O marketing de influência se tornou uma das ferramentas mais fortes no marketing digital. É uma forma das marcas fitness, que desejam se conectar e engajar com o público, conseguirem atenção.

Afinal, influenciadores possuem autoridade e alcance junto a comunidades específicas. Ou seja, ajudam empresas a atrair mais clientes e a impulsionar vendas.

Se você ainda não se perguntou qual a importância do marketing para nossa economia. Saiba que ele é um motor vital para a economia global.

Mas como fazer?
Como escolher os influenciadores?
Quais estratégias devo usar?

O que é marketing de influência?

Esse braço do marketing é uma estratégia que envolve parcerias com criadores de conteúdo – influenciadores. Ele é usado principalmente para promover produtos, serviços ou marcas.

No nicho fitness, isso pode incluir atletas, treinadores, médicos, profissionais da saúde ou “personalidades digitais”. Com certeza você já viu por aí algum conteúdo relacionado a estilo de vida saudável, treinos e alimentação.

Muitos atletas, por exemplo, prestam esse serviço em troca de patrocínio.

Ao trabalhar com influenciadores, sua marca pode aproveitar a confiança que o público já deposita neles. Assim, aumentando as chances de engajamento e conversão.

44% dos brasileiros toma decisões de compra com referência em influenciadores digitais.

Quais os benefícios do marketing de influência no nicho fitness?

O mercado fitness é amplamente visual e comunitário. Por isso, o marketing de influência se torna uma estratégia tão poderosa.

  • Aumento da visibilidade
  • Engajamento direcionado
  • Geração de prova social
  • Maior conversão

Os influenciadores possuem públicos engajados e dedicados, proporcionando um grande alcance de marca. Se eles compartilham valores e interesses semelhantes aos de sua empresa, criam conexões mais genuínas com seu público-alvo.

Quando um influenciador confia e recomenda sua marca, os seguidores são mais propensos a confiar no produto também. Por isso, parcerias estratégicas com influenciadores podem transformar seguidores em clientes, impactando diretamente no faturamento.

“Ótimo, então é só contratar vários influenciadores?” Não! É preciso ter atenção.

Como escolher bem a parceria?

Escolher o influenciador certo é essencial para o sucesso da estratégia. Não basta optar por quem tem milhões de seguidores – é preciso analisar cuidadosamente se o influenciador representa a essência da sua marca.

Uma parceria mal pensada pode gerar falta de conexão com o público ou até mesmo afetar negativamente a reputação da empresa. Por isso, um bom influenciador é aquele que:

  • Tem um público alinhado com o da sua marca.
  • Produz conteúdo autêntico e relevante para o nicho fitness e esportivo.
  • Possui uma boa reputação e engajamento verdadeiro.

Lembre-se, ter muitos seguidores não é o mesmo que ter grande influência. Não é o tamanho da audiência que importa, mas sim a relevância e a conexão que o influenciador tem com o público.

marketing de influência com treinador profissional Paulo Prass
O que preciso saber para escolher os influenciadores certos?

Para ajudar você a selecionar os parceiros ideais, separamos alguns pontos importantes.

Conheça o público do influencer

Certifique-se de que os seguidores dele correspondem ao perfil do seu cliente ideal. Avalie a faixa etária, interesses e localização geográfica, por exemplo.

Se o público de uma influenciadora é todo de Recife, não adianta chamar ela para divulgar seu estúdio no Rio Grande do Sul, né?

Analise o tipo de conteúdo produzido

Verifique se o influenciador já trabalhou com marcas semelhantes à sua antes, qual o estilo de comunicação e a qualidade dos posts.

Marcas leves que utilizam do humor, podem se unir com influenciadores que produzem conteúdos engraçados. Mas o mesmo não faria sentido para uma marca de personalidade séria ou luxuosa.

Acompanhe o engajamento

Curtidas e comentários são importantes, mas atenção: o engajamento precisa ser genuíno. Desconfie de perfis com muitos seguidores e pouca interação.

Defina expectativas claras

Antes de fechar uma parceria, alinhe as entregas esperadas. Essa é uma dificuldade comum das empresas: não combinam número de posts, stories ou vídeos, e reclamam da baixa entrega.

Além disso, prazos e métricas de acompanhamento também devem estar em jogo. Cada influenciador pode ter um link de direcionamento para o seu site, por exemplo.

Então, em vez de somente cupom de desconto – que podem ser passados ou encontrados facilmente – você pode rastrear quantas pessoas estão chegando ao seu negócio através daquela parceria!” Daniel Boico – Founder BOICO e Head de Negócios

3 dicas para potencializar sua estratégia de marketing de influência

  • Monitore os resultados: use ferramentas de análise para acompanhar o impacto da parceria e o ROI (Retorno sobre Investimento).
  • Diversifique formatos: experimente diferentes tipos de conteúdo, como vídeos, reels, lives ou postagens com desafios.
  • Estabeleça parcerias de médio prazo: parcerias contínuas reforçam a credibilidade da marca, mas é preciso entender quando o público saturou.

Faz sentido para você?

Na BOICO, ajudamos empresas fitness a planejar e executar campanhas com influenciadores, garantindo que você tenha resultados reais. Vamos levar sua marca ao próximo nível? Entre em contato e saiba mais!

Redator Boico
Autor Lorrayne Santos - Head de Redação e Copywriting