Um dos grandes desafios para quem empreende é encontrar o perfil de cliente ideal do seu negócio. Com toda certeza esse é um grande desafio, que requer uma atenção especial e muito cuidado.

Ao longo dos anos, muito se baseou na criação de um perfil através da persona. No marketing, a persona é uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Nos baseamos em dados reais sobre comportamento e características de um cliente ideal e construímos uma narrativa, para entender mais sobre ela. 

Hoje, a persona ainda tem muito para agregar dentro do seu negócio, mas é preciso ir além! No artigo de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre o que você precisa saber para descobrir o seu perfil de cliente ideal.

Conheça o seu cliente ideal e você terá tudo!

Você sabe quantas e quais são as possibilidades de agregar valor para o seu cliente quando você sabe exatamente o que ele busca e precisa?

Recentemente falamos sobre como usar ferramentas digitais para criar conexão com o seu público. Esse é apenas um dos muitos benefícios. Traçar esse perfil é abrir portas para novas possibilidades e facilitar o seu caminho para aumentar o faturamento!

Quando analisamos o perfil de um cliente, precisamos ir além do que definir nome, idade, gênero e dados demográficos. É preciso entender a fundo o que move esse cliente, o que ele valoriza e acredita! Por exemplo:

  • O que ele busca?
  • No que ele acredita?
  • Quais seriam as objeções dele?
  • O que é considerado um valor inegociável para ele?
  • O que ele mais valoriza?
  • Quais são os lugares que ele frequenta?
  • Qual é o tipo de experiência que ele está acostumado a viver?
  • Quando ele toma uma decisão, o que influencia?
  • Qual é o lifestyle
  • Quais seus hobbies?

Esses são alguns dos pontos essenciais para você analisar e poder entender de fato, quem é o público que faz sentido para o seu negócio. 

Sua marca se conecta às pessoas! Faça sentido! 

Se você tem um negócio, você provavelmente precisa de pessoas para que ele aconteça! Hoje, você está aprendendo mais sobre como conhecer essas pessoas e fazer com que sua marca encontre as pessoas certas. Mas não adianta apenas reconhecer essas pessoas e não saber o que fazer com elas! 

Chamamos a atenção para um ponto especial nessa lista, que sem dúvida faz todo sentido na sua relação com o seu cliente ideal: o lifestyle

Perfil de cliente ideal precisa considerar o lifestyle

Quando falamos desse comportamento, estamos falando do modo de viver, o que faz muito sentido para esse cliente. E por consequência, o que conecta ela a sua marca!

Vamos para a prática! Se você tem um box de CrossFit, você ajuda as pessoas a levarem uma vida mais saudável, mas você precisa entregar mais do que isso para o seu cliente. 

Já pensou que você também pode oferecer momentos de treino divertidos, amizades que fazem a diferença, uma vida mais feliz? Esses são alguns pontos de contato com o estilo de vida de uma pessoa.

Se o seu cliente ideal é uma pessoa que busca emagrecer, mas precisa de motivação de outras pessoas, precisa de um horário de treino flexível e gosta de momentos de descontração, você percebe qual é o estilo de vida dela? Ou melhor: você sabe qual o negócio ideal que ela busca?

Entender o lifestyle do seu cliente e mostrar que ele inspira também a sua marca favorece não só a conexão, mas também o engajamento dos consumidores.

O cliente ideal mais engajado aumenta seu faturamento

Quanto mais os clientes estão conectados com a sua marca, maior a chance deles se tornarem promotores da marca! Ou seja, eles se tornam divulgadores gratuitos, por se inspirarem por aquilo que você faz e propõe.

Crie estratégias para promover a fidelização do seu cliente! Mostre que a opinião dele é importante para você. Provoque a sensação de pertencimento! Assim, mais pessoas passam a conhecer o que você oferece e aqueles que integram o seu grupo de cliente ideal, passam a se interessar mais.

Lembre-se: mais do que um produto ou serviço, sua marca deve oferecer experiências e ideias. Trace as melhores estratégias durante toda a jornada de contato do cliente com a sua marca e colha os melhores resultados! 

Não esqueça de contar com a equipe da Boico para traçar o perfil de cliente ideal completo e também para ajudar o seu negócio nas estratégias de retenção desse cliente. Fale com nosso time e saiba como podemos te ajudar!

Autor Redator Boico