Vender equipamentos fitness pode ser desafiador, especialmente em um mercado tão competitivo. Como garantir que meu negócio tenha destaque em meio a tantas opções? No entanto, com o uso correto dos gatilhos mentais, você pode aumentar suas vendas e se destacar nesse nicho.

Esses gatilhos são truques psicológicos, o famoso neuromarketing, que influenciam as decisões de compra dos seus clientes, acelerando o processo.

Vamos ver como você pode aplicar essas estratégias para vender mais rápido?

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são técnicas psicológicas que estimulam respostas automáticas no cérebro humano. Ou seja, são capazes de influenciar diretamente as decisões de compra.

Esses estímulos, quando usados de forma inteligente, ajudam a construir confiança, criar urgência e persuadir os consumidores de maneira sutil, mas eficaz.

É importante lembrar que influenciar não é o mesmo que manipular. Toda a sua comunicação deve ser embasada em informações verdadeiras e feitas com ética.

Acreditamos que ao deter o conhecimento, você recebe também a responsabilidade, ok?

Por meio do neuromarketing, as empresas conseguem acessar essas “chaves mentais” que facilitam o processo de conversão, levando os consumidores a uma decisão de compra mais rápida.

No caso dos equipamentos fitness, esses gatilhos mentais podem ajudar a gerar maior identificação com o produto. Além de atuar no valor percebido e no senso de oportunidade, fatores importantíssimos nesse nosso nicho competitivo.

6 principais tipos de gatilhos mentais

Em alguns livros e pesquisas você pode encontrar diversos gatilhos mentais, inclusive alguns que se confundem. Para este guia, separamos 6 gatilhos comuns que vão ajudar você a vender mais.

Escassez: quando os produtos estão em quantidade limitada, o consumidor tende a agir rapidamente para não perder a oportunidade. Como as últimas vagas para uma aula ou campeonato, por exemplo.

Urgência: ofertas por tempo limitado incentivam uma decisão mais rápida. É o caso da Black Friday, por exemplo, ou descontos nas matrículas de um determinado mês.

Prova social: mostrar que outras pessoas já compraram e aprovaram o produto aumenta a confiança do consumidor. Esse gatilho é amplamente utilizado nas redes sociais, já percebeu?

Na verdade, a própria profissão de influenciadores e criadores de conteúdo surgiu a partir da necessidade de provas sociais.

Autoridade: se um especialista recomenda um produto, é mais provável que as pessoas se sintam inclinadas a comprar. Ou seja, quando você demonstra entender de um assunto, sua indicação passa a ter um peso maior na decisão de compra.

Novidade: produtos novos, atualizações e até fofocas despertam curiosidade e atraem a atenção do público.

Reciprocidade: já se sentiu impelido a fazer algo por alguém que foi gentil com você? Oferecer algo de valor faz com que o consumidor se sinta na “obrigação” de recorrer a você, aumentando as chances de compra.

Como usar esses gatilhos mentais para vender equipamentos fitness mais rápido?

Você já entendeu o que são os gatilhos mentais, mas então como usá-los no seu negócios e vender mais? Vamos dar uma ajuda!

Usando a escassez dos gatilhos mentais

A escassez é um dos gatilhos mais poderosos que você pode usar em sua loja. Quando um produto é limitado, os consumidores têm medo de perder a oportunidade de compra.

Por exemplo, se você tem um lote de esteiras com um desconto especial e apenas algumas unidades disponíveis, informe isso aos seus clientes:

  • “Últimas 5 esteiras com desconto de 20%. Aproveite antes que acabe!”

Essa abordagem cria um senso de urgência e leva o cliente a agir rapidamente. Além de trazer a noção de que outras pessoas estão comprando antes dele.

💡Lembre-se de que a escassez deve ser autêntica; nunca exagere na quantidade limitada se você não a possui.

“Um dos gatilhos que mais geram resultados se você está pensando em converter em vendas é o de escassez. Sabe o tal do “corre porque está acabando!” que você vê em muitas ações de marketing por aí? É exatamente isso.

As pessoas possuem medo de perder algo e isso acaba incentivando a compra. Uma dica é utilizar contagem regressiva, ofertas relâmpagos com tempo determinado, pré-vendas com produtos exclusivos e quantidade limitada”. Mariana Taques, Especialista em Inbound Marketing na BOICO®.

Gatilho da urgência

O gatilho da urgência complementa o da escassez. Ao criar uma sensação de pressa, você pode incentivar os consumidores a tomarem decisões mais rápidas. São o caso das ofertas por tempo limitado, como:

  • “Somente hoje: frete grátis em todas as compras acima de R$500!”

gatilhos mentais na black friday
Essa estratégia não só ajuda a acelerar a compra, mas também pode aumentar o ticket médio do pedido. Os clientes são mais propensos a adicionar mais itens ao carrinho se sentirem que estão aproveitando uma oferta imperdível.

Um dos mais básico gatilhos mentais: a prova social

Somos seres que evoluíram em comunidade, por isso, as pessoas tendem a seguir a multidão. Ao mostrar que outras pessoas confiam e compram seus equipamentos, você aumenta a credibilidade da sua loja.

Use depoimentos de clientes satisfeitos, fotos de clientes usando seus produtos nas redes sociais e análises positivas em seu site.

Você pode criar um espaço em seu site ou loja para exibir:

  • “Mais de 1.000 clientes satisfeitos com nossas bicicletas ergométricas!”

Gatilho da autoridade

A autoridade é uma forma de ganhar a confiança do consumidor. Se um especialista em fitness ou um influenciador reconhecido usar e recomendar seus produtos, isso pode influenciar significativamente as decisões de compra.

Considere fazer parcerias com profissionais da área para que eles testem e recomendem seus equipamentos. Assim como a Boico Talents faz, mantendo atletas, personalidades e marcas do nicho em constante conexão.

Além disso, você pode criar conteúdos como artigos ou vídeos explicativos sobre o uso correto dos equipamentos, demonstrando seu conhecimento e posicionando sua marca como uma referência.

Gatilho da novidade

O ser humano é naturalmente atraído pelo novo. Novos produtos ou melhorias despertam curiosidade e interesse. Sempre que você lançar um novo item, lembre-se de promovê-lo da melhor forma:

  • “Conheça a nova linha de kettlebells com tecnologia de absorção de impacto!”

Além disso, destaque as inovações e benefícios que seus produtos oferecem. Isso não apenas atrai clientes, mas também estabelece sua marca como uma líder no setor.

A reciprocidade dentro dos gatilhos mentais

O princípio da reciprocidade é simples: quando alguém recebe algo de valor, tende a querer retribuir. Você pode aplicar esse conceito oferecendo brindes, descontos ou amostras gratuitas.

A reciprocidade também funciona muito bem com a oferta de conteúdo de valor. Quando você ensina algo para o seu cliente, sem querer o dinheiro dele em troca, você ganha a sua atenção.

Isso cria uma conexão emocional com o cliente, que, por sua vez, se sentirá mais inclinado a realizar uma compra.

  • “Experimente 30 minutos de treino antes de comprar qualquer equipamento!”.

Gatilho bônus: compromisso e coerência

As pessoas tendem a agir de maneira consistente com o que já disseram ou fizeram anteriormente. Ao incentivar os clientes a se comprometerem com algo pequeno, você aumenta a probabilidade de eles tomarem decisões maiores posteriormente.

Por exemplo, ofereça um desafio fitness gratuito ou uma assinatura de newsletter que proporciona dicas de treinamento e nutrição. Uma vez que eles se comprometerem a seguir essas dicas, eles estarão mais propensos a comprar os equipamentos necessários.

Dicas rápidas para colocar os gatilhos mentais em prática na sua empresa

Uma equipe de vendas bem treinada faz toda a diferença para reconhecer e utilizar esses gatilhos durante as interações com os clientes. Um bom vendedor pode aplicar os gatilhos mentais do jeito certo. Além disso, entender sobre estratégias de marketing é importante para integrar todas as suas ações.

Os gatilhos mentais também podem ser aplicados no layout da loja. Por exemplo, exiba produtos em quantidade limitada em locais estratégicos e use sinalizações que destaquem a escassez e a urgência.

A Brave Fitness é um ótimo exemplo de marca que utiliza o visual ao seu favor, com estratégias que favorecem o uso dos gatilhos.

Marketing digital

No ambiente digital, os e-mails marketing e postagens em redes sociais podem ser excelentes espaços para aplicar gatilhos mentais.

Para obter resultados ainda mais assertivos, uma agência especializada em marketing esportivo pode te ajudar a alcançar seus objetivos com precisão, pois conta com especialistas que vivem o propósito desse nicho e compreendem o impacto emocional do universo fitness.

Use gatilhos mentais para despertar emoções

As emoções são fundamentais na decisão de compra, e os gatilhos mentais podem ajudar a evocá-las. Segundo uma pesquisa do CEO da plataforma multimilionária AppSumo, as emoções mais comuns em conteúdos populares são diversão e medo.

Especialmente naquela fase de “Reconhecimento do Problema”, despertar essas emoções na dose certa pode ser uma estratégia poderosa para conectar seu público ao seu produto.

Agora que você entende o poder dos gatilhos mentais, está na hora de colocá-los em prática em seu negócio. Implementar essas estratégias em sua loja de equipamentos fitness pode acelerar suas vendas, criar um relacionamento mais próximo com seus clientes e destacar sua marca no mercado.

Quer começar já? Somos uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada para implementar os gatilhos mentais e alavancar suas vendas de equipamentos fitness!

Redator Boico
Autor Lorrayne Santos - Head de Redação e Copywriting