Já participou ou conhece quem participou de um campeonato de CrossFit? Os eventos de cross training se tornaram febre no mundo fitness e esportivo por atrair autoridade, atletas, investimento e reconhecimento.

Pode parecer “grana fácil”, mas será que você tem tudo o que precisa?

Este guia foi elaborado para ajudar você a navegar por cada etapa do processo de organização de um campeonato de CrossFit. Confira algumas dicas práticas e orientações essenciais!

Por que um campeonato de CrossFit?

O CrossFit é uma modalidade de treinamento de alta intensidade que ganhou o mundo. Isso porque ele combina exercícios funcionais, levantamento de peso, ginástica e cardio.

Com sua popularidade crescente, cresceu também o número de campeonatos de CrossFit. Os eventos se tornaram destaque na comunidade fitness, atraindo atletas e espectadores de lugares até mesmo distantes.

No Brasil, é comum vermos competições que contam com atletas de toda a América do Sul. Inclusive, é aqui que acontece o evento classificatório para as vagas da América do Sul no maior evento de CrossFit do mundo: o CrossFit Games.

Os motivos para criar o seu próprio campeonato variam de acordo com os seus objetivos e com o tamanho do evento. Entretanto, alguns benefícios se destacam:

  • Fortalecimento da comunidade, aumentando sua capacidade de público;
  • Atração de novos membros para o seu box;
  • Visibilidade na comunidade e estratégia de marketing para atrair parceiros e patrocinadores;
  • Networking com atletas, treinadores, patrocinadores e espectadores;
  • Gerar uma fonte adicional de receita;
  • Fortalecimento da sua marca.

Ficou interessado? Então confira um passo a passo completo para garantir o sucesso do evento e a satisfação dos participantes!

1. Defina o seu objetivo com o campeonato de CrossFit

Antes de tudo, é preciso definir o objetivo do seu campeonato de CrossFit.

Será um evento local para promover a comunidade do seu box ou academia? Ou você pretende atrair competidores regionais ou nacionais?

É o objetivo do evento que orientará todas as decisões subsequentes, desde o planejamento financeiro à seleção de provas.

Também é importante considerar o seu público-alvo. O evento será uma competição amigável para iniciantes ou focará em atletas de elite? Isso ajudará a determinar o nível de dificuldade dos exercícios e o formato das provas.

2. Escolha um nome: atenção à marca “CrossFit”

Se você está organizando um campeonato de CrossFit, é crucial entender as implicações legais e comerciais do uso do nome “CrossFit”. Você sabia?

Isso porque a marca CrossFit é registrada e seu uso é restrito a eventos ou boxes filiados à CrossFit Inc. Portanto, se o seu box não é afiliado, você não poderá usar!

Ao procurar por eventos, você notará que existe uma boa quantidade de “eventos fitness” ou “campeonatos de condicionamento”. Agora entendeu o motivo?

É importante escolher um nome para o campeonato que não use a palavra. Pense em alternativas como “Campeonato de Fitness Funcional” ou “Desafio de alta performance”. Assim, você evita problemas legais e demonstra profissionalismo e respeito pela propriedade intelectual de outras empresas.

3. Faça o planejamento financeiro e defina o orçamento

O sucesso de qualquer evento depende de um planejamento financeiro sólido. Caso contrário, você perceberá ao fim que investiu muito mais do que teve de retorno.

Por isso, elabore um orçamento detalhado que cubra todas as despesas previstas. Veja exemplos do que precisa ter em mente:

  • Aluguel do local;
  • Contratação de árbitros e staff;
  • Compra ou aluguel de equipamentos;
  • Premiações;
  • Marketing e divulgação;
  • Possíveis emergências.

Dentro do planejamento, você também pode considerar as fontes de receita. Inscrições, patrocínios e venda de produtos durante o evento, além de venda de alimentos e bebidas, por exemplo.

4. Escolha do local do campeonato de CrossFit
campeonato de CrossFit Shark Challenge

A escolha do local é uma das decisões mais críticas ao organizar um campeonato de CrossFit. Ele deve ser adequado para as provas planejadas, com espaço suficiente para os equipamentos, áreas de aquecimento, e espectadores.

É crucial também verificar a acessibilidade do local. Ou seja, rota de chegada e saída, estacionamento, banheiros, áreas para alimentação, adaptação ao público PCD.

Não se esqueça de garantir que o local tenha todos os requisitos de segurança necessários, como saídas de emergência, extintores de incêndio e primeiros socorros.

5. Defina provas e categorias de um campeonato de CrossFit

Esta talvez seja a etapa que você encontrará maior facilidade. Afinal, se você é um coach ou conta com um time de preparadores físicos, é justamente por aqui que começam a imaginar o evento!

Qual série irá compor o wod?
Quais os critérios de No Rep?
Quais serão as categorias?

A variedade e a qualidade das provas são elementos chave para atrair competidores e garantir que todos tenham uma experiência desafiadora e recompensadora.

Quando pensar nas provas, elas devem ser diversificadas, cobrindo diferentes aspectos como levantamento de peso, cardio, ginástica e habilidades técnicas. Além disso, é importante criar categorias de competição para diferentes níveis de habilidade.

Você pode pensar em divisões simples como Scaled, RX, ou adicionar Age Group e Adaptativo, por exemplo. Categorias por idade e gênero são consideradas principalmente para garantir inclusão e competitividade justa.

6. Lembre-se de recrutar staff e voluntários

Um campeonato de CrossFit bem-sucedido requer uma equipe dedicada. Negligenciar essa etapa é jogar fora todo o seu planejamento.

Isso porque serão os membros da sua equipe que farão todo o planejamento se tornar real – ou não.

Seu evento precisa contar com árbitros experientes, capazes de solucionar diferentes situações que possam acontecer. Dessa forma você ajuda a mitigar as reclamações dos atletas.

Quem preciso ter na minha equipe?

  • Árbitros;
  • Fotógrafos e filmmakers;
  • Voluntários para ajudar na logística;
  • Equipe médica para emergência;
  • Narradores e animadores;
  • Pessoal para cuidar da administração e da comunicação geral do evento;
  • Staff para manter a limpeza e organização durante o campeonato.

atleta em campeonato de CrossFit no remo ergômetro Brave Fitness

Mas atenção: não basta convidá-los e esquecer! Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam bem informados sobre suas responsabilidades e que haja uma comunicação clara antes e durante o evento.

Deixe claro seu objetivo, o posicionamento esperado deles diante das diversas situações e realize um briefing com todos os envolvidos antes do campeonato.

7. Organize as inscrições e como será a comunicação com os participantes do campeonato de CrossFit

O melhor processo de inscrição é aquele que é simples e acessível!

Mesmo se o seu evento for local, é interessante utilizar plataformas online para gerenciar as inscrições e os pagamentos de forma eficiente. Isso porque assim você aumenta o seu raio de atuação e não perde as inscrições de atletas que desistiriam se tivessem que ir pessoalmente.

Um ponto de atenção é coletar informações importantes dos participantes. Como assim? Perguntas como qual o nível de experiência, condições de saúde, termos de responsabilidade, por exemplo.

Finalizada a inscrição, é preciso começar um relacionamento saudável com aquele atleta. Por isso, defina qual será o meio de comunicação oficial para garantir que todos estejam bem informados sobre o cronograma, as regras, e as expectativas do campeonato.

Você pode usar e-mails e grupos de mensagens como o WhatsApp, por exemplo.

8. Marketing e divulgação do campeonato de CrossFit

Para atrair competidores e espectadores, muitas das vezes, não basta o “boca a boca”. Se essa é sua única forma de começar, comece! Entretanto, você verá uma resposta muito maior quando puder investir em uma estratégia de marketing eficaz.

Todos os canais de contato com o seu público estão à sua disposição. Utilize redes sociais, e-mails, parcerias com influenciadores do mundo fitness, anúncios pagos para promover o evento, landing pages próprias do evento e outros.

  • Crie um plano de divulgação que cubra todas as etapas do campeonato, desde o anúncio inicial até o dia do evento.
  • No dia, faça com que as pessoas que estão lá queiram divulgar e as que não estão, desejem estar na próxima edição.
  • Lembre-se de planejar o seu pós-evento: como irá melhorar seus resultados?
  • Compartilhe conteúdos de valor, como treinos sugeridos, dicas de preparação e depoimentos de atletas.

9. Planeje o grande dia

O dia do evento é o ponto culminante de todo o seu trabalho. Certifique-se de que todos os aspectos logísticos estejam bem coordenados. Isso inclui a montagem do local, o posicionamento dos equipamentos, a sinalização das áreas, e a gestão das entradas, por exemplo.

Também é importante ter um cronograma detalhado para garantir que todas as provas sejam realizadas no tempo previsto e que não haja atrasos significativos.

Por isso, mantenha uma linha de comunicação clara com sua equipe, lembrando do briefing, para resolver qualquer problema que possa surgir rapidamente.

Erros sempre irão acontecer, é inevitável. Entretanto, você precisa ter uma comunicação transparente e uma boa velocidade de resposta às falhas.

10. Premiações

As premiações são um grande incentivo para os competidores. Por isso, além de troféus e medalhas, considere oferecer prêmios em dinheiro, produtos de parceiros ou serviços relacionados ao mercado fitness e esportivo.

Essa é uma boa hora para pensar em possíveis parceiros na sua cidade ou estado!

Uma dica extra é que reconhecer o esforço e a dedicação dos atletas, mesmo daqueles que não ficaram no pódio. Assim, você pode fortalecer o senso de comunidade e tornar o campeonato mais memorável.

11. E depois do campeonato de CrossFit?

Você precisa manter sua comunicação com os atletas! Pense em conteúdos apropriados para recuperação, motivacionais e traga os resultados do evento, parabenizando por sua entrega e dedicação, por exemplo.

É dentro dessa comunicação que você pode coletar os feedbacks dos participantes, da equipe e dos espectadores. Assim, você pode identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado em futuras edições.

Não evite essa avaliação por medo do resultado, sua evolução será com o aprendizado.

Por último compartilhe fotos e vídeos do evento nas redes sociais e convide para que os atletas façam o mesmo. Assim você mantém o engajamento da comunidade e começa a construir uma base sólida para os próximos campeonatos de CrossFit.

Um campeonato que deu certo!

TCB: o maior campeonato de CrossFit do país
Você conhece o maior campeonato de cross training do país? O TCB desenvolveu um modelo que conta com 3 etapas e roda todo o país: 4ALL, Super Seletivas e a Final.

  • TCB 4ALL é a primeira etapa e acontece on-line, aumentando o engajamento da comunidade já que todos podem tentar a sua chance.
  • TCB Super Seletivas é a segunda etapa e traz dois dias de eventos presenciais em diversas cidades do Brasil. Nela, estão os atletas que passaram na etapa on-line para uma nova peneira.
  • Já na Final TCB, terceira e última etapa, são 4 dias de eventos onde estão reunidos os melhores atletas, contando com brasileiros e estrangeiros, para descobrir o homem e a mulher mais bem condicionados do país.

Com a BOICO® desce 2018, o campeonato alcançou um crescimento de mais de 128%, batendo recordes de mais de 4.500 inscritos na etapa 4ALL de 2024!

A edição 2023 contou com uma nova identidade visual, mais de 2600 atletas e reuniu um público de mais de 7 mil pessoas para a grande final.

Organizar um campeonato de CrossFit é uma tarefa desafiadora, mas extremamente recompensadora. Lembre-se de seguir as orientações e dicas para garantir que o seu campeonato de CrossFit seja um sucesso tanto para os competidores quanto para você!

Faz sentido pra você?

A BOICO® é uma agência especializada em marketing fitness e esportivo, com 14 anos de experiência de mercado para gerar resultados reais. Conte conosco nessa jornada!

Redator Boico
Autor Daniel Boico - Founder BOICO e Head de Negócios