Todos estão nas redes sociais, o tempo todo. Então, para uma empresa fitness crescer, atrair novos clientes e se manter relevante, é preciso se manter presente.
Já sabemos que hoje não basta oferecer um bom serviço ou produto, é preciso estar onde seu público está. As redes sociais permitem criar conexões reais, mostrar a essência da marca e engajar a comunidade.
Mas não basta abrir conta em todas as redes sociais que você conhece, nem mesmo ter um bom perfil no Instagram. Quer entender quais redes sociais são indispensáveis e quais plataformas priorizar?
Vamos juntos!
O que chamamos de “redes sociais”?
As redes sociais são plataformas digitais onde pessoas e uma empresa fitness podem interagir entre si. Essas interações podem ser através de compartilhamento de fotos, vídeos e textos e têm a função de criar conexões.
Você pode pensar que é um espaço apenas para entretenimento, piadas e amigos. Porém, elas são ferramentas poderosas para negócios. Afinal, você não gostaria que o seu cliente visse a sua marca como um amigo próximo ou como alguém que admira?
Hoje, existem inúmeras redes sociais e as plataformas costumam ir e vir, de acordo com a tecnologia. Mas algumas delas você têm se mantido fortes e você deve conhecer:
- WhatsApp;
- Instagram;
- Facebook;
- YouTube;
- Tik Tok;
- LinkedIn;
- X (antigo Twitter);
- Pinterest.
Dentre tantas opções, como escolher as redes sociais certas? É preciso estar em todas?
Tudo depende do seu público, produto ou serviço e tipo de conteúdo que sua empresa fitness deseja promover.
A importância do relacionamento para uma empresa fitness
No mercado fitness e esportivo, o relacionamento com a comunidade é crucial. O esporte e a qualidade de vida são aspectos ligados naturalmente com o emocional das pessoas.
Por isso, redes sociais podem ser a ponte que conecta academias, estúdios, treinadores e marcas com seus clientes. Quando bem utilizadas, elas promovem engajamento, criam uma comunidade leal e aumentam a confiança na marca.
Para criar transparência e confiança, troque conteúdos de valor com sua audiência. Treinos gratuitos, dicas de saúde, histórias de clientes reais e resultados de atletas, por exemplo, atraem mais seguidores e transformam clientes em promotores da marca.
Além disso, lembre-se que redes sociais são para socializar. Por isso, responder comentários e mensagens fortalece a proximidade com o público, mostrando que sua empresa fitness está atenta às necessidades deles.
3 redes sociais que uma empresa fitness precisa ter
Saiba que uma única rede social não pode ser o seu único canal de comunicação com o cliente.
Se o Instagram acabar hoje, você tem contato com o seu cliente, ou tudo estará perdido? Essa é uma pergunta que você precisa se fazer.
Site, newsletter, blog, CRM… as possibilidades são diversas para você escolher. Por isso, não conte com somente um canal de comunicação, ok?
Mas você também não precisa estar em todas as redes sociais – e nem deve! Quais plataformas escolher vai depender de quem é o seu público, qual a forma de busca as pessoas costumam usar para comprar e qual o seu produto e serviço.
Entretanto, separamos 3 das redes sociais mais importantes para empresas fitness no geral.
Por que estar no Instagram? Porque o fitness é visual, e o Instagram é perfeito para isso. Hoje, muitas pessoas usam a plataforma como recurso de busca e validação da credibilidade de uma marca.
Com recursos como Stories, Reels e as publicações no Feed, sua empresa pode compartilhar detalhes ao mesmo tempo que interage.
Treinos e demonstrações de exercícios;
Combinações de looks, receitas e aplicação prática;
Antes e depois de alunos e clientes (com permissão);
Bastidores da empresa e histórias de transformação;
O Instagram também permite interagir diretamente com seu público por meio de enquetes, caixas de perguntas e lives, fortalecendo o vínculo e aumentando o alcance da marca.
Apesar de alguns acharem que o Facebook perdeu relevância, ele ainda é uma ferramenta poderosa. Primeiro, pela faixa etária dos usuários da plataforma. Segundo, pela possibilidade dela criar comunidades ativas em grupos. Por exemplo:
- Grupos exclusivos para alunos ou clientes;
- Grupos exclusivos de eventos e desafios;
- Comunidades esportivas;
- Além de anúncios segmentados, direcionados ao público da sua empresa.
Além disso, o Facebook funciona como uma extensão do Instagram e do site da sua empresa, fornecendo informações rápidas, como endereço, horário de funcionamento e serviços oferecidos. Sendo mais um canal de rankeamento para pesquisas no Google.
YouTube
O YouTube é a plataforma-mãe de conteúdos explicativos e educativos. Quem nunca viu um vídeo no YouTube para aprender algo de forma rápida?
Ela se tornou uma plataforma de educação, consulta de reviews e comunicação longa muito eficiente. Por isso, ali você pode ensinar o seu público, oferecer prova social, comparativos, conteúdos mais densos como organização de eventos e bastidores.
- Vídeos de treino completo;
- Review de peças e produtos;
- Aulas online;
- Provas e competições;
- Dicas de alimentação e estilo de vida saudável.
Além disso, o YouTube é excelente para aumentar a autoridade da sua empresa no mercado fitness. Vídeos no YouTube são frequentemente rankeados no Google como resposta a uma pesquisa.
Por isso, ter um canal bem gerenciado, pode atrair leads mais qualificados e fidelizar os seguidores com conteúdo valioso e consistente.
Faz sentido para você?
Estar nas redes sociais certas pode ser a diferente entre se destacar ou não no mercado. Ao criar um relacionamento genuíno com a comunidade, fornecer conteúdo de qualidade e aproveitar as plataformas, sua empresa estará pronta!
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