Quantas empresas globalizadas, com presença sólida de marca em vários países você conhece? Já imaginou como elas alcançaram esse estágio de internacionalização?
Expandir uma empresa para mercados internacionais não é apenas uma oportunidade de crescimento, mas também uma estratégia de sobrevivência e prosperidade dos negócios.
Entrar com sucesso no mercado exterior requer estratégia, pesquisa e adaptação. Ao longo dos anos, a Boico® atuou tanto na inserção de marcas internacionais no mercado nacional, como o inverso. Quer saber o que é, quais as vantagens e como as empresas começaram a internacionalização? Este artigo é para você!
O que é a internacionalização de empresas?
Internacionalização nada mais é do que a expansão da atuação de uma empresa para um mercado fora do seu país de origem. Ela tem a missão de abrir a operação de uma marca para o mercado internacional. Isso pode ser feito através de investimentos de menor ou maior risco.
Existem alguns tipos de internacionalização que podem ser avaliados pelo empreendedor, dentre eles:
- Importação;
- Exportação;
- Franquia/Franchising
Por que internacionalizar sua empresa?
A internacionalização pode ser uma porta aberta para novas oportunidades. Desde tecnologias ao aumento de vendas. Confira quatro motivos para internacionalizar:
- Expansão do mercado e aumento de vendas;
- Redução de riscos com diversificação de mercado;
- Novas tecnologias e recursos;
- Oportunidades de negócios.
Dentre as vantagens, a que mais chama atenção é o crescimento do faturamento, e não é à toa. Muitas vezes, dentro do seu país de origem, existem limitações de mercado e público que reduzem seu potencial de crescimento.
Por isso, a internacionalização é tão atrativa: um mercado muito mais amplo, públicos com maior aceitação para o seu produto e novas possibilidades de faturamento. Adicionalmente, empresas que constroem uma marca global encontram maior reconhecimento e autoridade, o que agrega ao seu valor de mercado.
Expandir sua operação para outros países também traz uma maior estabilidade e proteção para o seu negócio enfrentar crises e problemas na economia interna, uma vez que você não possui todo o faturamento centralizado naquele mercado.
Além de aumentar sua cartela de clientes, proteger sua marca e melhorar seu faturamento, tornar sua empresa internacional traz novas oportunidades de acesso a melhorias, inovações, tecnologias e parcerias com outras empresas.
No entanto, é preciso planejar! Para que essa entrada internacional seja lucrativa, é essencial traçar estratégias para realizar esse processo com consistência, além de muitas pesquisas e análises de fatores comportamentais, políticos, econômicos e culturais.
Empresas internacionais no cenário nacional
Se você frequenta academias ou pratica cross training e funcional, provavelmente já ouviu falar da Assault Fitness, líder mundial na venda de equipamentos ergômetros.
De olho no mercado brasileiro – uma vez que o Brasil é o segundo país do mundo a possuir o maior número de academias, atrás apenas dos Estados Unidos – a Assault Fitness procurou a Boico em um dos períodos mais desafiadores da história: a pandemia do Coronavírus.
A Boico foi responsável pela implementação e estratégias durante o lançamento da operação da marca no Brasil. Neste momento, foi preciso adequação de linguagem, estudo de público, consistência e inovação para consolidar a presença da marca no país e afirmar suas vendas.
Com conexões importantes e estratégias assertivas, a empresa alcançou, já no terceiro mês, recorde absoluto de vendas. Essa é a diferença de contar com um time que possui visão ampla e velocidade na adaptação.
Outra marca que também apostou na internacionalização, expandindo-se para o mercado brasileiro foi a AirWaav, empresa americana de tecnologia esportiva. A companhia enxergou a oportunidade na união do público engajado nos esportes e preocupado com a saúde bucal.
Em janeiro de 2023, a Boico assumiu a operação em todo o território nacional e aceitou o desafio de apresentar aos consumidores brasileiros a tecnologia e os benefícios de um acessório totalmente inovador. Com uma visão 360° do negócio, a empresa já encontrou avanços significativos no faturamento.
Produtos nacionais ganhando o mundo com a internacionalização
O caminho inverso também é possível! Cada vez mais empresas estão apostando na expansão de suas vendas para além do mercado brasileiro. Um bom exemplo disto é a empresa brasileira de suplementação Clean Label: Xtratus.
Com um produto 100% natural e de qualidade, a Xtratus conquistou destaque entre os atletas brasileiros e, em sete meses de operação estratégica com a Boico, alcançou um crescimento de 567% no faturamento. Esse crescimento impulsionou sua internacionalização.
Atualmente a Boico é responsável pelas estratégias de comunicação e implementação das operações da marca no mercado europeu.
Expandindo sua empresa para o mercado internacional
Neste momento, você pode pensar que essa ação é uma realidade apenas para grandes marcas e que a internacionalização de pequenas e médias empresas é impossível, mas não é!
- Analise os riscos econômicos, sociais e políticos do local que deseja migrar;
- Verifique todas as questões técnicas e regulatórias do seu nicho;
- Defina sua logística e distribuição;
- Estude os comportamentos e cultura do país;
- Estabeleça diretrizes globais para guiar a sua consistência durante a adaptação.
A internet é um campo fértil para iniciar a sua abertura. Aproveite o sucesso global de plataformas de pesquisa e relacionamento para entender tendências, conectar novos clientes e expandir o seu alcance.
Nessa jornada, é crucial contar com um planejamento sólido que inclua marketing de conteúdo e mecanismos de busca, além de uma equipe que possua uma visão 360°, capaz de gerar velocidade no seu processo de adaptação de linguagem e posicionamento.
Faz sentido para você?
Espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o que procura. Aqui na Boico, temos um time de especialistas pronto para ajudar você a traçar as melhores estratégias de marketing e relacionamento.
Conte conosco e venha fazer parte do maior ecossistema fitness do país!