O futebol é paixão nacional, o Super Bowl se tornou um evento que fatura milhões e a Olimpíada é capaz de parar o país por dias. Mas como tudo isso se tornou realidade e qual a relação com o Marketing Esportivo?

O marketing esportivo surgiu com seus primeiros passos nos Estados Unidos, quando empresários entenderam que o esporte gerava oportunidade de negócios extremamente lucrativos.

Com o tempo, ele se tornou importante para a divulgação e incentivo ao esporte e também para fomentar negócios ligados a ele de alguma forma. Hoje, empresas de nichos variados apostam nessa estratégia para ganhar o carinho do seu público.

Quer entender como?

O que é Marketing Esportivo?

O Marketing Esportivo é a área do marketing que se baseia no esporte para promover negócios, eventos, marcas e produtos de forma estratégica. Inclusive para divulgar a prática do próprio esporte em si.

Esse universo envolve desde atletas e equipamentos até eventos, marcas e instituições.

Sua ideia central é usar da emoção que já envolve o esporte. Assim, fortalece o relacionamento da marca com o cliente e aumenta a receita da empresa.

As técnicas do marketing tradicional são usadas dentro do marketing esportivo para emocionar, engajar e cativar o público. Por isso, é importante encontrar o seu público-alvo, a persona, fazer pesquisa de mercado e estudar todos os conhecimentos básicos do marketing.

Como o Marketing Esportivo atua?

Esporte é algo que mexe com a emoção das pessoas. As dificuldades de manter a disciplina e a motivação nos treinos, ou a alegria e a tristeza que envolvem o futebol. Para entender isso, basta ver o Brasil durante a Copa do Mundo.

Sabemos, através do marketing de experiência, como as emoções são um fator determinante no relacionamento cliente-marca. Agora, una esses dois pontos e você terá a explicação de como o marketing esportivo funciona.

Qual a importância e seus benefícios?

Se bem executado, ele é capaz de gerar lucro, garantir entretenimento e fomentar emoções no público-alvo.

  • Aumenta a visibilidade e o reconhecimento da sua marca ao expô-la na camisa de um atleta ou patrocinar um evento, por exemplo;
  • Potencializa o engajamento, e consequentemente as vendas, do público;
  • Personaliza a sua comunicação para conversar com a emoção do público e criar um relacionamento real;
  • Um mesmo esporte atrai públicos variados, o que permite que as marcas atinjam diferentes segmentos de mercado;
  • Permite que as marcas se associem a valores como determinação, superação, trabalho em equipe e excelência, aumentando sua credibilidade perante os consumidores.

Empresas que apostam no Marketing Esportivo

Smart Fit

Um fato muito importante sobre o marketing esportivo é a forma como ele se conecta nos mais diferentes espaços.

Se você tem uma academia, por exemplo, com certeza gostaria de ampliar a sua cartela de clientes e, com isso, o seu faturamento. Já se perguntou se o seu público-alvo é somente aquele que gosta de musculação?

Quais outros esportes você poderia abordar?
Foi pensando nisso que a Smart Fit, rede de academias já consolidada no país, decidiu ser patrocinadora oficial da Maratona Internacional de São Paulo.

Estratégia de Marketing Esportivo da SmartFit

Com alongamentos antes da corrida, aula de dança após a linha de chegada e espaços interativos com brindes para o público, a empresa busca criar uma conexão emocional com um público que representa uma grande fatia do mercado: o de corrida de rua!

XP Investimentos

Mas o marketing esportivo não se limita a marcas desse nicho. Afinal, esse é um mercado que une consumo e paixão, não é mesmo?

A XP Investimentos se tornou, em 2024, a primeira marca financeira a patrocinar o NBA no Brasil. Ela apoiará a nova edição da NBA House, a Jr. NBA Clinics, e terá experiências especiais, além de promoções e descontos aos clientes em todo o país.

Você pode pensar que esse é um tiro no escuro, “o que investimentos têm a ver com basquete?”. Mas a verdade é que a XP apostou na possibilidade de um cross marketing com um dos maiores mercados do país.

Em 2023, a NBA HOUSE reuniu mais de 44 mil fãs em São Paulo. Mas se você acha que isso movimenta apenas o cenários de eventos e marketing de experiência, está enganado.

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor da NBA fora dos EUA e é justamente no mercado de varejo. Nosso país conta com as maiores lojas da América Latina com espaços interativos, quadra, vestiário e rooftop para oferecer a melhor experiência aos fãs e clientes.

Marketing esportivo da NBA

Em 2023, a NBA inaugurou o maior espaço de experiências no mundo, o NBA Park, em Gramado, Rio Grande do Sul. Por que você acha que essa estratégia ocorre aqui e não nos Estados Unidos?

Red Bull

A Red Bull, empresa de bebidas energéticas, fugiu do óbvio do mercado e investiu no marketing esportivo. Como resultado, ela se consolidou com uma empresa ligada a Esportes Radicais.
Marketing esportivo da Red Bull

Hoje, a Red Bull é uma das marcas mais reconhecidas no mundo do marketing esportivo e de estilo de vida. Entre suas estratégias, a mais marcante é o patrocínio e organização de eventos esportivos como o Red Bull Air Race e o Red Bull Rampage. Com isso, ela promove seu estilo de vida aventureiro e energético.

Agora parece óbvio, mas será que foi uma jogada óbvia na época em que decidiram investir?

Como aplicar o Marketing Esportivo na prática

Você já entendeu o que é o marketing esportivo, como ele atua e entendeu alguns exemplos atuais e de sucesso. Mas como você pode incluir o marketing esportivo na sua empresa?

Vamos lá!

  • Apoio a causas sociais;
  • Patrocínio de atletas e eventos;
  • Criação de produtos em colaboração com personalidades e atletas;
  • Elaboração de eventos e desafios próprios;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Programa de parceiros e sócios-torcedores;
  • Canais de YouTube e streaming.

O marketing esportivo pode ser usado de forma criativa e estratégica para fortalecer o posicionamento da sua marca, gerar engajamento com seus consumidores e aproveitar o poder emocional e inspirador do esporte.

E aí, fez sentido para você?

A BOICO® é uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Redator Boico
Autor Daniel Boico - Founder BOICO e Head de Negócios