A concorrência no mercado de e-commerce de artigos esportivos está cada vez mais acirrada. Para se destacar, é essencial adotar estratégias eficazes que possam aumentar o faturamento da sua loja online.

Seja você é empreendedor, dono de loja ou está começando sua marca, confira como otimizar seu e-commerce, captar mais clientes e, consequentemente, impulsionar as suas vendas.

6 DICAS para vender mais no seu e-commerce de artigos esportivos

Aumentar o seu faturamento é uma preocupação constante. Se você já pesquisou sobre o assunto, deve ter encontrado muitas dicas e estratégias – e até colocado algumas em prática.

Então, que tal simplificarmos?

(1) A experiência do usuário (UX) de artigos esportivos importa

Se todos nós já vivemos em um ritmo acelerado, o público de atletas é ainda mais acostumado à velocidade! A experiência dentro do e-commerce é um dos fatores mais cruciais para garantir que os visitantes do seu site se tornem clientes.

Mas como melhorar?

✅Velocidade de carregamento

Um site lento pode frustrar os usuários e fazê-los desistir da compra. Otimize as imagens, as fontes e reduza os plugins desnecessários.

Utilize também uma hospedagem de qualidade para garantir que o seu e-commerce carregue rapidamente.

✅Design responsivo: desktop x mobile

Certifique-se de que o site funcione perfeitamente em todos os dispositivos. Acesse de computadores, tablets e smartphones (Android e iOS). Um design responsivo aumenta as chances de retenção de usuários e melhora a experiência de compra.
design responsivo para e-commerce de artigos esportivos
Muitas vezes você sofre para entender qual o problema com o produto, quando na verdade o cliente apenas não consegue abrir ou ler!

✅Facilidade de navegação pelos artigos esportivos

É fácil se encontrar no seu site ou você só está acostumado? Mantenha o menu de navegação simples e organizado, com categorias claras e uma função de pesquisa eficiente.

Isso ajuda o cliente a encontrar rapidamente o que está procurando, sem se perder no site.

(2) Ofereça conteúdos de valor sobre artigos esportivos

Entenda que seus clientes pesquisam sobre o produto antes de comprar. Muitas vezes, eles estão ainda na fase inicial de busca, entendendo suas necessidades.

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia excelente para atrair visitantes e convertê-los em compradores.Se você conseguir oferecer as informações que ele precisa e tirar suas dúvidas, já terá cativado sua atenção!

Se você tem um e-commerce de suplementos esportivos de qualidade como Whey Protein e pastas de amendoim, precisa considerar artigos ensinando como usar o produto, receitas e respostas às dúvidas comuns dos clientes.

✅Blog sobre artigos esportivos

Considere criar artigos que abordam tópicos relevantes para o seu público. Por exemplo: dicas de treino, como escolher o melhor equipamento para cada esporte, os benefícios de determinados produtos.

Essa estratégia atrai visitantes orgânicos através de pesquisas no Google e educa seus clientes, ajudando-os a tomar decisões de compra mais informadas.

✅Tutoriais e vídeos demonstrativos

Por que não pensar em uma estratégia multiplataforma? Se o seu cliente já procura review e tutoriais sobre os produtos, seja você a oferecer essa informação!

Essa estratégia torna o seu e-commerce mais dinâmico e aumenta o tempo de permanência no site, além da taxa de conversão.

✅E-books ou guias com os artigos esportivos

Seu produto pode ser fácil de usar ou ser uma tecnologia completamente nova no mercado. Quais materiais você pode oferecer para melhorar a experiência e agregar valor para seu cliente?

Ofereça conteúdos ricos, como e-books ou guias detalhados, que possam ser baixados com cadastro do e-mail. Além de capturar leads, isso ajuda a posicionar a sua marca como referência no setor de artigos esportivos.

(3) Melhore o seu SEO

Seach Engine Optimization, SEO, é uma estratégia fundamental para posicionar seu e-commerce no Google. Sabe como fazer isso?

✅Palavras-chave em todos os artigos esportivos

Utilize palavras-chave relevantes, como “artigos esportivos”, em todo o seu site. Isso inclui descrições de produtos, títulos de páginas, URLs, e conteúdo do blog.

Mas cuidado! Faça isso de maneira natural, evitando o excesso para não ser penalizado pelos algoritmos de busca.

✅Meta descrições e títulos otimizados

Cada página do seu site deve ter uma meta descrição e um título otimizado que sejam atraentes e contenham as palavras-chave principais. Isso melhora o CTR (Click-Through Rate) nas páginas de resultados de busca.

✅Imagens devem ser otimizadas também

Poucas pessoas se atentam a isso, mas suas imagens também carregam poder no SEO. Adicione tags e Alt text que descrevam o produto e tenha palavras-chave importantes.

Isso porque, você ajuda seu site na indexação do Google Imagens e aumenta a visibilidade dos seus artigos esportivos.

(4) Ofereça incentivos para que o cliente finalize a compra dos artigos esportivos

Oferecer incentivos pode ser uma estratégia eficaz para converter visitantes em clientes e aumentar o ticket médio das compras. Não quer dizer que você precise promocionar o seu produto o tempo todo.

Algumas ocasiões importantes são:

  • Incentivo de primeira compra;
  • Datas importantes para o negócio;
  • Carrinhos abandonados;
  • Remarketing.

Ofereça descontos especiais para primeiras compras, cupons para compras acima de um determinado valor ou promoções de tempo limitado. Essas ações criam um senso de urgência e motivam o cliente a comprar.

O frete grátis é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra online. Se possível, ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor.

Crie programas de fidelidade onde os clientes possam acumular pontos a cada compra e trocá-los por descontos ou produtos. Isso incentiva a repetição de compra e fideliza o cliente.

(5) Utilize ferramentas de automação de marketing

Use a tecnologia e as estratégias de marketing a seu favor! Automação de marketing é essencial para escalar as operações do seu e-commerce e manter o relacionamento com seus clientes de forma eficiente.

✅E-mails personalizados de artigos esportivos

Envie e-mails personalizados com recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente ou na navegação no site. E-mails de carrinho abandonado também são uma ótima estratégia para recuperar vendas perdidas.

✅CRM

Utilize um sistema de CRM, Customer Relationship Management, para acompanhar o comportamento dos clientes. Assim, é possível segmentá-los e criar campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes.

Acompanhe esse cliente, nutrindo de conteúdos de valor e mantendo ele com um relacionamento próximo com as newsletters.

✅Capriche no remarketing

Anúncios de remarketing ajudam a reengajar visitantes que não completaram uma compra. Isso porque exibe anúncios específicos para esses usuários enquanto eles navegam em outros sites ou redes sociais.

Ofereça motivos para que o cliente retorne como cupons e brindes ou apresente novos argumentos. Nessas horas, é importante pensar nas etapas do funil de vendas.

(6) Esteja em diversos canais de venda!
estratégia para e-commerce de artigos esportivos: estava em vários canais

Seu e-commerce ou site principal, não precisa ser seu único canal de vendas e comunicação. Há empresas que apostam em um site completo e informativo, mas com a finalização da venda através de atendimento consultivo, como a Inovary Pisos.

Outros e-commerces, que trabalham com vestuário e acessórios ou possuem um porte maior de operação, contam com sites onde o cliente pode finalizar a compra na própria plataforma. Como é o caso da INVICTUS Training Division.

Considere expandir suas vendas para outras plataformas para alcançar um público maior.

✅Marketplaces

Considere listar seus produtos em marketplaces como Amazon e Mercado Livre, que têm um grande tráfego de clientes em potencial. Essa pode ser uma forma rápida de aumentar as vendas.

✅Redes Sociais

Use o Instagram Shopping, Facebook Shops e outras funcionalidades de e-commerce em redes sociais para vender diretamente nas plataformas onde seu público passa a maior parte do tempo.

✅Lojas de artigos esportivos

Se você é dono de uma marca de suplementos, equipamentos ou vestuário, considere trabalhar o B2B. Ou seja, feche negócio com lojas físicas de artigos esportivos para revender o seu produto e fortalecer sua marca.

✅Parcerias e colaborações

Colabore com influenciadores do mundo esportivo ou outros e-commerces complementares para promover seus produtos e alcançar novas audiências.

Faz sentido pra você?

Aumentar o faturamento do seu e-commerce de artigos esportivos requer uma combinação de estratégias bem planejadas e executadas. Cada passo pode contribuir para impulsionar as vendas e o crescimento do seu negócio.

Espero que ao aplicar essas dicas, você fique mais preparado para enfrentar a concorrência e levar o seu e-commerce ao próximo nível!

A BOICO® é uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Redator Boico
Autor Mariana Taques - Head de Inbound Marketing