O futebol é paixão nacional, o Super Bowl se tornou um evento que fatura milhões e a Olimpíada é capaz de parar o país por dias. Mas como tudo isso se tornou realidade e qual a relação com o Marketing Esportivo?
O marketing esportivo surgiu com seus primeiros passos nos Estados Unidos, quando empresários entenderam que o esporte gerava oportunidade de negócios extremamente lucrativos.
Com o tempo, ele se tornou importante para a divulgação e incentivo ao esporte e também para fomentar negócios ligados a ele de alguma forma. Hoje, empresas de nichos variados apostam nessa estratégia para ganhar o carinho do seu público.
Quer entender como?
O que é Marketing Esportivo?
O Marketing Esportivo é a área do marketing que se baseia no esporte para promover negócios, eventos, marcas e produtos de forma estratégica. Inclusive para divulgar a prática do próprio esporte em si.
Esse universo envolve desde atletas e equipamentos até eventos, marcas e instituições.
Sua ideia central é usar da emoção que já envolve o esporte. Assim, fortalece o relacionamento da marca com o cliente e aumenta a receita da empresa.
As técnicas do marketing tradicional são usadas dentro do marketing esportivo para emocionar, engajar e cativar o público. Por isso, é importante encontrar o seu público-alvo, a persona, fazer pesquisa de mercado e estudar todos os conhecimentos básicos do marketing.
Como o Marketing Esportivo atua?
Esporte é algo que mexe com a emoção das pessoas. As dificuldades de manter a disciplina e a motivação nos treinos, ou a alegria e a tristeza que envolvem o futebol. Para entender isso, basta ver o Brasil durante a Copa do Mundo.
Sabemos, através do marketing de experiência, como as emoções são um fator determinante no relacionamento cliente-marca. Agora, una esses dois pontos e você terá a explicação de como o marketing esportivo funciona.
Qual a importância e seus benefícios?
Se bem executado, ele é capaz de gerar lucro, garantir entretenimento e fomentar emoções no público-alvo.
- Aumenta a visibilidade e o reconhecimento da sua marca ao expô-la na camisa de um atleta ou patrocinar um evento, por exemplo;
- Potencializa o engajamento, e consequentemente as vendas, do público;
- Personaliza a sua comunicação para conversar com a emoção do público e criar um relacionamento real;
- Um mesmo esporte atrai públicos variados, o que permite que as marcas atinjam diferentes segmentos de mercado;
- Permite que as marcas se associem a valores como determinação, superação, trabalho em equipe e excelência, aumentando sua credibilidade perante os consumidores.
Empresas que apostam no Marketing Esportivo
Smart Fit
Um fato muito importante sobre o marketing esportivo é a forma como ele se conecta nos mais diferentes espaços.
Se você tem uma academia, por exemplo, com certeza gostaria de ampliar a sua cartela de clientes e, com isso, o seu faturamento. Já se perguntou se o seu público-alvo é somente aquele que gosta de musculação?
Quais outros esportes você poderia abordar?
Foi pensando nisso que a Smart Fit, rede de academias já consolidada no país, decidiu ser patrocinadora oficial da Maratona Internacional de São Paulo.
Com alongamentos antes da corrida, aula de dança após a linha de chegada e espaços interativos com brindes para o público, a empresa busca criar uma conexão emocional com um público que representa uma grande fatia do mercado: o de corrida de rua!
XP Investimentos
Mas o marketing esportivo não se limita a marcas desse nicho. Afinal, esse é um mercado que une consumo e paixão, não é mesmo?
A XP Investimentos se tornou, em 2024, a primeira marca financeira a patrocinar o NBA no Brasil. Ela apoiará a nova edição da NBA House, a Jr. NBA Clinics, e terá experiências especiais, além de promoções e descontos aos clientes em todo o país.
Você pode pensar que esse é um tiro no escuro, “o que investimentos têm a ver com basquete?”. Mas a verdade é que a XP apostou na possibilidade de um cross marketing com um dos maiores mercados do país.
Em 2023, a NBA HOUSE reuniu mais de 44 mil fãs em São Paulo. Mas se você acha que isso movimenta apenas o cenários de eventos e marketing de experiência, está enganado.
O Brasil é o segundo maior mercado consumidor da NBA fora dos EUA e é justamente no mercado de varejo. Nosso país conta com as maiores lojas da América Latina com espaços interativos, quadra, vestiário e rooftop para oferecer a melhor experiência aos fãs e clientes.
Em 2023, a NBA inaugurou o maior espaço de experiências no mundo, o NBA Park, em Gramado, Rio Grande do Sul. Por que você acha que essa estratégia ocorre aqui e não nos Estados Unidos?
Red Bull
A Red Bull, empresa de bebidas energéticas, fugiu do óbvio do mercado e investiu no marketing esportivo. Como resultado, ela se consolidou com uma empresa ligada a Esportes Radicais.
Hoje, a Red Bull é uma das marcas mais reconhecidas no mundo do marketing esportivo e de estilo de vida. Entre suas estratégias, a mais marcante é o patrocínio e organização de eventos esportivos como o Red Bull Air Race e o Red Bull Rampage. Com isso, ela promove seu estilo de vida aventureiro e energético.
Agora parece óbvio, mas será que foi uma jogada óbvia na época em que decidiram investir?
Como aplicar o Marketing Esportivo na prática
Você já entendeu o que é o marketing esportivo, como ele atua e entendeu alguns exemplos atuais e de sucesso. Mas como você pode incluir o marketing esportivo na sua empresa?
Vamos lá!
- Apoio a causas sociais;
- Patrocínio de atletas e eventos;
- Criação de produtos em colaboração com personalidades e atletas;
- Elaboração de eventos e desafios próprios;
- Engajamento nas redes sociais;
- Programa de parceiros e sócios-torcedores;
- Canais de YouTube e streaming.
O marketing esportivo pode ser usado de forma criativa e estratégica para fortalecer o posicionamento da sua marca, gerar engajamento com seus consumidores e aproveitar o poder emocional e inspirador do esporte.
E aí, fez sentido para você?
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