Se você possui um negócio fitness como equipamentos, artigos esportivos e suplementos, a pergunta deveria ser “por que não contratar uma agência de marketing esportivo?”.
Afinal, você não vai ao ortopedista para cuidar de uma dor nos olhos. Mesmo que o ortopedista e o oftalmo sejam ambos profissionais da medicina. Então por que ainda não levou seu negócio a um especialista?
O que é marketing esportivo?
O marketing esportivo pode ser considerado o conjunto de ações e estratégias de marketing voltadas para o universo do esporte. Ou seja, ele abrange a promoção de negócios, marcas, eventos e produtos, inclusive a própria prática do próprio esporte.
O objetivo principal do marketing esportivo é utilizar da emoção que já envolve o esporte. Assim, é possível impulsionar a imagem da marca, gerar reconhecimento, criar conexões e aumentar as vendas.
Isso porque já é sabido que esporte e emoção andam lado a lado.
Atletas estão sempre em busca de produtos e serviços que melhorem sua performance. Assim como os entusiastas procuram sempre maneiras de se conectarem e fazerem parte desse universo.
Diferença entre agência tradicional x agência de marketing esportivo
Quando falamos de agências tradicionais e agências segmentadas, a principal diferença está no conhecimento e na experiência com o nicho.
Já se sentiu incompreendido ou sentiu dificuldade de explicar sobre o seu negócio para a agência? Evitar esse problema é uma tranquilidade que a agência segmentada pode oferecer, por exemplo.
Empresas que atuam no segmento de fitness e esportivo enfrentam desafios únicos. E é por isso que requerem estratégias específicas e direcionadas. Dentro de cada nicho, existem particularidades.
- O que conversa melhor?
- Quais ações têm melhor resposta com o público?
- O que está acontecendo no mercado?
- Quais as últimas tendências?
As técnicas do marketing tradicional são usadas dentro do marketing esportivo para emocionar, engajar e cativar o público. Mas se as duas são especialistas em marketing, quais as diferenças na prática?
Conhecimento de marketing esportivo, tendências e comportamentos
Uma agência especializada está inserida no mercado esportivo durante todo seu trabalho. Enquanto uma agência tradicional tem uma visão mais ampla e trabalha com diversos setores, como moda, tecnologia e alimentação.
Essa segmentação diminui a possibilidade de cartela de clientes, mas traz foco exclusivo para entender a fundo as particularidades do segmento.
Por isso, uma agência de marketing tradicional pode não ter uma compreensão profunda do mercado esportivo. Em contrapartida, uma agência de marketing esportivo conhece as últimas tendências, os comportamentos e necessidades do consumidor e as melhores práticas para promover marcas neste mercado.
Redes de contatos e parcerias
Outro ponto importante é a rede de contatos e parcerias de uma agência. Isto é, claro que uma agência tradicional é capaz de avaliar perfis de parceiros e te indicar o melhor caminho.
Entretanto, o tempo e a dificuldade levada para encontrar influenciadores, atletas e marcas do nicho esportivo pode acarretar prejuízos.
Isso porque eles possuirão uma rede de contatos mais genérica, com parceiros e influenciadores de diversas áreas. Enquanto uma agência de marketing esportivo pode facilitar a conexão com patrocínios e eventos que nem mesmo você sabia.
Conhecimento técnico e produtos específicos
Uma agência tradicional terá uma curva de aprendizado maior para entender as especificidades técnicas de suplementos, equipamentos ou a dinâmica dos eventos esportivos.
Por isso, essa demora no entendimento, pode tornar a comunicação imprecisa ou pouco eficaz. Por outro lado, uma agência de marketing esportivo já entende o core de produtos e serviços do mercado.
Isso permite criar conteúdos técnicos e educativos que agregam valor para o público. A agência sabe como destacar os diferenciais dos produtos esportivos, posicionando-os como soluções ideais para o consumidor, por exemplo.
Comunicação assertiva com o nicho
Por estar inserida no mercado, uma agência de marketing esportivo é capaz de criar campanhas personalizadas. Ou seja, usando a linguagem certa e os elementos visuais que ressoam com o público esportivo.
Uma vez que o marketing esportivo fala sobre usar da emoção do esporte para conectar com o público, a linguagem é importante. Certo?
Quais os benefícios práticos de contratar uma agência de marketing esportivo?
Agora que você já entendeu as principais diferenças entre uma agência tradicional e uma especializada, você pode se perguntar “ok, e na prática, o que muda para mim?”.
Por isso, trouxemos alguns benefícios principais:
Ações de marketing esportivo mais ágeis
- Uma agência especializada não precisa de uma grande curva de aprendizado sobre o seu produto;
- Já possui uma cartela de parceiros e contatos importantes;
- Tem conhecimento de eventos e calendários que podem mudar o jogo para o seu negócio;
- É capaz de propor campanhas e comunicação mais assertivas, gerando resultados mais rapidamente.
Maior adequação ao público
- Conhece as paixões e exigências comuns ao público;
- É capaz de sugerir campanhas e lançamentos que resolvam dores comuns aos clientes, por exemplo;
- Possui um leque de comunicação direcionada para conectar com as dores e emoções desse público.
Por dentro das tendências do marketing esportivo
- Acompanha a evolução do mercado e as novas modalidades;
- Te informa das mudanças na preferência do consumidor e demais movimentações;
- Está atualizada das tecnologias e adapta as estratégias para manter sua marca à frente.
Mais tranquilidade em ter o seu negócio compreendido
- Menor curva de aprendizagem;
- Compreensão e sugestão de conteúdos que eduquem o público sobre o seu produto;
- Conhecimento de mercado e dificuldades do setor.
Quando contratar uma agência especializada em marketing esportivo?
Mas qual é o momento certo de contratar uma agência especializada? Conheça algumas situações em que essa escolha pode fazer a diferença:
- Lançamento de produtos esportivos;
- Organização e divulgação de eventos esportivos;
- Campanhas pontuais para acelerar as vendas;
- Acelerar o faturamento da empresa;
- Expansão Internacional;
- Patrocínios esportivos e parcerias estratégicas.
Como a BOICO® se tornou uma agência segmentada no marketing esportivo?
É claro que a BOICO® não nasceu assim. Começamos como toda agência: generalistas.
Mas então o que virou essa chave? Paixão e experiência, são as palavras que definem.
Experiência porque, com um ex-coach de CrossFit como CEO, a BOICO® fez parte da abertura e aceleração de mais de 150 boxes de cross training pelo país. E uma coisa puxa a outra, certo?
Logo já estávamos inseridos em um ecossistema completo com atletas, empreendedores, empresas e eventos. Mas algo estava nos incomodando…
Como um mercado que traz qualidade de vida real para as pessoas tinha tão pouca visibilidade? Isso não estava certo.
Entendemos que faltava profissionalização. E é aí que entra nossa paixão. Escolhemos abraçar esse mercado e fazer dele a nossa missão: profissionalizar e impulsionar negócios para que cada vez mais pessoas sejam impactadas!
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