Você entendeu a oportunidade desse mercado em crescimento e decidiu abrir o seu próprio centro de treinamento, academia ou box. É então que você percebe os desafios que cercam a gestão de academia.

Para empreendedores nesse setor, os processos de gestão são fundamentais para o sucesso do negócio. Administrar uma academia envolve etapas desafiadoras que vão desde a gestão financeira ao aprimoramento do atendimento ao público.

Quer conferir 5 dicas essenciais para alcançar o sucesso no seu empreendimento? Acompanhe este artigo!

O que é gestão de academia e porque o seu negócio precisa

A gestão é o coração da sua academia e ela é composta pelo controle dos principais aspectos que mantêm o negócio funcionando!

Eles incluem desde operações diárias ao planejamento de longo prazo, contando com etapas como:

  • Fluxo de caixa e análise financeira;
  • Captação de alunos e prospecção de crescimento;
  • Metas e indicadores;
  • Coordenação de funcionários;
  • Programação de aulas;
  • Atendimento ao cliente.

É claro que não existe uma fórmula padrão de gerenciamento. Cada empresa encontra suas particularidades de acordo com sua cultura, seu tamanho e quantidade de profissionais, por exemplo. Mas existe um fator comum a todas elas: o desejo pela geração de lucro.

Seja para uma grande unidade, pertencente a uma rede de franquias, ou para um box independente, a boa gestão é essencial para garantir o faturamento saudável e crescente da empresa!

Definir os processos de gestão permite que você acompanhe as métricas e KPIs, controle a receita, entenda as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Enfim, tenha informações suficientes para não somente prever riscos, mas traçar a melhor estratégia para o crescimento.

Os processos da parte administrativa da gestão de academia

Agora que você já entendeu a importância, pode estar se perguntando: mas quais são as etapas que preciso ter no meu processo de gestão administrativa? Vamos lá.

  • Financeiro. Aqui você pode englobar os valores a receber e a pagar, o fluxo de caixa, a manutenção preventiva e compra de equipamentos, a reserva para emergências, os impostos, o ticket médio e o custo de aquisição.
  • Acesso de profissionais e alunos.
  • Controle de mensalidades, planos, recorrências e inadimplência.
  • Calendário de aulas, datas comemorativas e sazonalidade.
  • Planejamento macro e micro do negócio.
  • Capacitação e inovação de profissionais do quadro.
  • De acordo com a proporção e cultura da sua empresa, esses fatores podem crescer ou até mesmo se adaptarem, a exemplo de academias que oferecem serviços de plano de treinos personalizados ou diferentes modalidades em um mesmo ambiente.

Use o conhecimento sobre o seu negócio a seu favor!

5 dicas práticas para aplicar na gestão de academia

Depois de escanear seus processos de gestão, que tal conferir algumas dicas práticas para aplicar no seu negócio?

Olho na sua precificação

Na hora de fazer a análise financeira da sua gestão de academia, não esqueça que a sua precificação precisa ser correta e baseada no seu próprio negócio. Quais são seus gastos mensais? Qual o número máximo de alunos que sua academia comporta? Que tipo de serviços você oferece? Tem um valor agregado? Qual o poder aquisitivo da sua região?

Essas são algumas perguntas que você precisa responder antes de definir o seu preço. Então nada de cair no erro de se basear pela academia concorrente, ok?

Esteja atento às tendências

Se você não quer que o seu negócio fique obsoleto, precisa prestar atenção às tendências de mercado e, principalmente, disposto a se adaptar! 

O mercado fitness está sempre evoluindo: HIIT, fortalecimento, funcional, treinos para a terceira idade, dança. Na hora de traçar seu planejamento, pesquise e ouça as tendências do mercado para entender o que pode fazer sentido para o seu negócio e representar uma oportunidade de crescimento.

Faça um bom planejamento

O planejamento estratégico é o alicerce de qualquer negócio bem-sucedido. Seja ele um plano macro, como um planejamento anual do box, ou micro, precisa incluir metas claras, métricas de avaliação e marketing sólido.

O planejamento será uma espécie de guia para direcionar suas ações e definir as prioridades de investimento. Investimento, sim! É necessário ter , dentro da sua gestão de academia, uma sequência de investimentos prévios com o objetivo de manter o negócio funcionando e escalonando o faturamento.

Um bom exemplo disso é o investimento em educação, não só para os professores e coaches, mas para você que está no gerenciamento. Busque conhecimento em gestão, una forças com pessoas que possuem experiência neste nicho. 

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Estratégias de marketing são cruciais

Alcançar uma boa gestão de academia, não exclui a necessidade de integrar estratégias sólidas de marketing para aumentar seu número de clientes e expandir seu negócio. 

Uma boa estratégia pode evitar não somente erros comuns na criação de uma campanha de marketing, mas também direcionar seus esforços ao público verdadeiramente interessado e aprimorar seu investimento.

Prepare-se para a sazonalidade

Você pode ter uma empresa consolidada e possuir um público fiel, ainda sim estará diante da sazonalidade. As academias têm movimentos sazonais de alunos e isso é um fato. 

O que você pode fazer é planejar-se de acordo com esse conhecimento. Prepare seu orçamento de forma a projetar os gastos e ganhos para cobrir os meses de menor fluxo e manter o seu caixa sempre no azul.

Faz sentido para você?

Espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar dicas úteis que podem ser aplicadas agora mesmo na sua gestão de academia. Aqui na Boico temos um time de especialistas pronto para ajudar você a traçar as melhores estratégias de marketing e relacionamento. 

Conte conosco e venha fazer parte do maior ecossistema fitness do país! 

Autor Daniel Boico