A captação de patrocinadores para eventos esportivos é uma das tarefas mais desafiadoras para organizadores e empreendedores no setor. Afinal, ou você encontra patrocinadores, ou precisará desembolsar um bom investimento.

No entanto, quando bem-sucedida, ela garante o financiamento necessário para o evento, gera visibilidade e parcerias estratégicas. Esses são benefícios que perduram além da data do evento.

Mas, como fazer para atrair patrocinadores para o seu evento esportivo?

Vamos responder essa pergunta!

Como encontrar patrocinadores de eventos esportivos?

Conseguir patrocinadores nada mais é que procurar empresas e empresários para pedir apoio. Mas não basta pensar somente no financeiro!

É preciso que o patrocinador esteja alinhado com o seu evento para que essa parceria faça sentido.

Para que ele tenha interesse em contribuir financeiramente, será preciso planejar:

  • Defina o perfil do seu público-alvo;
  • Pesquise patrocinadores compatíveis com o público;
  • Aborde os patrocinadores certos;
  • Inicie uma conversa.

Antes de procurar patrocinadores, você deve entender quem são os participantes do seu evento. Isso porque esse é o primeiro passo para identificar quais marcas estão mais propensas a investir no seu evento.

Então, faça uma lista de marcas que já estão no mercado fitness e esportivo e que atuam com um público compatível ao seu. Depois, selecione quem dessa lista teria poder aquisitivo para investir no evento – não basta ter o mesmo público e não ter caixa.

Quer uma dica extra? Ofereça diferentes níveis de patrocínios para que empresas de diferentes portes possam fazer parte.

Busque responder às perguntas:

  • Qual é o perfil do meu público?
  • Quais são suas faixas etárias, preferências, hábitos de compra e localização geográfica?
  • Sabe quais marcas já estão no mercado fitness e esportivo?
  • Quais delas também vendem para o público do meu evento?
  • Dentre essas, quais possuem capital suficiente?

Depois, o próximo passo é iniciar uma conversa. Muitas vezes uma mensagem, um e-mail ou ligação pode ser o bastante para começar.

O que apresentar aos possíveis patrocinadores?

Quando você conseguiu iniciar uma conversa, é hora de preparar sua proposta em um mídia kit ou apresentação comercial. Ela deve ser clara, objetiva e mostrar os benefícios que a marca terá ao se associar ao evento esportivo.

Proposta clara e de valor

Em vez de apenas pedir dinheiro, mostre ao patrocinador o que ele vai ganhar com o investimento. Explique o impacto do seu evento e como o patrocinador pode ser parte de algo maior.

Isso pode incluir exposição em mídias sociais, publicidade no evento e acesso direto ao seu público.

Destaque os benefícios

Cada patrocinador quer ter certeza de que terá um retorno sobre o investimento. Mostre números como a quantidade estimada de participantes, visualizações nas redes sociais, número de impressões e outros dados que ajudem a evidenciar o alcance.

Inclua resultados de eventos esportivos anteriores

Se você já organizou eventos antes, inclua métricas de sucesso, como a quantidade de cobertura de mídia, o aumento no engajamento nas redes sociais ou o feedback positivo dos participantes.

Se o seu evento for novo, tenha em mente que você pode oferecer estimativas baseadas em eventos similares para atrair confiança do patrocinador.

4 dicas para criar um Mídia Kit eficaz

O mídia kit é uma ferramenta essencial para captar patrocinadores. Ele é a primeira impressão que você causará nas marcas e deve ser bem elaborado.

1 Design profissional e visualmente atraente para eventos esportivos

O mídia kit precisa ser visualmente atraente e profissional. Não basta ter informações boas; elas precisam ser apresentadas de maneira clara e com design impactante.

Use cores e fontes que representem bem seu evento e sua marca. Tudo precisa estar alinhado ao seu público!
Mídia kit para eventos esportivos

2 Destaque informações importantes

Sabe todas as perguntas que respondeu até aqui? Elas precisam estar no seu mídia kit.

A apresentação deve ter informações como: público-alvo, dados demográficos, número de participantes, taxas de engajamento nas redes sociais, big numbers de eventos anteriores e outras.

Esses dados ajudam a construir confiança e a demonstrar que o evento tem um impacto real no público.

3 Tenha pacotes de patrocínio claros

Divida os pacotes de patrocínio em diferentes níveis. Por exemplo:

  • Ouro;
  • Prata;
  • Bronze.

Assim, os patrocinadores podem escolher o que se encaixa melhor no orçamento deles. Em cada nível, descreva os benefícios de forma clara: visibilidade no evento, presença nas redes sociais, stands, banners e outros.

4 Testemunhos ou dados para credibilidade

Se possível, inclua testemunhos de patrocinadores de eventos passados ou dados dos resultados. As palavras de uma marca ou empresa que já participou de um evento ajudam a transmitir a credibilidade e o impacto do seu evento.

Números reais aumentam a confiança e a probabilidade de um patrocinador potencial se interessar.

Construa relações duradouras com os patrocinadores dos eventos esportivos

Quando conseguir seus patrocinadores, o trabalho não estará terminado. Manter um bom relacionamento é essencial para garantir que a parceria seja contínua.

Por isso, mantenha os patrocinadores atualizados sobre o progresso do evento. Envie relatórios com resultados e métricas de impacto.

Ter um bom relacionamento, faz com que seu evento seja visto como um canal contínuo de divulgação para o patrocinador. Assim, ele se interessará por um apoio a longo prazo.

Faz sentido para você?

Lembre-se de que a chave para atrair patrocinadores está na transparência, no profissionalismo e em demonstrar como a parceria será vantajosa para todas as partes envolvidas.

Se você quer garantir que está no caminho certo, ter um mídia kit eficiente e criar um evento que traga retorno, conte com a BOICO® para tornar a sua jornada mais fácil e eficaz!

Redator Boico
Autor Daniel Boico - Founder e Head de Novos Negócios