Uma importante legislação de proteção de dados (LGPD) tem marcado presença em tudo que você acessa no digital. Apesar de parecer um tema complexo, ele é essencial para garantir a privacidade dos dados pessoais dos cidadãos brasileiros.
Para você entender melhor, ao acessar um site, você já percebeu que surge um pop-up que você pode ou não aceitar? Em muitos casos ele está conectado com a coleta dos seus dados.
Quando falamos de marketing, isso faz toda a diferença na estratégia que a marca irá utilizar para aprimorar sua máquina de vendas!
Ficou curioso? Continue lendo esse artigo que vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O impacto da proteção de dados no seu negócio
De um modo geral, os impactos da LGPD no seu negócio são muitos.
O primeiro deles, que falamos acima, é que, além de ser necessário o consentimento dos titulares dos dados pessoais, é necessário implementar medidas de segurança adequadas para a proteção de dados coletados.
Ou seja, ficar em conformidade com a LGPD pode exigir muitas mudanças na sua empresa! Por exemplo, a forma que você coleta, armazena e utiliza os dados pessoais dos clientes. Ou até que seja necessária a realização de investimentos em tecnologia para garantir um tratamento correto desses dados.
Quanto mais seguras as práticas de proteção dos dados, maior a redução de problemas relacionados à segurança cibernética, que podem causar muitos danos, que afetam até a reputação da empresa.
Temos que nos adequar a duas realidades: a segurança dos dados e como fazer isso sem prejudicar a performance. Isso porque num primeiro momento ela pode impactar muito negativamente a performance digital de um negócio.
A performance digital do seu negócio
De fato, com tantas mudanças é possível que a performance de um negócio caia durante esse processo.
Por exemplo, podemos perder o tracking do cliente, não conseguir adicionar um pop-up em site sem consentimento, ficamos limitados a alguns tipos de rastreamento com pixels, que ficam reduzidos. Até mesmo a eficácia da estratégia acaba caindo muito.
Existem casos até mesmo de uma perda na taxa de conversão. Isso porque a experiência do usuário fica prejudicada. Ele passa a ter que aceitar termos, informar os dados e por aí vai.
É um grande desafio equilibrar a LGPD e a performance digital. Aqui na Boico, temos atuado de forma estratégica para que nossos clientes não sintam os efeitos.
Adotamos na prática o que a lei pede e integramos o que a estratégia do marketing proporciona, fazendo otimizações, buscando novos caminhos para a jornada do cliente. Tudo isso com a realização de testes!
Já estamos vivendo essa nova realidade e precisamos nos adaptar e trabalhar para encontrar o equilíbrio adequado à lei e à performance no mundo digital.
Medidas para adotar a proteção de dados no seu negócio
Nosso time de performance preparou uma pequena lista com algumas medidas que podem ser adotadas para adequar o seu negócio na lei e manter uma boa performance.
- Implemente políticas de privacidade claras e acessíveis, que expliquem de forma transparente como a empresa coleta, armazena e processa os dados dos usuários.
- Utilize ferramentas de monitoramento para avaliar a eficácia das medidas adotadas e identificar possíveis falhas.
- Adote medidas de segurança adequadas para proteger os dados dos usuários, como criptografia de dados e autenticação de dois fatores.
- >Utilize tecnologias de marketing que sejam compatíveis com a LGPD como consentimento explícito e rastreamento personalizado.
Pode parecer muito mais desafiador do que é, mas com as estratégias certas, podemos tornar esse caminho mais simples e preparado para elevar seu posicionamento no mercado.
Afinal, uma empresa que se compromete com a proteção de dados tem uma vantagem competitiva no mercado e demonstra respeito com o cliente.
Quer saber como a Boico pode te ajudar? Clique aqui e fale com o nosso time!
Vitor Casarini Ito – OAB/SP – 410.066 – Data Protection Officer (DPO)