Os campeonatos de CrossFit são eventos cheios de energia, competição e paixão. Afinal, essa é uma comunidade fortemente unida e engajada. Por isso, esses eventos são terreno fértil para marcas se conectarem com o público fitness de forma criativa e envolvente.
As ativações de marca em eventos como esses são uma estratégia muito atrelada ao marketing de experiência. Elas têm um impacto significativo tanto na experiência dos atletas quanto na visibilidade das empresas.
Vamos entender porquê?
O que são ativações de marca?
Também chamadas de marketing sensorial, são ativações são uma abordagem estratégica para criar conexões emocionais entre marcas e consumidores. O objetivo é ir além da simples relação de compra e venda, oferecendo experiências marcantes e impactantes para o público.
Essa estratégia é guiada pela pergunta central: como ficar marcado na memória do cliente?
Assim, visa envolver o consumidor emocionalmente, deixando uma impressão positiva e duradoura que fortaleça a relação com a marca.
No universo dos campeonatos de CrossFit, essas ações precisam ser planejadas para ressoar com os valores e o estilo de vida dos atletas, que prezam por performance, relacionamento e inovação.
Por que investir em ativações de marca nos campeonatos de CrossFit?
Um bom produto não é mais o suficiente para fidelizar clientes.
Para marcas que desejam atrair atletas e entusiastas, participar de campeonatos oferece a oportunidade de criar experiências memoráveis, reforçando a identidade da marca.
Além disso, é possível conectar diretamente com o público-alvo de maneira emocional. A demonstração de produtos e serviços também pode ser uma quebra de objeção importante.
- Fidelizar os clientes;
- Diferenciar-se e ganhar visibilidade no mercado;
- Aumentar o envolvimento e engajamento.
- Melhorar o nível de satisfação e reputação;
- Reduzir o custo de aquisição de clientes;
- Venda e receita;
- Aproximar o relacionamento com o público.
Tipos de ativações e seus objetivos
Para escolher quais ativações usar em campeonatos de CrossFit, você pode escolher sua experiência.
- Sensorial
- Emocional
- Cognitiva
- Comportamental
- De identificação
Você pode deixar que experimentem o seu produto, ou que sintam o cheiro. Assim como também pode criar uma ação para tirar o cliente da inércia. Essas são, inclusive, opções comumente usadas em campeonatos.
As ativações que mais engajam atletas em campeonatos de CrossFit
Experiência sensorial com produtos e suplementos
Atletas de CrossFit adoram testar produtos antes de investir. Por isso, as marcas de suplementos podem oferecer degustações de pré-treinos, whey protein, BCAAs e pós-treinos diretamente no evento, criando uma relação imediata com o público.
Da mesma forma, marcas de equipamentos ou acessórios fitness podem disponibilizar estações de teste para que os participantes experimentem itens como grips, joelheiras ou calçados funcionais.
💡Dica: um estande bem decorado, com branding visível, pode se tornar um ponto de parada obrigatório para os atletas.
Mini desafios e competições paralelas
Atletas de CrossFit são naturalmente competitivos, então por que não aproveitar isso?
Ativações como desafios de remo, corda, bike ergométrica ou levantamento de peso podem ser instaladas no local. Além de atrair participantes, esses desafios criam um espetáculo para o público presente, aumentando a visibilidade da marca organizadora.
Essa é uma ativação conhecida para a empresa de equipamentos fitness BRAVE. A marca promove desafios cronometrados e premia com brindes personalizados.
Área de recuperação personalizada
Os atletas valorizam a recuperação tanto quanto o treinamento. Criar uma área de recuperação com o branding da marca é uma estratégia eficaz para oferecer valor e se destacar. Esse espaço pode incluir:
- Massagens com pistolas de percussão.
- Produtos de recuperação muscular, como cremes ou sprays.
- Almofadas, esteiras e outros itens que promovam conforto pós-prova.
Além de relaxar, os atletas atendidos pela Olimpo, por exemplo, associam a marca a cuidados e performance, criando uma conexão positiva.
[H3]Backdrops para fotos
Todo atleta quer registrar a experiência de estar em um campeonato, e um backdrop bem projetado, com logotipos e frases motivacionais, é a solução perfeita.
Incentivar os atletas a tirar fotos e marcar a marca no Instagram aumenta o engajamento nas redes sociais e expande o alcance da ação.
Sorteios e brindes exclusivos
Nada engaja mais do que a promessa de ganhar algo. Distribuir cupons para sorteios, oferecer brindes como camisetas, garrafas ou suplementos é uma forma de atrair e fidelizar atletas e público.
A condição para participar pode incluir o preenchimento de um cadastro (gerando leads para a marca) ou interações no estande, aumentando o tráfego local.
Como medir o sucesso das ativações em campeonatos de CrossFit?
As ativações só fazem sentido se tiverem impacto real e resultados mensuráveis. Mas para mensurar os resultados, você precisa definir suas métricas de sucesso primeiro.
Algumas formas de medir o sucesso podem incluir:
- Número de participantes nas atividades e ações propostas.
- Engajamento nas redes sociais por meio de hashtags, marcações e menções.
- Leads captados em sorteios e cadastros.
- Feedback direto dos atletas sobre os produtos e serviços oferecidos.
Se você está organizando um campeonato de CrossFit, não pode deixar de contar com parceiros para os estandes e ativações.
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