O mercado está em constante evolução, mas isso não significa que seja fácil para uma empresa fitness alcançar o sucesso. Para as empresas desse setor, as dificuldades variam desde de processos comerciais a faturamento estagnado.

Suas vendas mensais deram uma freada e você não sabe como reverter? Neste artigo, vamos explorar os quatro principais desafios enfrentados pelas empresas fitness.

Aproveite o conteúdo!

O que classifica uma empresa fitness?

Empresa fitness é aquela que tem seu foco em promover saúde, bem-estar e condicionamento físico. Seja ela do nicho esportivo ou wellness, por exemplo.

Esse tipo de empresa pode operar em diferentes setores da economia:

  • Academias;
  • Estúdios de yoga;
  • Centros de pilates;
  • Lojas de suplementos;
  • Lojas de equipamentos e maquinários;
  • Marcas de roupas esportivas e/ou acessórios;

A lista é longa e inclui até mesmo empresas de tecnologia que desenvolvem aplicativos de treino e monitoramento de saúde. Mas o objetivo central de uma empresa fitness é oferecer produtos ou serviços que incentivem o estilo de vida saudável, proporcionando ferramentas e recursos para o aprimoramento físico e mental dos seus clientes.

Os 4 principais desafios enfrentados por uma empresa fitness

Reunimos quatro dos principais desafios que vimos empresas fitness enfrentarem ao longo do ano. Quer conferir sugestões de como superá-los?

1 Faturamento estagnado

Muitas empresas fitness, especialmente academias, boxes e estúdios, enfrentam dificuldades para manter um crescimento constante de faturamento. Isso porque a sazonalidade no setor e a dependência de assinaturas recorrentes podem deixar o faturamento congelado em certos períodos.

Porém, esse não é um mal exclusivo de negócios físicos: e-commerce também enfrenta esse desafio! Alguns clientes chegam à BOICO com dificuldade de atingir ou superar os 100 mil ou 150 mil de faturamento.

Esse fator limita o fluxo de caixa e a possibilidade de expansão. Então, como contornar?

Uma boa solução para combater o faturamento estagnado é trabalhar com estratégias de inbound marketing e régua de e-mails. Implementar uma régua de comunicação pode ser fundamental para manter contato com clientes em potencial e fidelizar os já existentes.

Por exemplo, uma agência especializada pode criar campanhas de e-mails que segmentam o público por diferentes fases da jornada do cliente, como e-mails de boas-vindas, lembretes de renovação, e-mails com ofertas de fidelização e convites para eventos exclusivos.

Com boas estratégias de inbound marketing, sua empresa pode:

  • Aumentar o Lifetime Value dos clientes;
  • Alcançar novos públicos;
  • Melhorar as taxas de conversão;
  • Aumentar a retenção e fidelização do cliente.

2 Falta de processos comerciais e de vendas

O desafio de não possuir processos comerciais bem estruturados é uma grande barreira. Isso porque pode comprometer o desempenho das vendas e a eficiência no atendimento aos clientes.

É importante contar com estratégias de captação bem definidas. Assim como integração entre os times de marketing, atendimento e vendas.
Coletar dados dos leads para uma base de CRM também é muito importante para que as oportunidades de vendas não sejam perdidas e sejam exploradas ao máximo.
uma empresa fitness precisa de informações sobre o cliente
Leia também: Como aprender com negócios fitness de sucesso?

3 Baixa retenção de clientes

No setor fitness, é comum que os clientes iniciem seus planos com entusiasmo, mas abandonem a frequência com o tempo. Esse baixo índice de retenção pode prejudicar a estabilidade financeira e o crescimento das empresas.

Mas calma, tem solução!

A retenção pode ser trabalhada de várias formas, e uma delas é com o uso de automação e CRM. Uma agência de marketing especializada pode configurar campanhas de nutrição, com e-mails de incentivo para que o cliente continue frequentando o espaço e para lembrá-lo dos benefícios dos serviços.

Conteúdos multimídia com dicas de treino, acompanhamento de progresso e desafios sazonais, que ajudam a manter a motivação e a frequência.

Além disso, a personalização do serviço também ajuda na retenção. Mostrar ao seu cliente que ele foi visto e ouvido pode reduzir significativamente a taxa de cancelamento e aumentar a satisfação dos clientes. Ou seja, maior estabilidade financeira para a empresa.

4 Dificuldade em destacar a empresa fitness no mercado

Com o crescimento do setor fitness, a concorrência também aumenta. Para se destacar, é necessário que a empresa construa uma identidade forte e única que comunique seus valores e diferenciais de forma clara.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil para a empresa fitness.

Em muitos casos, ela foi idealizada por alguém apaixonado pelo setor ou um profissional do nicho fitness. Ou seja, o dono é alguém que conhece profundamente da sua área de atuação, mas muito pouco sobre branding e marketing.

Uma agência especializada pode ajudar a empresa fitness a se posicionar corretamente no mercado, construindo uma identidade visual marcante e uma comunicação alinhada com o perfil do público-alvo.

Isso pode incluir a criação de uma marca visual impactante, produção de conteúdos relevantes para blogs e redes sociais, além de estratégias de SEO e campanhas pagas que aumentem a visibilidade.

Não se preocupe, com as estratégias certas e o apoio de uma agência de marketing especializada, é possível superar os desafios e alcançar um crescimento sustentável.

Faz sentido pra você?

Somos uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte sempre conosco para tornar a sua jornada mais fácil e eficaz!

Redator Boico
Autor Daniel Boico - Founder BOICO e Head de Negócios