Você já parou para pensar em todos os benefícios de fazer um planejamento anual da sua empresa? Além de ser uma excelente solução para entender quais são as suas metas e prioridades ao longo do ano, você terá muito mais controle do negócio ao acompanhar esse planejamento.
Como fazer um planejamento anual?
Sem o planejamento correto e ideal, nada prospera. E para ajudar você, preparamos um pequeno guia para que o planejamento anual do seu box seja um verdadeiro sucesso.
Vamos lá?
1. Entenda o propósito do seu negócio.
Muito se fala sobre propósito, valores e crenças de um negócio, mas você sabe de fato qual o propósito do seu negócio? O que faz ele existir? O que faz dele único?
Por exemplo, o propósito do seu Box pode ser “transformar vidas através das atividades físicas” ou “treinar atletas para se tornarem profissionais”.
Seja qual for, é preciso que você tenha um raio-x da sua empresa, com todos os pontos claros e bem definidos, para então começar a traçar as metas. Será muito mais fácil se o seu propósito estiver claro!
2. Como você quer ser reconhecido?
Quando você entende qual é o seu propósito, passamos para o segundo ponto: como você quer ser visto pelos seus alunos, clientes, colaboradores e parceiros?
Seu objetivo é ser reconhecido como o box mais luxuoso da região? Com a estrutura mais completa? Ou aquele que tem o melhor preço? Talvez o que oferece o melhor atendimento individualizado para cada aluno?
Decida como você quer ser visto, mire todo o seu foco para isso e acerte! Quando você entender o qual o seu diferencial, você deve investir toda a sua energia nisso. E no seu planejamento anual, esse caminho deve entrar!
Se você deseja ser referência em espaço físico, planeje mudanças na sua estrutura ao longo do ano! Entenda o que é possível de fazer e desenhe esse plano.
3. Defina os pontos fortes e pontos fracos do seu negócio
Você já ouviu falar em análise de SWOT? Essa é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Essa ferramenta vai ajudar você a avaliar os ambientes interno e externo de uma empresa, formulando táticas para otimizar o seu desempenho no mercado.
Além disso, com esses pontos claros sobre o seu negócio, sua atuação será mais segura diante dos desafios que surgem no caminho do seu negócio. Com uma análise SWOT bem feita, será possível encontrar o que pode ser melhorado e o que pode ter sequência. O que nos leva ao próximo passo.
4. Defina suas metas
Depois que você entende o que precisa fazer pelo seu negócio chegou o momento de definir a sua meta.
O que você espera? Qual aumento você espera no seu faturamento? Quantos novos alunos você precisa alcançar para chegar a esse número? Quais mudanças internas você deseja? Quanto você precisa para isso?
São muitos os números que você precisa ter alinhado e definido no seu planejamento. Por isso, lembre-se de entender todo o cenário que você deseja alcançar e o que você precisa fazer para chegar lá.
Para facilitar, projete suas metas a cada 3 meses. Assim você terá pequenas metas ao longo do ano, para conquistar o seu objetivo completo ao longo de 12 meses.
5. Defina todas as suas ações dentro do planejamento anual
Ainda no planejamento você precisa entender quais serão as suas ações.
Então vamos lá! Se você tem o objetivo de se tornar referência na região como um box completo com os melhores equipamentos, talvez você precise de um local maior, com variedade de equipamentos e qualidade dos coaches.
Tudo isso pode acontecer ao longo do ano. Se você já tem uma reserva em caixa, invista em uma primeira mudança. Depois, você pode talvez investir em campanhas de marketing para atrair novos alunos. O que faz com que um novo capital entre, para novas mudanças.
Não tenha pressa, tenha coragem! Faça de forma gradual e seguindo o seu planejamento. Tudo dará certo.
Agora, é o momento de colocar em prática tudo o que falamos aqui. Planejamento é isso! Se você tiver alguma dúvida comente aqui.
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