“Se me permite um conselho, eu diria para todo profissional de marketing e vendas vivenciar o RD SUMMIT.” – Mariana Taques, Head de Inbound Marketing na BOICO®

Participar de um evento que é simplesmente o maior da América Latina, vai além das palavras. Ao chegar naquele espaço enorme, cheio de luzes, cores, vozes e música, você pode ficar perdido entre as opções:

Tiro a clássica foto nas paredes instagramáveis?
Corro para os stands para participar das ativações das marcas?
Vou direto para uma das palestras?
Ou entro na fila pra pegar café grátis – que foi oferecido durante todo o evento?

E sim, você leu certo: CAFÉ GRÁTIS. Cheguei a pesquisar no Google para saber quantos cafés um ser humano pode tomar em um único dia sem risco de infarto.

Minha missão como especialista de Inbound Marketing da BOICO® era absorver o máximo de conteúdo que eu pudesse. Nesse quesito, trabalho desempenhado com sucesso.

Mas um benefício oculto do RD Summit que você pode não saber é a conexão. Existe troca de experiência a todo momento – até na hora de beber uma água!

No happy hour então, nem se fala!

Hoje, quero compartilhar alguns hacks para você refletir se você realmente está operacionalizando isso. Vamos lá?
Plenária RD Summit
O RD Summit trouxe o questionamento: muito se fala em “autoridade” no marketing, mas será que estamos realmente transmitindo isso?

Autoridade. Essa palavra apareceu em muitas palestras.

Na busca incessante por likes e engajamento, muitas empresas colocam influenciadores para representar a marca. Porém, será que essa ação transmite a verdade que você quer comunicar?

Existe uma infinidade de “memes” expondo marcas que fizeram ações que deram muito errado. A geração Z não consome campanhas como a da Xuxa passando Monange – quem lembra? – há muito tempo.

É mais valioso criar conteúdos com quem construiu a marca ou quem consome fielmente.

Estamos cansados de conexões falsas, queremos conexões reais.

Para se destacar, é preciso ir além da visibilidade. É preciso focar em construir uma marca que conecta, tem propósito sólido e é autêntica.

Quer saber algumas das oportunidades que sua autenticidade gera?

  • Maior oportunidade de negócios;
  • Redução de custos;
  • Melhor compreensão do público;
  • Maior alcance de comunicações;
  • Conquista de mais clientes;
  • Atrai um público mais qualificado;
  • Melhor retorno de investimento.

“Quanto mais você olha para o seu concorrente, mais parecido com ele você fica”

Essa frase foi dita por João Branco, ex-CMO do McDonald ‘s. Ela ecoou como um mantra para executivos que buscam diferenciação em um mercado altamente competitivo.

O palestrante comentou no RD Summit que o Mc nunca precisou ser a marca que mais entende de hambúrguer, mas sim a marca que mais entende o cliente que consome hambúrguer. Apenas coloque o cliente no centro de qualquer estratégia e esse será seu diferencial.

Quer um exemplo ainda mais real?

Um dia fui trabalhar em um café perto de casa e passei por uma reunião tão tensa que comecei a chorar. A dona do café foi até a minha mesa e disse “para alegrar seu dia, vou preparar um kit de doces pra você”. O kit ainda veio com um bilhete.

Eu me tornei tão fã desse café que hoje não troco pelo concorrente de jeito nenhum. Isso porque, naquele momento, eles me colocaram no centro.

Sabe quem esteve no RD Summit? A Granado – que a gente chamava de marca dos “avós”

Essa foi uma palestra com vários insights ancorados na história da Granado! É interessante pensar que eles conseguiram inovar para captar um novo público, mas sem perder a essência.

A Granado abriu uma sorveteria onde os aromas são dos produtos tradicionais da empresa. Mas que proposta é essa?

Essa ação gerou uma experiência sensorial que fortaleceu a marca na mente do público. Além disso, conquistou a geração mais nova que vêm criando Tik Tok para falar sobre esses sabores novos e gourmetizados da Granado.

Assista ao review 

“A geração Z está pronta para o próximo co-branding

Por falar em co-branding…

Quem aí não sentiu vontade de experimentar a união da Carmed com a Fini? O brilho labial desse collab foi um sucesso de vendas.

Eu confesso que adquiri o de banana e virou um vício, pois o cheirinho é realmente muito bom.

Esses produtos são lançados mirando a escassez, são poucas unidades em poucos pontos de venda. Quem não quer uma edição limitada né?

A união de um produto que não é alimentício com um produto que é alimentício gera curiosidade para cheirar e tocar, principalmente quando você só vê ele através da tela.

Veja este vídeo de um review

O RD Summit ensinou que ouvir histórias pode mudar sua vida
palestras RD Summit
Vou compartilhar uma nota que fiz durante as palestras:

“Se comunicar é muito mais sobre receber, ouvir e conectar-se com as pessoas, e menos sobre falar. É por isso que precisamos ouvir o mundo, nossos amigos e as pessoas que amamos”.

Isso diz muito sobre escuta ativa, ferramenta que nos prepara ainda mais para contar uma boa história.

Na era da Inteligência Artificial, o que nos diferencia não é um conteúdo rápido e eficiente, mas sim uma boa história com começo, meio e fim.

Um bom exemplo disso é a conexão que a nova campanha da NuBank com Matt Leblanc. Para quem não sabe, ele é um famoso ator da série mundialmente conhecida por Friends.

Seu personagem principal dizia “How you Doin?” E esse foi um ativo acrescido para tornar o storytelling poderoso e se tornar uma das campanhas mais assistidas das últimas semanas.

Além da campanha, a NuBank está patrocinando o “Friends Experience”, evento imersivo da série em São Paulo. O que torna toda essa campanha ainda mais próxima e real para os clientes.

A Inteligência Artificial apareceu no RD Summit – e muito!
IA no RD Summit

Por falar em IA, anote a frase em destaque no meu caderno:

“Você não será substituído pela IA, mas por quem a utiliza melhor.”

Marketing é uma disciplina humana. É sobre conectar pessoas e marcas, marcas e pessoas. Marketing é experiência. Nada é mais valioso que as experiências humanas e isso nenhuma IA será capaz de substituir.

Porém, as empresas que souberem integrar a IA em suas estratégias terão vantagem. Isso porque poderão entregar conteúdo relevante e personalizado de forma rápida e eficaz, alinhando tecnologia e criatividade para gerar resultados.

O tempo de produção de conteúdo cai drasticamente – uma tarefa que levaria horas pode ser feita em minutos, oferecendo mais um diferencial competitivo significativo.

Marketing e vendas PRECISAM estar integrados e ponto final.

A palestra do Tiago Gaeta, foi um show à parte. Coordenador de marketing da UniFECAF e vencedor do Prêmio Limitless da RD Station pelo melhor case de marketing e vendas de forma consecutiva, trouxe alguns dados importantes:

  • 36% dos times de marketing não têm metas definidas;
  • 75% das empresas não alcançaram as metas de marketing em 2023 e em 2022;
  • Apenas 15% dos profissionais afirmam que a integração entre marketing e vendas é satisfatória em suas empresas.

Ele trouxe as principais dores do marketing e do comercial, mostrando que os dois setores cada vez mais dependem um do outro, o que deveria ser um motivo para acabarem com as richas e trabalharem juntos.

Enquanto o marketing sente falta de dados comerciais para otimizar campanhas, por exemplo, o comercial reclama da escassez de leads qualificados. Com uma boa organização, é possível melhorar os processos para ambos.

A ativação das marcas foi um espetáculo à parte!

Eu não poderia terminar esse conteúdo sem passar por esse tema. Poucos stands trouxeram o básico como copos coloridos e canetas.

Uma empresa trouxe ursos que representavam a marca e a galera disputou na máquina de captura. O resultado? Uma torcida aglomerada e muita comemoração para os que conseguiam!

Quer mais? Imagine uma parede de escalada sensacional, valendo um curso totalmente gratuito da empresa. Exatamente isso, e todo mundo ficou com vontade de subir!

O Tik Tok criou uma arena de experiências imersivas. A proposta era divertir o público com jogos de memórias, educar com palestras exclusivas dentro de um aquário com fones anti-ruídos e gerar negócios através de um jogo de perguntas e respostas.

Não teve um que não fez um click desse espaço.
Área Tik Tok no RD Summit
A Unimed veio com a iniciativa “mude 1 hábito” no RD Summit. Foi a responsável por diversos pontos de hidratação ao longo do evento. A marca buscou fazer diferença em meio a tanta informação e se fixar como aliada da audiência.
Postos de água Unimed na RD Summit
Claro que a RD Station não poderia ficar fora dessa lista. Afinal, a dona do evento criou um espaço lindíssimo para clientes. A audiência podia se sentir importante: espaço reservado, descanso em puffs, pipoca, café e ainda alguns brindes exclusivos como ecobags, óculos de sol e adesivos criativos.

RD Summit não brinca com o seu coração!

Como transmitir sentimentos através do marketing? O evento soube fazer isso quando finalizou cada dia com chopp liberado e um show surpresa que me fez voltar para as baladas dos anos 2000.

No evento, eles cruzaram informações e viram que haveria muito mais “millennials” no evento. Por isso, decidiram levar atrações como CPM 22, Baile da Favorita, Titãs, Inimigos da HP.

O resultado foi um sentimento gostoso de nostalgia que todos amaram. E que me fez acordar e ficar com vontade de criar essa resenha toda para você ter um pedacinho dessa experiência comigo.

 

RD Summit

Redator Boico
Autor Mariana Taques - Head de Inbound Marketing