles: sensorial, emocional, cognitiva, comportamental e de identificação.

Sensorial ou Sentidos

É exatamente isso que você está pensando: a experiência começa através dos 5 sentidos! Apesar de atuarmos constantemente com a audição e a visão, o olfato, o tato e o paladar são sentidos de muita forma para uma boa experiência.

Marketing de experiência nos 5 sentidos

Você já escolheu uma padaria pelo cheiro de pão fresco?
Já ficou animado com o cheiro de carro novo de uma concessionária?
Ficou frustrado por não poder tocar em um produto?
Decidiu comprar um produto no mercado depois de experimentar?
Todas essas são ações estratégicas do marketing de experiência!

Emocional ou Sentimentos

A experiência emocional está totalmente ligada às emoções e sentimentos das pessoas. A intenção principal é alterar o humor de forma que os consumidores se conectem à marca.

Seja durante a decisão, o consumo ou no atendimento pós-venda, a forma como o cliente se sentiu em todo o processo, define como ele agirá com o seu negócio.

Estrategicamente, as campanhas e experiências de compras são capazes de despertar gratidão, nostalgia, raiva, acolhimento, repulsa, empatia etc. Por isso, cabe a você guiar o seu cliente através dos melhores sentimentos.

Pensamento ou experiência cognitiva

Comporta a ideia de quebrar padrões e inovar. Levar o cliente a um tipo de reflexão, expondo-o ou não a um questionamento social, por exemplo.

Ação ou Comportamental

Que tal estimular uma ação, fazendo com que as pessoas saiam do automático? Essa é a estratégia de experiência mais presente no Marketing de Guerrilha.

O propósito é impactar as interações e incentivar novos comportamentos. Quiz online, aulas experimentais, eventos, ativações para oferecer promoções para quem fizer um post ou ir à loja fantasiado são alguns exemplos simples.

Identificação

Cada vez mais os consumidores buscam marcas que compartilham das suas opiniões e valores.

Por isso é tão importante contar a sua história, apoiar as causas em que acredita e permitir que o seu cliente se conecte com você! A identificação é capaz de gerar fidelidade.

Os 3 V’s do Marketing de Experiência

É muito importante dizer que marketing de experiência possui três pilares básicos: verdade, vontade e valor.

  • VERDADE

A verdade é de fato cumprir o que você prometeu. Se a experiência do seu cliente já começar pautada em uma mentira, ele nunca sentirá segurança em você.

Tenha honestidade por você, pelo seu cliente e pela Lei de Defesa do Consumidor.

  • VONTADE

A vontade é despertar o desejo de fazer negócios ou se relacionar com a sua empresa. Sem verdade, não haverá vontade, entende?

Nesse ponto, um sistema de recompensa e boas iscas podem ser grandes aliados.

  • VALOR

Aqui não falamos sobre o preço do seu produto, mas na percepção de valor que os clientes têm com determinada ação. Envolve respeito, qualidade, confiança e posicionamento da marca.

Como aplicar o Marketing de Experiência?

Primeiramente, a persona do seu negócio será o seu guia para traçar a sua estratégia de marketing de experiência.

Se você entende suas preferências e suas dores, saberá como se conectar emocionalmente com ela. Quais suas principais dúvidas? O que ela gostaria de ganhar?

Entender que a fidelização do seu cliente é indispensável para o sucesso do seu negócio é parte crucial do jogo.

Explore novos pontos de contato

É hora de sair da bolha e entender onde o seu cliente está. Explore diferentes ações para entrar em contato com seus consumidores em outros canais de relacionamento.

Programas de Indicação também são marketing de experiência

Que tal estimular seus clientes a divulgarem você? Talvez ele já tenha pensado em fazer isso, mas se sentiu envergonhado em continuar. Dê motivos e recompensas para aqueles que indicarem a sua marca.

Programas de recompensa

Quem não se sente mais querido quando ganha um presente? Alimente um plano de recompensas sólido e contínuo para aqueles clientes que se mostram fiéis a você.

Melhore o atendimento

Seu cliente precisa se sentir acolhido durante todo o processo de compra, desde a procura por informações ao atendimento pós-venda. Quanto mais personalização você der a esse aspecto, mais duradouros serão os seus relacionamentos.

Personalize seu ponto de venda

Loja decathlon com espaço de marketing de experiência

Deixe o seu ponto de venda, seja ele físico ou virtual, com a “cara” do seu negócio. Essa estratégia faz com que as pessoas divulguem sua marca naturalmente.

Personalize suas estratégias de marketing de experiência

Não é porque funcionou para uma empresa, que será bom para a sua. Personalize suas estratégias de acordo com o seu público e os interesses da sua persona!

Solicite feedbacks e faça melhorias

O seu cliente é o melhor norte para melhorar os seus processos! Solicite sempre que possível um feedback e esteja aberto para fazer melhorias.

Aprenda com os casos de sucesso

Loja Nike aposta no Marketing Sensorial

Empresas como Nike, Centauro e Decathlon entenderam a importância do marketing de experiência e apostam fortemente em experiências sensoriais para os seus clientes.

Em lojas físicas da Decathlon, por exemplo, é possível encontrar uma esteira para “testar o tênis” antes de comprar. Isso porque eles entenderam a dor e a dificuldade da sua persona na hora da decisão de compra.

Na unidade da Avenida Paulista, em São Paulo, a Centauro apostou em uma mini quadra interativa, onde promove ativações como aulas e exibe logos em um telão.

O marketing de experiência pode ser aplicado em cada parte do processo de compra do seu cliente. Olhe para a sua operação com carinho e pense em como poderia melhorar em detalhes a experiência do seu consumidor.

E aí, fez sentido para você?

Aprender e aplicar as estratégias no seu empreendimento pode ser desafiador, mas com as ferramentas certas é possível.

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Redator Boico
Autor Daniel Boico - Founder BOICO e Head de Negócios