Esse pequeno nome chegou com tanta força nas empresas que logo ganhou uma equipe e uma área só sua. Mas você sabe o que é a cultura growth?

Ela surgiu como um farol orientador de negócios que buscam inovação e expansão constante. Sempre sustentada em quatro pilares importantes para o desenvolvimento de novas estratégias.

Afinal o que é a Cultura Growth e por que ela é tão importante para o sucesso da sua empresa? Entenda o conceito e como usar a seu favor.

O que é a cultura growth?

Apesar de possuir uma equipe própria em muitas das grandes empresas, Growth não é um setor do seu negócio. A cultura Growth é uma mentalidade que permeia toda a organização.

Growth em português significa “crescimento”. Está baseado na crença de que o crescimento não é linear, mas exige aprendizado contínuo. Se você é empreendedor ou empresário no Brasil, sabe que a experimentação e a adaptação são essenciais para se destacar em um cenário dinâmico.

Empresas que abraçam a cultura Growth, tem todos os funcionários, desde os líderes até os membros de equipe, comprometidos com a ideia de que é preciso pensar e repensar para manter o crescimento saudável.

Isso vai além do que “vestir a camisa”. É preciso mostrar na prática que o crescimento da empresa significa o crescimento de cada indivíduo.

Essa cultura não se trata apenas de crescimento em números, mas de evolução constante e proatividade frente às mudanças do mercado.

Growth hacking e growth marketing

Na prática, o que é uma equipe de growth? Nada mais é do que um time dedicado exclusivamente em pensar novas soluções, encontrar oportunidades e avaliar resultados, visando sempre o crescimento da empresa.

O Growth hacking, hackers de crescimento, é uma abordagem para o crescimento rápido de uma empresa. Utiliza, muitas vezes, estratégias não convencionais para atrair usuários, converter leads e expandir a base de clientes, concentrando-se em resultados mensuráveis e em encontrar soluções escaláveis para impulsionar o crescimento.

Já o Growth marketing é mais abrangente e engloba estratégias tradicionais de marketing e elementos de growth hacking. Enquanto o growth hacking muitas vezes se concentra em atingir metas de crescimento rápido, o growth marketing tem uma visão do ciclo de vida do cliente.

Indicadores de desempenho

O sucesso do negócio não depende exclusivamente de faturamento e quantidade vendida. Existem indicadores importantes para acompanhar o real crescimento de uma empresa.

✅CAC: custo de aquisição de clientes. Um dos indicadores mais acompanhados, mas que sozinho não é capaz de indicar um crescimento saudável.
✅LTV: lifetime value. É o valor que um cliente deixa na sua empresa durante todo o relacionamento de compra e recompra.
✅Churn rate: taxa que indica o número de clientes que deixaram de fazer negócios com a sua empresa.
✅Métricas de engajamento. Avaliam o branding da sua marca e como ela está crescendo no mercado.
✅NPS: net promoter score. A métrica que informa o percentual de satisfação que os clientes têm com a sua marca.

Growth para crescimento empresarial

4 Pilares da cultura growth

A cultura growth prevê um crescimento sustentável. Por isso, ela é muito mais uma jornada do que um destino.

Através de quatro pilares as empresas podem criar um ciclo virtuoso de crescimento: atração, conversão, retenção e recuperação de clientes.

Atração

A primeira base da cultura growth é a atração. É a presença intencional da empresa para atrair visitantes que se tornarão clientes com o tempo.

Para gerar os famosos leads, é possível apostar em estratégias de SEO, marketing de conteúdo, presença robusta nas redes sociais e iscas gratuitas.

Conversão

A conversão é o pilar que mais atrai as empresas. Isso porque é nele que o lead conquistado se torna de fato um cliente, gerando faturamento.

Com o emprego de funis de vendas eficientes, otimização da experiência do usuário e testes contínuos, é possível obter boas métricas de conversão. Nessa fase são usadas ofertas, promoções com tempo determinado e novas abordagens que fechem negócios.

Retenção

A retenção é o coração pulsante da cultura Growth. O custo de adquirir um novo cliente é muito maior do que manter o cliente fidelizado. Métricas como o LTV e o ARPU demonstram a importância de se manter o foco na retenção dos clientes.
Programas de fidelidade, atendimento individualizado, personalização de serviços, campanhas exclusivas e encantamento são alguns exemplos de estratégias cruciais nessa fase.

É importante lembrar que clientes satisfeitos se tornam promotores da marca e impulsionam os dois pilares anteriores sem nenhum custo adicional para a sua empresa.

Recuperação de clientes

Clientes que abandonaram o carrinho ou deixaram de comprar, não estão necessariamente perdidos. Apesar disso, a recuperação de clientes é um pilar muitas vezes subestimado.

Um CRM forte, e-mails persuasivos, reengajamento, ofertas personalizadas e um estudo dedicado a entender o porquê do abandono do cliente são fundamentais.

E aí, faz sentido para você?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender que, ao adotar o Growth, sua empresa navega em uma onda de crescimento contínuo. É preciso adaptar-se para prosperar em ambientes de constante evolução.

Conte conosco nessa jornada e venha fazer parte do maior ecossistema fitness do país!

Autor Daniel Boico - Founder BOICO e Head de Negócios