Se você já possui ou sonha começar no empreendedorismo fitness, sabe que esse é um dos segmentos que mais crescem no mundo! A busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida está constantemente sendo impulsionada.
Por isso, esse mercado é uma excelente oportunidade. Empreendedores que desejam investir em um setor dinâmico e em constante evolução já começaram.
Mas o que exatamente é o empreendedorismo fitness?
Como empreender nessa área que combina paixão pelo esporte com um senso apurado de negócios?
E, acima de tudo, o que está em alta nesse mercado?
Separamos os passos mais importantes para começar, os desafios e o que você precisa ficar de olho.
O que é empreendedorismo fitness?
Podemos chamar de empreendedorismo fitness a prática de iniciar e gerir negócios no mercado fitness. Ou seja, que giram em torno de atividades físicas, bem-estar, esportes, saúde e qualidade de vida.
Isso pode incluir exemplos clássicos como a abertura de academias e centros de treinamento, o profissional de personal training e eventos esportivos, por exemplo.
Mas também engloba inúmeros produtos e serviços mais amplos. Por exemplo, roupas esportivas, suplementos, aplicativos de treino, plataformas online de coaching, entre outros.
Como empreender na área fitness e esportiva?
No coração do empreendedorismo fitness está a paixão por um estilo de vida saudável. Assim como o marketing esportivo se baseia nas emoções geradas pelo esporte, negócios fitness têm uma grande abertura à conexão com os clientes.
Empreendedores fitness são aqueles que transformam essa paixão em negócios rentáveis. A chave é criar soluções que atendem às necessidades e desejos dos consumidores que buscam melhorar sua saúde e performance física.
Mas não pense que você precisa reinventar a roda! Muitas vezes, é possível encontrar soluções para uma dor do mercado simplesmente ouvindo. Outras tantas vezes, você não precisará desenvolver um produto, mas simplesmente melhorar um atendimento para sanar essa dor.
A sua oportunidade de mercado está aí fora à sua espera. Então pense: você está prestando atenção?
Empreender na área fitness exige mais do que entusiasmo pelo mundo dos esportes e exercícios. É preciso combinar com uma visão estratégica para identificar e explorar oportunidades de mercado.
Isso não significa que você precisa saber tudo sobre um assunto, você pode contar com quem sabe. Mas para empreender, é preciso ter noção de determinadas áreas para saber o que é importante e qual caminho adotar.
Mas se aprofundar demais e esquecer de olhar para o todo pode ser arriscado para o seu negócio.
O que é preciso para ter o seu próprio empreendimento fitness?
Para abrir seu negócio, é necessário um bom planejamento, conhecimento do mercado e, principalmente, uma proposta de valor que se destaque da concorrência. Aqui estão alguns passos para guiar você:
Defina seu nicho dentro do mercado fitness e esportivo
O mercado fitness e esportivo é gigante! Apenas de práticas esportivas, temos musculação, corrida, natação, CrossFit, HYROX, ciclismo, lutas e tantas outras possibilidades.
Você também pode pensar em atividades físicas mais ligadas ao bem-estar e fortalecimento como yoga, pilates e funcional, por exemplo.
- Alimentação saudável;
- Prática esportiva;
- Suplementação;
- Vestimentas e acessórios;
- Equipamentos;
- Eventos.
Mesmo dentro de uma dessas categorias você ainda pode se especializar. Como é o caso da BRAVE Fitness, por exemplo, empresa de equipamentos fitness que fornece equipamentos para as maiores competições de CrossFit do país.
Escolha um nicho que você conheça bem e no qual possa oferecer um diferencial competitivo.
Estude o mercado do empreendedorismo fitness
Antes de abrir seu negócio, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado. Assim, você será capaz de entender a demanda, identificar os principais concorrentes e descobrir quais são as necessidades e desejos do seu público.
Lembra que você não precisa reinventar a roda? Basta estudar e ouvir atentamente os pedidos que os clientes apresentam.
Elabore um plano de negócios
Conforme os seus objetivos, o plano de negócios pode ser mais simples ou robusto. É um planejamento que guiará todas as suas ações, incluindo a abertura e o crescimento.
Seu plano de negócios deve deixar claro quais são os objetivos do seu empreendimento fitness, possuir uma análise do mercado, quais serão as estratégias de marketing, seu plano operacional e as projeções financeiras.
Formalize seu empreendedorismo fitness
Seu negócio só estará seguro quando estiver registrado. Cumpra todas as obrigações legais como empresa e marca para não correr o risco de multas e penalizações graves.
Mesmo para sua marca, ainda não sendo uma empresa, existe a possibilidade de proteger o seu direito através do Registro de Marca. Essa é uma etapa burocrática, mas crucial.
Desenvolva a marca do seu empreendedorismo fitness
A sua marca será o primeiro contato do seu negócio com o seu cliente. Se ela não estiver bem definida, como espera que eles entendam e se conectem?
Invista na criação de uma identidade de marca forte e coerente com seus valores e objetivos. Ela deve transmitir confiança e se conectar emocionalmente com seu público.
Invista em marketing e divulgação
Investir em boas estratégias de marketing e divulgação é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento no mercado fitness. Apesar de promissor, este é um setor altamente competitivo, com tendências e players surgindo constantemente. Então, como se destacar?
O marketing eficaz permite que você construa e mantenha uma presença de marca forte, alcance novos públicos com precisão e crie conexões emocionais duradouras com seus clientes.
No caso de um empreendedorismo fitness, o marketing esportivo é essencial. Por isso, na hora de encontrar parceiros para te ajudar nesse processo, busque uma agência especializada em marketing fitness. Isso trará velocidade e diferencial competitivo para o seu negócio.
Dentro do marketing digital, aproveite tudo que há à disposição. Redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing, por exemplo, são excelentes opções para atrair e reter clientes.
O que está em alta no mercado de empreendedorismo fitness?
O mercado fitness está em constante transformação, impulsionado por novas tecnologias, mudanças nos comportamentos dos consumidores e inovações no setor. Então, como é preciso estar de olho no que está em alta!
Formatos de treinos online e híbridos
A pandemia acelerou a adoção de treinos online, mas essa tendência veio para ficar. Muitas pessoas montaram seu próprio home box, têm uma rotina exigente ou até nômade. Por isso, as plataformas de treino online e aplicativos de fitness estão em alta, por oferecerem flexibilidade e conveniência para os usuários.
Se você é coach e personal, por exemplo, considere oferecer planilhas de treino e acompanhamento virtual.
Wellness e saúde mental
Outro fator que a pandemia trouxe para ficar foi o foco na saúde mental. O universo do wellness e do autocuidado está crescendo. A própria antiga Gympass percebeu isso e hoje se chama Wellhub.
Combinar exercícios físicos com práticas de mindfulness e meditação estão em alta demanda.
Sustentabilidade e eco-friendly
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas. Empreendimentos fitness que adotam práticas sustentáveis, como a Inovary Pisos que trouxe tecnologia para transformar pneus reutilizáveis em piso emborrachado de qualidade, têm ganhado destaque.
Personalização e tecnologia
Essa é outra característica do mercado competitivo: seus clientes não querem se sentir “mais um”. Assim, a personalização de serviços, treinos e mensagens é um diferencial competitivo.
Neste quesito, o uso de tecnologia pode auxiliar e muito sua missão. Por exemplo, as wearables e a inteligência artificial estão moldando o futuro. Soluções personalizadas que utilizam essas tecnologias para melhorar a performance e os resultados dos usuários estão em alta.
Nutrição funcional e suplementos Clean Label
A busca por uma alimentação saudável e o consumo de suplementos com ingredientes naturais e sem aditivos químicos também estão em alta.
Por isso, a procura por produtos Clean Label aumentou no mercado e se mostra uma tendência crescente.
Os 5 principais desafios do empreendedorismo fitness
Apesar das inúmeras oportunidades, empreender no mercado fitness também apresenta desafios que precisam ser enfrentados para garantir o sucesso do negócio:
1 . Concorrência agressiva
O mercado fitness pode ser altamente competitivo, com muitas empresas oferecendo serviços e produtos similares. Por isso, destacar-se nesse cenário exige planejamento, dedicação constante e um forte posicionamento de marca.
2 . Fidelização de clientes
Manter os clientes engajados e fidelizados pode ser um desafio, especialmente em um mercado onde as opções são muitas e variadas. Por isso, preocupe-se em oferecer um atendimento de qualidade e em criar uma comunidade em torno da sua marca.
3 . Adaptação às mudanças de mercado
O mercado fitness e esportivo é dinâmico e está sempre em mudança. Dessa forma, os empreendedores desse setor precisam estar atentos às novas tendências e dispostos a adaptar suas estratégias para se manterem relevantes.
4 . Investimento em infraestrutura e tecnologia
Esse é um desafio comum a muitos nichos. Para vencer um mercado competitivo é necessário investir em infraestrutura e tecnologia, seja no seu produto ou nas ferramentas que irão te auxiliar.
Por isso, o plano de negócio com um planejamento financeiro cuidadoso é tão importante.
5 . Formação e capacitação de equipes
Ter uma equipe qualificada e capacitada é fundamental para o sucesso do seu negócio. Se você contar com parceiros especializados para traçar suas estratégias e desenvolver sua comunicação, já começa na frente.
Entretanto, é preciso que esse alinhamento seja verdade para todo o time. Como o time comercial e o administrativo, por exemplo.
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Marcos Cipriani
Co-fundador XTRATUS e CEO da XTRATUS Espanha
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