Quantas empresas globalizadas, com presença sólida de marca em vários países você conhece? Já imaginou como elas alcançaram esse estágio de internacionalização? 

Expandir uma empresa para mercados internacionais não é apenas uma oportunidade de crescimento, mas também uma estratégia de sobrevivência e prosperidade dos negócios. 

Entrar com sucesso no mercado exterior requer estratégia, pesquisa e adaptação. Ao longo dos anos, a Boico® atuou tanto na inserção de marcas internacionais no mercado nacional, como o inverso. Quer saber o que é, quais as vantagens e como as empresas começaram a internacionalização? Este artigo é para você!

O que é a internacionalização de empresas?

Internacionalização nada mais é do que a expansão da atuação de uma empresa para um mercado fora do seu país de origem. Ela tem a missão de abrir a operação de uma marca para o mercado internacional. Isso pode ser feito através de investimentos de menor ou maior risco.

Existem alguns tipos de internacionalização que podem ser avaliados pelo empreendedor, dentre eles:

  • Importação;
  • Exportação;
  • Franquia/Franchising

Por que internacionalizar sua empresa?

A internacionalização pode ser uma porta aberta para novas oportunidades. Desde tecnologias ao aumento de vendas. Confira quatro motivos para internacionalizar: 

  • Expansão do mercado e aumento de vendas;
  • Redução de riscos com diversificação de mercado;
  • Novas tecnologias e recursos;
  • Oportunidades de negócios.

Dentre as vantagens, a que mais chama  atenção é o crescimento do faturamento, e não é à toa. Muitas vezes, dentro do seu país de origem, existem limitações de mercado e público que reduzem seu potencial de crescimento.

Por isso, a internacionalização é tão atrativa: um mercado muito mais amplo, públicos com maior aceitação para o seu produto e novas possibilidades de faturamento. Adicionalmente, empresas que constroem uma marca global encontram maior reconhecimento e autoridade, o que agrega ao seu valor de mercado.

Expandir sua operação para outros países também traz uma maior estabilidade e proteção para o seu negócio enfrentar crises e problemas na economia interna, uma vez que você não possui todo o faturamento centralizado naquele mercado.

Além de aumentar sua cartela de clientes, proteger sua marca e melhorar seu faturamento, tornar sua empresa internacional traz novas oportunidades de acesso a melhorias, inovações, tecnologias e parcerias com outras empresas.

No entanto, é preciso planejar! Para que essa entrada internacional seja lucrativa, é essencial traçar estratégias para realizar esse processo com consistência, além de muitas pesquisas e análises de fatores comportamentais, políticos, econômicos e culturais.

Case Boico de internacionalização: Assault Fitness

Empresas internacionais no cenário nacional

Se você frequenta academias ou pratica cross training e funcional, provavelmente já ouviu falar da Assault Fitness, líder mundial na venda de equipamentos ergômetros. 

De olho no mercado brasileiro – uma vez que o Brasil é o segundo país do mundo a possuir o maior número de academias, atrás apenas dos Estados Unidos – a Assault Fitness procurou a Boico em um dos períodos mais desafiadores da história: a pandemia do Coronavírus.

A Boico foi responsável pela implementação e estratégias durante o lançamento da operação da marca no Brasil. Neste momento, foi preciso adequação de linguagem, estudo de público, consistência e inovação para consolidar a presença da marca no país e afirmar suas vendas. 

Com conexões importantes e estratégias assertivas, a empresa alcançou, já no terceiro mês, recorde absoluto de vendas. Essa é a diferença de contar com um time que possui visão ampla e velocidade na adaptação.

Outra marca que também apostou na internacionalização, expandindo-se para o mercado brasileiro foi a AirWaav, empresa americana de tecnologia esportiva. A companhia enxergou a oportunidade na união do público engajado nos esportes e preocupado com a saúde bucal.

Em janeiro de 2023, a Boico assumiu a operação em todo o território nacional e aceitou o desafio de apresentar aos consumidores brasileiros a tecnologia e os benefícios de um acessório totalmente inovador. Com uma visão 360° do negócio, a empresa já encontrou avanços significativos no faturamento. 

Produtos nacionais ganhando o mundo com a internacionalização

O caminho inverso também é possível! Cada vez mais empresas estão apostando na expansão de suas vendas para além do mercado brasileiro. Um bom exemplo disto é a empresa brasileira de suplementação Clean Label: Xtratus.

Com um produto 100% natural e de qualidade, a Xtratus conquistou destaque entre os atletas brasileiros e, em sete meses de operação estratégica com a Boico, alcançou um crescimento de 567% no faturamento. Esse crescimento impulsionou sua internacionalização.

Atualmente a Boico é responsável pelas estratégias de comunicação e implementação das operações da marca no mercado europeu. 

Expandindo sua empresa para o mercado internacional

Neste momento, você pode pensar que essa ação é uma realidade apenas para grandes marcas e que a internacionalização de pequenas e médias empresas é impossível, mas não é! 

  • Analise os riscos econômicos, sociais e políticos do local que deseja migrar;
  • Verifique todas as questões técnicas e regulatórias do seu nicho;
  • Defina sua logística e distribuição;
  • Estude os comportamentos e cultura do país;
  • Estabeleça diretrizes globais para guiar a sua consistência durante a adaptação.

A internet é um campo fértil para iniciar a sua abertura. Aproveite o sucesso global de plataformas de pesquisa e relacionamento para entender tendências, conectar novos clientes e expandir o seu alcance. 

Nessa jornada, é crucial contar com um planejamento sólido que inclua marketing de conteúdo e mecanismos de busca, além de uma equipe que possua uma visão 360°, capaz de gerar velocidade no seu processo de adaptação de linguagem e posicionamento.

Faz sentido para você?

Espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o que procura. Aqui na Boico, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a traçar as melhores estratégias de marketing e relacionamento. 

Conte conosco e venha fazer parte do maior ecossistema fitness do país!

Autor Daniel Boico