Patrocínio para atletas: como gerenciar sua carreira

patrocínio de atletas

Se você é atleta, influenciador ou gestor, já esbarrou nos desafios de conseguir patrocínio das marcas. A concorrência é alta, as empresas podem ser exigentes ou talvez você não tenha um “tato” comercial.

Mas será que é tão difícil assim?

Decidi compartilhar com vocês algumas dicas importantes sobre os patrocínios das marcas e como funciona esse universo para você se preparar melhor!

Patrocínio de atletas para competições

Na BOICO®, fazemos a gestão de várias empresas, seja comunicação, estratégia e orçamento. E é comum que, próximos a competições, os atletas bombardeiem os e-mails e todas as formas de contato em busca de conseguir apoio dessas empresas para essas competições.

Quer um exemplo? Recebemos inúmeras mensagens após a Semifinal CrossFit Copa Sur, com atletas classificados para o CrossFit Games que precisavam de apoio para fazer essa viagem aos EUA.

O problema é que a distância entre a semifinal e o Games é de pouco mais de dois meses. O atleta espera que a nesse tempo possa criar um relacionamento com uma marca, fechar acordos de entregas, assinar contratos, ganhar uma estratégia desenhada para que a empresa possa explorar sua parceria da melhor forma e, claro, que a marca tenha valor em caixa de sobra para levá-lo à competição.

Para entender o porquê disso não ser realista, precisamos entender como as marcas escolhem para quem irá o patrocínio.

Como as marcas definem o patrocínio?

Uma empresa de médio e grande porte possui um planejamento anual estratégico, com orçamento total definido. Isso significa que no ano anterior, a empresa já sabe qual será a verba total destinada ao setor de marketing por exemplo.

Dentro desse planejamento, a empresa divide seu orçamento para cada ação que será executada. Todo setor é responsável por respeitar e manter-se dentro dos limites, do contrário a conta ficaria “no vermelho”.

Com esse contexto, não fica difícil de entender o porquê você precisa se planejar também, certo?

Se você deseja conseguir o patrocínio de uma marca, é preciso pensar a longo prazo e buscar construir um relacionamento com antecedência.

4 dicas para você atleta conseguir um patrocínio

O movimento crescente no mercado fitness e esportivo trouxe cada vez mais atletas para o foco da mídia. E isso é excelente! É bom para as empresas, para o comércio, para o esporte e para os próprios atletas que podem se dedicar em fazer o que amam.

Porém, é preciso planejamento!

Haja com antecedência

Decidiu que brigará pela vaga de um campeonato? Comece! Você não tem como saber se conseguiria alcançar esse objetivo, mas mesmo assim você cumpre o planejamento de treinos.

Com a busca por patrocínios é a mesma coisa. Comece a construir esse relacionamento com as marcas desde antes, deixe claras as suas intenções e objetivos para o ano.

Mostre valor do patrocínio

Empresas não são unicamente interesseiras e nem puramente caridosas, o relacionamento precisa ter valor para ambas as partes!

O passo básico é definir o que você pode entregar para essa empresa.
Você irá criar conteúdos?
Sua competição te confere entrevistas em outras mídias?
Você é influente no seu nicho?
Pretende oferecer exclusividade?

São exemplos de perguntas que você pode elaborar respostas dentro do seu planejamento. Melhor ainda se você possuir uma estratégia de parceria e já chegar com uma proposta de negócio para a marca.

Procure marcas alinhadas com o seu esporte ou nicho

Pode até ser que você consiga que a padaria do bairro te ajude a realizar uma viagem, mas empresas de médio e grande porte buscam alinhamento com seu mercado na hora de investir.

Pense não somente em empresas do nicho fitness e esportivo, mas marcas que tenham propósito e valores alinhados com a sua missão como atleta.

Bruna Stolf - atleta da Boico Talents - agência de marketing fitness e esportivo

Tenha um portfólio profissional

Nesse ponto eu costumo ouvir muito: “Mas Boico, eu só são atleta, o que vou colocar em um portfólio?”. Acredite, é possível se apresentar de maneira profissional independente da sua quantidade de trabalhos.

A forma como você irá se mostrar para a empresa dirá muito sobre como ela vai enxergar você como um profissional que cumpre suas promessas ou não.

Faz sentido pra você?

Entenda que a grande maioria das negativas não tem a ver com um problema pessoal da empresa com você. Se você passar a se planejar melhor e entregar um pouco mais de profissionalismo nas suas abordagens, conseguirá resultados muito melhores!

A BOICO® é uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Redator Boico
Autor Daniel Boico - Founder BOICO e Head de Negócios Fitness e Esportivo