Se você já tem um negócio de suplementos, sabe que o mercado fitness é altamente competitivo. Por isso, se destacar entre as inúmeras opções disponíveis exige mais do que produtos de qualidade, é preciso adotar estratégias eficientes para atrair e fidelizar clientes.

Quer aprender algumas táticas comprovadas para aumentar suas vendas de suplementos?

Veja desde o uso inteligente do marketing digital até a criação de uma marca forte e relevante agora!

O mercado de vendas de suplementos alimentares

O mercado de suplementos alimentares tem crescido significativamente. Isso porque foi impulsionado pelo aumento da demanda por produtos que promovam saúde e bem-estar.

Para se diferenciar, é preciso entender a fundo o seu público e as tendências do mercado. Diferentes suplementos impactam diferentes públicos, você sabe qual é o seu?

Oferecer suplementos que se alinhem com as expectativas dos consumidores pode ser o seu grande diferencial. Produtos clean label e veganos, por exemplo, estão ganhando destaque por suas fórmulas transparentes e ingredientes naturais de alta qualidade.

A verdade é que o mercado está em crescimento, não saturado. Existe uma ampla margem de público para ser trabalhada.
o boom do mercado das vendas de suplementos
Você sabia que, segundo Ministério da Saúde, 59% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que faz uso de suplementação?

Já os buscadores do Google revelaram que a hashtag #creatina teve um crescimento de busca de mais de 30%. Superando o já estabelecido Whey Protein.

A verdade é que a mudança na consciência e comportamento do consumidor quanto à importância do cuidado com a saúde e o bem-estar é clara. Não é sobre corpo bonito apenas, mas preocupação com saúde, nutrição, sono, produtos naturais e mindfulness.

5 estratégias para impulsionar suas vendas de suplementos

Você já entendeu que existe espaço no mercado para crescer. Vamos ver algumas estratégias?

1 Eduque seus clientes

Educar seus clientes sobre os benefícios dos suplementos é uma ótima forma de aumentar a confiança. Por sua vez, aumentar as vendas.

Por isso, ofereça informações detalhadas sobre como os suplementos podem melhorar a saúde e o desempenho físico. Ensine como usar, quando usar, quais as diferenças, em quais treinos se aplicam, etc.

Se o seu diferencial está na qualidade e não no preço, essa etapa se torna ainda mais importante! Você precisa explicar porque os benefícios deveriam pesar na escolha final do cliente.

Use blogs, vídeos, posts, e-mails informativos e webinars para compartilhar conhecimento e se posicionar como uma autoridade no assunto. A Xtratus, por exemplo, investe fortemente na educação dos seus clientes, o que fortalece a percepção de valor dos seus produtos.

2 Atenção à EXPERIÊNCIA durante as vendas de suplementos

Qual a experiência de compra que o seu cliente tem? Para começar, você precisa saber responder essa pergunta.

No mercado competitivo de suplementos, a experiência do cliente é um diferencial crítico. Se você usar um e-commerce de artigos esportivos ou somente vendas de suplementos, precisa se atentar:

Ofereça uma navegação simples e rápida;
Descreva detalhadamente os produtos, com palavras-chave e tutoriais;
Utilize imagens de alta qualidade, que despertem desejo de consumir;
Tenha um processo de pagamento simplificado.

Permitir que o seu cliente tenha contato com o produto também é uma ótima estratégia. Nesse caso, o marketing de experiência pode ser útil para criar conexão com o seu público.

Além disso, garanta que o atendimento ao cliente seja rápido e eficiente, respondendo dúvidas e resolvendo problemas de forma proativa. Um bom atendimento não só fideliza, mas também gera recomendações espontâneas.

3 Crie promoções atraentes

Promoções e descontos não devem ser banalizados, mas também não podem ser ignorados! Faça tudo com estratégia:

  • Descontos de primeira compra são ótimos para atrair novos clientes;
  • Promoções de liberação de estoque ou datas importantes;
  • Programas de fidelidade são excelentes para incentivar compras repetidas;
  • Cupons para recuperação de carrinho ou para voltar a comprar.

Ofereça incentivos para clientes que compram regularmente ou para aqueles que recomendam sua loja a outras pessoas.

Quando bem aplicadas, ações de promoção não só aumentam as vendas, mas ajudam a criar uma base de clientes fiéis.

4 Aposte em marketing digital para impulsionar as vendas de suplementos

No digital, o marketing é a base para qualquer negócio fitness que deseja aumentar suas vendas. Como você alcança seu público de maneira mais efetiva e qualificada?

  • Marketing de conteúdo em redes sociais, blogs e newsletters;
  • Estratégias de SEO em conteúdos e dentro do seu e-commerce;
  • Envio de e-mail marketing, réguas de CRM e fidelização do cliente;
  • Anúncios pagos com segmentação de público para melhores resultados.

Explore as estratégias de marketing para educar e engajar seus clientes e construir a confiabilidade da sua marca.

5 Forme parcerias estratégicas

Parcerias com influenciadores e profissionais da área de saúde são uma excelente maneira de aumentar a visibilidade do seu negócio. Colaborar com pessoas que já possuem credibilidade pode ampliar significativamente seu alcance.

A Boico Talents, por exemplo, têm obtido sucesso ao firmar parcerias estratégicas com influenciadores fitness. Isso porque reforça a imagem das marcas para destacar a qualidade e a confiabilidade dos produtos.

Aqui, também considere parcerias dentro de lojas físicas, se você só realizar vendas de suplementos da sua marca própria.

Sua marca precisa ser forte no mercado de vendas de suplementos

Construir uma marca forte é fundamental para se destacar no mercado de suplementos. Sua marca deve refletir confiança, qualidade e conexão com o público.

Hoje, as maiores marcas estão apostando em construir sua reputação baseada na transparência e na qualidade de seus produtos.

Para ter um público fiel, é preciso ter claro o seu posicionamento e investir nele. Se você não sabe como sua marca se posiciona, não serão seus clientes que irão entender.

Por isso, dedique um tempo para definir sua missão, seu posicionamento e a forma como sua marca se expressa. Quando você sabe quem é como empresa, pode começar a se tornar relevante e, com isso, vender mais!

Faz sentido pra você?

Espero que, ao ler esse conteúdo, você tenha mais vontade de adotar essas estratégias. Então seu negócio estará bem posicionado para crescer e se destacar no grandioso mercado de suplementos.

Quer uma ajuda? Somos uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Redator Boico
Autor Mariana Taques - Head de Inbound Marketing