Você quer começar um negócio ou crescer ainda mais o seu empreendimento, certamente já esbarrou em termos como marketing de conteúdo, marketing digital, Instagram e até inteligência artificial.

Esses conceitos podem não ser fáceis de entender, mas são muito importantes para desenvolver a sua empresa de forma eficaz. O marketing digital se tornou indispensável para conseguir visibilidade online.

Então, afinal, o que é o marketing de conteúdo e como essa estratégia pode ajudar no faturamento do seu negócio?

O que significa marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing digital que consiste em atrair os clientes até a sua marca.

No online, não existe espaço para as propagandas agressivas e diretas que eram comuns de encontrar nos comerciais de televisão. Seu cliente pode escolher o que quer ver e quando quer ver. Então como convencê-lo a escolher você?

No método de inbound marketing, a estratégia tem o objetivo de atrair o público, solucionar dores, trazer informações e educar. A ideia é que seu cliente não apenas respeite sua marca, como a tenha como referência.

Quais os benefícios?

O cenário atual é: o público pode escolher qual conteúdo quer consumir. O marketing de conteúdo ajuda a captar as pessoas certas para a sua marca, guiando-as pela jornada de compra, gerando leads e promotores.

  • Tráfego para o seu site. Com o marketing de conteúdo você é capaz de atrair mais pessoas para sua página de vendas, aumentando as chances de conversão.
  • Mais engajamento com a marca. Ao oferecer conteúdos ricos e de valor, seu público verá os benefícios de te acompanhar com frequência e se relacionar com a marca.
  • Educa o mercado. Benefício essencial para marcas do nicho fitness que frequentemente precisam lidar com a desinformação sobre seus produtos e serviços.
  • Geração de leads. É possível captar o contato de novos possíveis clientes ao oferecer informações, conteúdos ricos e confiança.<
  • Melhora das vendas. A consequência direta de você criar vínculo com seu público e atrair cada vez mais pessoas até a sua marca é o aumento da conversão desses clientes qualificados.

  • Maior lifetime-value. O marketing de conteúdo não se trata apenas de início de jornada, mas também do pós-venda. Acompanhar todo o processo do cliente e aumentar sua retenção vai melhorar o tempo de relacionamento que um cliente tem com a sua empresa.
  • Redução do custo de aquisição. Se você sabe quem são os seus clientes, quais conteúdos mais o atraem e onde eles estão, qualquer campanha que fizer será melhor direcionada e terá um custo de aquisição muito menor.

Como aumentar as vendas com marketing de conteúdo

“Então para fazer marketing de conteúdo eu só preciso postar mais no Instagram?” Não, é preciso ter estratégia!

É comum encontrar empreendedores apaixonados por sua marca com dificuldade de parar de falar de seus produtos e focar nas dores e desejos do cliente. O conteúdo precisa ser útil para o seu público.

Nem toda comunicação deve ser focada em vendas e conversão. É preciso respeitar a jornada e as estratégias de inbound marketing para encontrar resultados.

  • Atraia seu público com conteúdo relevante que fale sobre a dor dele.
  • Converta esse visitante em lead, oferecendo algo em troca do seu contato para o aproximar da marca.
  • Seu lead ficou interessado? Essa é a hora de mostrar que o seu produto é a solução que ele procura e completar a venda.
  • Encante do começo ao fim. Não deixe seu foco somente para a venda, esquecendo de cuidar do relacionamento. Caso contrário, o cliente que depositou a confiança no seu produto não retornará e nem indicará sua empresa.

Também é importante saber que o seu cliente passa por fases até chegar ao momento da compra, por isso você precisa ter uma estratégia de marketing de conteúdo completa para conversar com ele em todas as etapas.

marketing de conteúdo e o funil de vendas

O marketing de conteúdo deve estar presente em todas as ações de marketing da sua empresa, digital ou não. É muito importante que a sua comunicação seja sempre pensada de forma a manter a personalidade da sua marca e o tom de voz com o seu público.

Ele está presente nos e-mails que você recebe, no vídeo que você assiste, na influenciadora que você segue no instagram e até nesse artigo que você está lendo agora!

Quer saber alguns dos canais mais comuns?

  • Blog
  • Redes Sociais
  • E-mail
  • Vídeos
  • Podcast

Marketing de conteúdo e o Chat GPT

Então com a chegada da inteligência artificial capaz de produzir textos e legendas em segundos, posso relaxar? Nem pensar!

A tecnologia do Chat GPT chegou para ser mais uma ferramenta a ser utilizada a seu favor, trazendo inspiração, velocidade e automação. Mas, como toda ferramenta, é preciso um profissional capacitado para manuseá-la.

Você pode e deve se atualizar frequentemente e usar de todas as ferramentas disponíveis para alavancar o seu negócio, mas lembre-se que pessoas ainda querem se relacionar com pessoas.

Tenha em mente a sua estratégia e defina os parâmetros de comunicação que tornam a sua marca única, só assim seu conteúdo poderá criar laços efetivos com o seu público.

Se quiser saber como traçar a melhor estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio, não hesite em chamar o time da Boico.

Daniel Boico
Autor Lorrayne Santos - Head de Redação e Copywriting