ChatGPT, mensagens automáticas de WhatsApp, realidade virtual, comerciais com voz e imagem de personalidades falecidas. A revolução tecnológica apresentou crescimento e você pode estar se perguntando onde fica o seu empreendimento com a inteligência artificial.

A verdade é que o futuro já começou! Se você quer entender melhor sobre o uso da inteligência artificial no marketing digital e o futuro que seu negócio pode esperar, esse artigo é para você.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial por si só, não é uma novidade. Essa área da ciência busca desenvolver sistemas capazes de executar tarefas complexas de uma forma autônoma e eficiente.  

Sabe o reconhecimento facial do seu celular, os veículos autônomos, os relatórios de performance que você emite na plataforma da empresa? Todos esses são exemplos da atuação da IA (inteligência artificial).

Ela está presente na análise de dados, no mercado de finanças e na área de medicina, por exemplo. Segundo estudo realizado pelo IDC, divulgado pelo SAS, o Brasil é líder no uso de inteligência artificial na América Latina.  Ele representa sozinho 63% das empresas que usam aplicações com IA na região.

Em 2023, o ChatGPT, criação da empresa OpenAI, esquentou a dinâmica do marketing digital e da produção de conteúdo, usando a IA como uma espécie de assistente virtual.

O crescimento da inteligência artificial no ChatGPT

Assim que chegou no mercado brasileiro, a tecnologia encontrou destaque por sua versatilidade e facilidade de manuseio. Ela era capaz de aprimorar sistemas de mensagens automáticas e produzir textos com uma linguagem mais complexa.

Quem não se surpreendeu com a capacidade de compreensão do sistema e perguntou o que seria do futuro da comunicação?

A verdade é que, se você já se aventurou com essa inteligência artificial, sabe que o ChatGPT é operacional. Apesar da capacidade de compreender contextos complexos e gerar textos em segundos, é necessária uma análise humana direcionando a máquina.

O ChatoGPT substituirá o trabalho humano?

As atualizações tecnológicas são capazes de competir com a função operacional humana muitas vezes. De outra forma, ainda teríamos montadoras de carros preenchidas de funcionários, não é mesmo?

Então será que a IA substituirá o trabalho humano? A resposta é sim e não. Parece complexo, mas não é!

Os avanços tecnológicos trazem novas oportunidades, afinal, você está lendo este artigo hoje enquanto navega na internet e pesquisa sobre marketing digital. Há 20 anos atrás, quem poderia prever tantas profissões relacionadas a ele?

Especialização e atualização são as chaves para acompanhar o movimento. O Chat GPT, por exemplo, possui limitações estratégicas e de compreensão, por isso é fundamental que um profissional especializado esteja por trás manuseando o direcionamento para que a IA seja capaz de entregar o que foi pedido.

Pessoas ainda preferem se comunicar com pessoas. Essa personalização da comunicação e sentimento de comunidade conecta seus clientes ao seu negócio, o que significa que suas estratégias de marketing de conteúdo precisam estar alinhadas com a sua marca e sua comunicação deve se destacar.

A inteligência artificial é um agente importante para a sua empresa, mas não entende figuras de linguagem, ironias e sentimentos capazes de tornar seus conteúdos verdadeiramente atrativos.

Esteja em constante atualização

Por que você inseriu a sua marca no meio digital? Você pode pensar que “é onde o público está”, ou “é a forma mais barata de alcançar o maior número de pessoas” e até mesmo que “esse é o novo jeito de fazer negócios” e todos esses pensamentos estão certos.

É preciso levar a sua marca para o futuro e estar inserido nos novos universos de comunicação.

Imagem produzida por inteligência artificial

Novas redes sociais e novas formas de se comunicar surgem o tempo todo e você deve usá-las a seu favor. O marketing de conteúdo não sofre perdas com a inclusão da IA, pelo contrário!

Agora você tem em mãos mais uma ferramenta para apoiar o seu desenvolvimento e trazer resultados ainda melhores, se usada de maneira estratégica e operada por profissionais especializados, capazes de entender as métricas e nuances do seu processo!

Se quiser saber como traçar a melhor estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio, não hesite em chamar o time da Boico.

Autor Daniel Boico