No mundo do empreendimento, a única constante é a mudança. Ainda sim, muitos donos de negócio ignoram o poder da sazonalidade! A flutuação nas tendências de consumo, seja por estações, feriados ou outros fatores, desafia empresas de todos os tamanhos a se adaptarem para sobreviver e prosperar.

Faça essa pergunta: a sua empresa usa essa mudança a seu favor ou sofre com ela? A resposta é a verdadeira diferença de um planejamento bem feito.

A sazonalidade de mercado não precisa ser uma armadilha, ela pode ser uma oportunidade para impulsionar o seu faturamento. Vamos explorar algumas estratégias para enfrentar esse momento com confiança e tirar o máximo proveito?

O que é sazonalidade?

Sazonalidade são padrões que apresentam certa regularidade ao longo do tempo, podendo ser diários, mensais ou anuais. Elas podem ser previsíveis, como as férias escolares, ou totalmente imprevisíveis, como uma guerra ou pandemia.

Não se trata apenas de estações ou luzes de natal. Datas comemorativas e até mesmo horários de pico podem interferir no seu faturamento. Restaurantes têm a tendência de lucrarem muito mais que uma empresa de congelados no dia das mães, por exemplo.

Ainda não ficou claro como a sazonalidade afeta os negócios? Pense que essa flutuação do comércio impacta diretamente no seu volume de vendas, demanda e até na necessidade de estoque e contratação de pessoal temporário.

Esse fator é uma realidade tanto para negócios físicos quanto para e-commerces.

O que causa a sazonalidade de mercado?

A verdade é que cada empresa encontrará períodos diferentes que a afetam individualmente. Dentro do mercado fitness, é possível notar, por volta dos meses de novembro e janeiro, um interesse maior pelo cuidado com a saúde e busca pela estética física.

Isso acontece devido à proximidade do verão, que traz uma exposição maior do corpo, e ao fim das festas de fim de ano, onde todos “chutaram o balde” na alimentação.

Entretanto, mesmo estando inseridos dentro do mesmo nicho fitness, uma empresa de suplementos não será impactada da mesma forma que uma academia ou box de crosstraining nesse período. Entende?

A sazonalidade pode ser regional, climática e até mesmo turística. Nesse momento, é essencial contar com a análise de dados para entender o comportamento de consumo ao longo do tempo e identificar padrões.

Confira alguns exemplos:

  • Estações do ano e as mudanças de temperatura que trazem; 
  • Férias escolares e altas temporadas;
  • Datas comerciais e feriados nacionais; 
  • Período do dia e do mês, como recebimento de salário e fim do horário comercial.

Então, pergunte-se: em quais meses minha empresa vendeu mais? Em quais as vendas foram baixas? Meus concorrentes estão sempre repetindo alguma ação? Quais adaptações eu poderia fazer para oferecer mais vantagens ao consumidor?
Frequência em academias variam muito com a sazonalidade

Como lidar com a sazonalidade e faturar mais

Para usar a sazonalidade a seu favor é preciso contar com um bom planejamento estratégico. Após identificar os períodos que afetam a sua empresa, você deve identificar quais os pontos fortes e os pontos fracos deles.

Assim, você será capaz de impulsionar os pontos fortes e compensar os momentos em que seu negócio sofreria maiores perdas, através de estratégias sólidas de marketing.

É essencial antecipar-se aos cenários mais diversos. Como fazer isso? Mantendo o monitoramento no mercado mundial, nacional e da sua cidade, além de acompanhar os relatórios de consumo dos seus clientes ao longo do tempo.

Um erro comum na gestão de negócios fitness como academias, por exemplo, é não usar a sazonalidade do verão para oferecer pacotes diferentes de matrícula. Se você sabe que recebe muitos visitantes no período das férias, que tal oferecer uma forma daquele aluno treinar com você pelo tempo que estiver na sua cidade?

Expanda sua cartela de produtos e serviços

Diversifique com produtos e serviços adaptados às necessidades da sazonalidade. Assim, você amplia suas possibilidades, absorvendo mais clientes e dando continuidade no seu faturamento para o ano.

Promova o consumo o ano todo

Alguns empreendedores escolhem garantir suas vendas totalmente na alta temporada e aceitar as perdas da baixa. É preciso entender a volatilidade, mas é possível manter o equilíbrio.

Crie estratégias específicas para estimular o consumo nos períodos de menor faturamento: que tal um aulão ao ar livre? Um desafio com um produto diferente? Ou talvez você queira guardar o lançamento do novo produto para este momento. Conte a sua história através de uma nova perspectiva!

Ofereça condições especiais

Não é sobre dar descontos em todos os produtos de forma impensada, mas tornar seu negócio atrativo aos olhos do cliente. Se esse não é o período em que ele normalmente te procuraria ou existem muitos concorrentes brigando pela atenção, por que ele iria notar o seu negócio?

Faça seu produto ou serviço tornar-se uma necessidade, com uma proposta que desperte a escassez no cliente.

Fidelize 

“Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”, Philip Kotler. Por isso, sempre tenha no seu planejamento ações voltadas para a fidelização dos clientes.

Seja por meio de programa de pontos, condições especiais ou conteúdos exclusivos, mantenha-se nutrindo um relacionamento e criando conexão com os consumidores que você já conseguiu atrair.

E aí, faz sentido para você?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor sobre a sazonalidade de mercado e como usá-la a seu favor. Aqui na Boico, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a traçar as melhores estratégias de marketing e relacionamento.

Conte conosco e venha fazer parte do maior ecossistema fitness do país!

Autor Daniel Boico